Quem não entregou a declaração a tempo, AINDA PODE ACERTAR AS CONTAS E NÃO FICAR FORA DA RESTITUIÇÃO. Há multa a pagar, no entanto, e os atrasados vão para o final da fila dos pagamentos
Programa do Imposto de Renda 2024. O dia 31 de maio era a data-limite para entregar a declaração, mas ainda dá para acertar as contas com o leão. — Foto: Juca Varella/Agência Brasil
O dia 31 de maio era a data-limite
para entregar a declaração
Mas se você perdeu o prazo, ainda dá para acertar as contas com o leão, e quem tem valores a receber não fica de fora da restituição.
O contribuinte deve pagar uma multa, no entanto, que pode ser abatida do dinheiro a receber caso não seja paga. Além disso, os atrasados vão para o final na fila no pagamento das restituições. Veja mais detalhes👇👇👇
Como é a multa para quem não entregar a
declaração de Imposto de Renda 2024?
Quem deixou de cumprir a obrigação junto ao Fisco terá de pagar uma multa mínima de R$ 165,74, mesmo que o contribuinte não tenha imposto a pagar. Ela é calculada da seguinte forma: o valor da multa corresponde a logo ao mês ou fração de atraso, calculada sobre o valor do imposto devido na declaração até um teto de 20% do valor do imposto.
Os contribuintes que entregarem a declaração arrasada, mas não pagarem a multa, podem ter o valor descontado da sua restituição na hora de receber o pagamento.
Quando vou receber a restituição?
Quem entregou a declaração depois do prazo vai para o final da fila no pagamento das restituições. Veja o calendário:
Primeiro lote: 31 de maio
Segundo lote: 28 de junho
Terceiro lote: 31 de julho
Quarto lote: 30 de agosto
Quinto e último lote: 30 de setembro
O que eu faço após perder o prazo?
Os computadores da Receita Federal farão uma pausa e não vão receber mais declarações de Imposto de Renda a partir da meia- noite de sábado. O Fisco só volta a aceitar os documentos a partir de segunda-feira. Depois dessa data, será possível declarar o Imposto de Renda ou enviar uma retificadora.
Vale ressaltar que, mesmo fora do prazo, ainda é necessário declarar o Imposto de Renda, sob pena de ficar com o CPF irregular ou até mesmo ser acusado pela Receita Federal de sonegação fiscal.
0 comentários:
Postar um comentário