Guerra na Ucrânia, fome e miséria, agressão ao meio ambiente, acidentes de transito, doenças e mortes precoces que chocam a todos. O que podemos fazer quanto a tudo isto?
Responda: quando está em casa, com sua família, qual é o seu comportamento? Reclama de tudo? Aponta sempre os dedos para os outros? Você está disposto a fazer a sua parte para ajudar? É proativo na construção de um lar harmonioso?
Quando está no trabalho qual é o seu comportamento? Reclama de tudo? Aponta sempre os dedos para os outros? Você esta disposto a fazer a sua parte para ajudar? É proativo na construção de um ambiente de trabalho harmonioso?
Na rua, com seus amigos, o que você faz? Se embriaga e promove intrigas e brigas? Bebe e dirigi? Paquera pessoas que sabe estão comprometidas? Fura fila? Cola na prova? Joga lixo no chão? Fala sempre do comportamento dos outros, mas esquece de refletir sobre o seu?
Nós podemos não ter o poder de promover a paz na Ucrânia, ou tomar medidas estatais contra o desmatamento e a poluição dos rios, ou punir quem abusa de suas famílias de forma verbal e/ou física, mas podemos construir um lar harmonioso, atuar onde moramos pela preservação do meio ambiente, mesmo que seja cuidando do nosso próprio lixo. Temos o poder promover a paz ao nosso redor tratando a todos com respeito.
Mahatma Gandhi disse: “seja a mudança que você quer ver no Mundo”. Reflita sobre si. Cobre de você mesmo. Não gaste seu tempo e o dos outros espalhando reclamações e palavras de ódio.
Carlos Drummond de Andrade escreveu que havia uma pedra no meio do caminho. No poema ele repete que havia uma pedra no meio do caminho. Isto representa as nossas lamentações.
O que fazer se houver uma pedra no meio do caminho? Remova. Remova com seu amor, benevolência, gentileza e atitude proativa para construção de um Mundo melhor.
Que ótimo começar a semana com essa reflexão. Muito obrigado!
ResponderExcluir