O V Festival Gastronômico de
Itaocara, realizado pelo GIGA, Grupo Itaocarenses de Gastronomia, tendo como
parceira principal a Prefeitura de Itaocara, através da Secretaria de Turismo e
Cultura, ficará na memória daqueles que prestigiaram o evento.
 |
Aplausos para o GIGA pelo V Festival Gastronômico |
O espaço ficou lotado todos os dias pelo público, que foi em busca de boa música, sabores gastronômicos diferenciados, bebida gelada e confeitaria de alta gastronomia. É unanime que todos se encantaram com o oferecido pelo empreendedores de bares, restaurantes, confeitaria e etc.
Os pratos salgados variaram da comida Italiana, com o Arroz a Piemontese do Bico Fino; a Comida Árabe da Majorey Salgados; a Comida Japonesa do Maki Sushi; os Hambúrguer do Tomahawk; a queridinha pizza da Legatto; a comida Baiana (no Bobó de Camarão), apresentado pela Toca do Camarão; a Galinha Caipira com Macarrão, trazida pelo restaurante Comida no Ponto, entre outras delicias.
Os brinquedos da Tia Rose, como é de praxe, fizeram a alegria das crianças e pré-adolescentes que se divertiram a valer. No total foram 20 empresas participantes.
O MAD FIRE bateu recorde de venda de Chopp, Chopp Pilsen e Ipa, ficando nítido que não pode faltar essa bebida nos eventos itaocarenses. Outra novidade foi o lançamento no Festival da Costelinha ao molho BBQ de goiabada. O público pediu que seja incluído como parte do cardápio tradicional.
Já na parte de sobremesas, o paladar poderia ser “adoçado” com verdadeiras obras de artes das confeiteiras de Itaocara. Quem foi aos stands das Tortas da Erilza, da Rosangela Gourmet (com as pipocas e crepes), da Doce Família, da Degust, da Candy Pop (com seus pirulitos artesanais), proporcionou ao paladar uma verdadeira festa de sabores.
- Para nós, essa foi uma grande oportunidade de mostrar nosso trabalho em um ambiente misto, onde tivemos a gastronomia lado a lado com os expositores da Calçada do Artesão, que funciona na segunda sexta-feira de cada mês (ao lado da academia ao ar livre na Beira Rio). Participar deste grande evento fez toda a diferença, afirmou Dilma, expositora dos produtos DMC Resinas e Aromas.
 |
As peças da artesã Helen Nara encantaram o público |
A Vice-Presidente do Grupo GIGA, Márcia Rosalino, afirmou que a inclusão do artesanato foi um ponto importante do Festival Gastronômico:
- Essa união dos seguimentos é muito importante para o desenvolvimento da cidade em sua totalidade. O Festival foi realizado por todos e para todos. Não posso deixar de agradecer ao pessoal do barracão da Secretaria Municipal de Obras, da Prefeitura de Itaocara, que foi incansável no atendimento. O resultado é que foi possível trabalhar com total eficiência e atender a todos que foram ao Festival.
A Presidente do GIGA, Jallinne Berriel, ressaltou que o sucesso dos festivais idealizados pelo GIGA é fruto da união dos empresários que contribuem com a mensalidade, idealizam o cardápio e participam das reuniões:
- Sou muito grata por poder participar de um grupo de pessoas cujo objetivo é desenvolver o seus negócios e, ao mesmo tempo, gerar progresso para Itaocara. Os elogios que recebemos agora são o resultado.
Em relação à participação do BICO FINO, sua empresa, Jallinne disse:
- Como empreendedora, estou muito feliz pelo sucesso que o Bico Fino. Nosso Arroz a Piemonteses e o Filé Mignon com fritas novamente foi um baita sucesso. Nós já estamos com novos eventos em mente. Breve vamos realizar.
 |
O Secretário Maguinho, Valkiria (ao centro) e Waltinho, durante o Festival. O titular da Pasta da Cultura e Turismo faz um trabalho excepcional em Itaocara |
Falando em nome do Governo Municipal, o Secretário de Cultura e Turismo, Magno Couto comentou:
- Desde que assumi a Secretaria, esse é nosso segundo Festival Gastronômico. Ano passado tivemos também o Caminhos do Açúcar, outro grande sucesso. Nós, do Governo Municipal, estamos muito felizes por trabalhar lado a lado com a sociedade civil organizada, promovendo uma atividade que trouxe até Itaocara pessoas de toda região, durante três dias.
Maguinho acrescentou:
- A melhor atividade para gerar renda é a cultura/turismo. O que os empreendedores venderam nos últimos dias, faz circular o dinheiro, gerando, inclusive, empregos temporários.
Antes de concluir, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo ressaltou o papel da banda Marcial do Colégio Estadual Johenir Henrique Viégas, dos Alunos da Escola de Artes Patápio Silva, do Balé Access e da apresentações de várias bandas e grupos musicais.
- O Governo trabalho como um todo. Secretária de Obras foi fundamental para que o Festival tenha sido um sucesso, a Secretaria de Guarda, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação, o Gabinete do Prefeito, todos, juntos, podemos celebrar a realização de mais um acontecimento bem sucedido em Itaocara - concluiu Magno Patrício.