Uma cerimônia realizada na terça-feira (12/11), no Teatro Riachuelo, na cidade do Rio, uniu literatura e diversas manifestações artísticas, com jovens autores de todo o Estado, participando da entrega do Prêmio Rio de Letras, realizado pela Firjan/SESI, com curadoria da Academia Brasileira de Letras (ABL) e parceria da Secretaria Estadual de Educação.
Os trabalhos apresentados foram elaborados sob o tema “histórias de diversidade”. No total, 58 produções foram feitas, nas categorias Crônicas, Contos e Poesias, de alunos do Ensino Médio das escolas Firjan SESI, escolas estaduais e trabalhadores da indústria. Os poemas foram selecionadas pelos próprios acadêmicos, e reunidas num livro publicado pela Firjan SESI, sob a chancela da ABL.
Isabelly Gomes Naegele Montechiare
E neste grande evento brilhou a aluna do Colégio Estadual Johenir Henriques Viégas, do Distrito de Laranjais, Município de Itaocara, Isabelly Gomes Naegele Montechiare. Ela ficou em primeiro lugar na categoria Poesia com o poema “Vidas entrelaçadas”.
-Isabelly orgulha a todo itaocarense. Sinaliza que a tradição de grandes nomes da cultura que o município possui, continua. Ela está a altura dos maiores poetas da história de Itaocara. O Poder Público Municipal está à disposição para apoiar talentos iguais aos de Isabelly. Parabéns para toda família, pela educação excelente que transmitiram a esse jovem valor.
Só para os leitores terem uma ideia da importância, do tamanho desse prêmio, ele tem a chancela da Academia Brasileira de Letras, fundada pelo Escritor Machado de Assis.
O diretor de Educação e Cultura da Firjan SESI, Vinicius Cardoso, falou da satisfação de ter conseguido realizar o desafio de unir instituições de grande envergadura, Firjan/SESI, ABL e Secretaria de Estado de Educação, para operacionalizar um concurso literário com uma missão tão nobre.
- Quando as pessoas leem, estão mais expostas a diferentes culturas, ideias, debates, experiências, que podem levar a uma compreensão ampliada do mundo ao seu redor. A leitura e as habilidades reflexivas e de escrita desenvolvidas a partir dela constituem uma base importante na formação do cidadão, que compreende e interage com a multiplicidade e diversidade que caracterizam a sociedade democrática, destacou.
A itaocarense Isabelly, muito emocionada, disse num vídeo que está no Instagram:
- Eu sempre gostei de estudar. Sempre me dediquei aos estudos. A poesia foi a porta para me desenvolver e participar do projeto Rio de Letras. Uma professora do Colégio Johenir Henriques Viégas me estimulou. Como sempre gostei de fazer coisas novas, topei o desafio e então enviei a poesia. Tive a ótima surpresa de conquistar o primeiro lugar. Estou muito feliz. O estudo é a chave para o futuro.
0 comentários:
Postar um comentário