-->

terça-feira, 26 de junho de 2018

Afonso Ferreira: Qualidade de Vida

 Estamos sempre querendo melhorar algo em nosso corpo, não é verdade? Alguns desejam eliminar alguns quilinhos, outros desejam perder algumas gordurinhas indesejadas que se acumulam, tem aqueles que desejam ganhar massa muscular e,também temos os que buscam apenas ter uma alimentação saudável.
Mas porque as pessoas tem tanta dificuldade em seguir uma dieta?
Creio que, talvez, a resposta possa estar nessa pergunta. A maioria das pessoas, quando buscam a ajuda de um nutricionista, estão “desesperadas” e ansiosas por uma mudança em seu corpo. E, naquele momento, elas decidiram que querem mudar e desejam que isso ocorra da forma mais rápida possível. É aí, meus queridos leitores, que mora o problema e surgem perguntas como: “Quanto tempo levarei para emagrecer?”, “Quantos quilos conseguirei perder no primeiro mês?”, “A fulana perdeu 5 kg em 1 mês, será que também perco?”, “Engordei muito no final do ano, preciso perder 10 kg até o carnaval”. Meu Deus!!! E agora? CALMA! Vamos parar e pensar: têm aquelas pessoas que se condicionam muito bem a uma “dieta”, pois tem um menor grau de ansiedade e, por conta disso, conseguem seguir 100% do plano alimentar proposto. Executam aquilo com fidelidade total e retornam ao consultório com excelentes resultados, aí o nutricionista fica feliz e elas, mais ainda. Mas até quando elas permanecerão nos 100%? Provavelmente, não por muito tempo, ou ficarão por um longo prazo, mas é bem provável que, depois disso, elas saiam do processo com uma compulsão alimentar absurda.
O grande problema é que, as pessoas se determinam a fazer algo temporário, com prazo para começar e terminar, desejam que seja rápido o processo para logo se livrarem da dieta. Enquanto o hábito for temporário, seu resultado também será, certo? O erro está no temporário. Você não deve cobrar resultados em um determinado tempo. Você precisa é o SEU ESTILO DE VIDA. É isso que vai fazer toda a diferença. Se os seus hábitos estão mudando para melhor, com o tempo, os resultados virão. E, dessa forma, o processo ficará mais leve, mais gostoso e a seu tempo, você chegará lá.
E hoje, eu te convido a tomar uma decisão. Você quer emagrecer? Ganhar massa muscular? Perder algumas gordurinhas? Ter uma rotina saudável? Então vamos decidir mudar para a VIDA. Você vai começar mudando a sua relação com a comida. Você já parou para pensar no que você busca ao comer algo? Você busca: Satisfação de paladar? Come porque é gostoso? Matar a fome? Ou você busca ao comer, fontes de nutrientes para seu corpo?
Entre todos os motivos que levam uma pessoa a comer, o que elas menos pensam é em nutrir seu corpo. Costumo sempre fazer a seguinte comparação com meus pacientes: quando levamos nosso carro para abastecer não queremos levar há um posto de gasolina que forneça um combustível ruim. Queremos um combustível de boa qualidade. Comida é o combustível do nosso corpo. Como você tem selecionado o combustível do seu corpo? Para os bens materiais, nós pensamos na qualidade, mas para nós mesmos, não pensamos. Perceba como somos injustos conosco. Comemos para preencher vazios, por tristeza, ansiedade, preocupação, estresse, para suprir carências e SIM; comemos quando estamos felizes também.
Reflita sobre isso: o que tem te levado a comer? Como tem sido a escolha daquilo que você come? Suas escolhas alimentares terão reflexo na sua saúde no futuro. A cada dia, na minha jornada como nutricionista, eu me convenço mais de que toda mudança começa pela nossa mente, e que ninguém come apenas por achar algo “gostoso”. As pessoas estão a cada dia comendo mais suas emoções e, com isso, a cada dia temos uma população mais obesa e doente.
Eu te convido a mudar essa relação com a comida. Eu mudei e você também pode mudar. Na minha luta pessoal contra a balança, só consegui estabilizar meu peso após compreender sobre tudo isso que falei e mudar minha relação com a comida. Hoje, levo o processo de forma mais leve, sem cobranças excessivas comigo mesmo e com os números da balança e de composição corporal (X% de gordura, X% de massa muscular). Hoje, apenas faço o que tenho que fazer, por mim mesmo, porque é o melhor para mim.
Não deixe para depois. Chega de prazos. Seja prioridade, se ame mais e cuide do bem mais precioso que existe: VOCÊ!
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support