A palestra do ex-prefeito de Miguel Pereira, André Português, sobre sua gestão à frente do município, nos oferece um vislumbre do que deveria ser a regra da governança pelo Brasil.
![]() |
| O Governo de André Português em Miguel Pereira transformou-se em modelo de boa governança para todo o Brasil |
Em diversos momentos ele usou expressões como gestão, planejamento e objetivos — palavras que, infelizmente, estão longe do vocabulário de boa parte dos políticos brasileiros. E não me refiro apenas a gestores de pequenas cidades, mas também a líderes nacionais de grandes centros, que se propõem a governar a República. De direita ou de esquerda, pouco importa, muitos não sabem nada além de apontar defeitos e falar grosso.
Em determinado momento o palestrante ressaltou que são lideranças que se preparam apenas para ganhar as eleições e não para governar.
André Português demostrou, através de sua própria experiência, que a construção de um governo eficiente começa na formação da equipe. Disse que é preciso nomear pessoas com real capacidade de fazer a diferença nas áreas em que vão atuar. Eu acrescentaria a sua fala: 'nomear gente que tenha ambição de fazer bem feito, de transformar realidades'.
Um dos setores que o ex-prefeito mais destacou foi o turismo, área que decidiu fomentar ao máximo, por reconhecê-la como vetor de geração de empregos e renda.
Ele abriu espaço para artistas, artesãos e empreendedores de hotéis, bares e restaurantes, e também cobrou de todos excelência na oferta de bens e serviços ao público que visita Miguel Pereira. Destacou a importância da parceria público/privada como aliado do desenvolvimento.
O resultado das políticas públicas de sua gestão, segundo relatou, foi um verdadeiro BOOM ECONÔMICO. O setor de turismo cresceu, a renda aumentou significativamente e novos postos de trabalho foram criados — direta e indiretamente. Esse ciclo virtuoso se traduziu em qualidade de vida e progresso para a população.
Para dar um exemplo do que estava falando, André Português contou que um terreno onde havia um lixão foi transformado em um Parque de Dinossauros.
- O resultado foi um Sucesso tão grande, que a iniciativa tornou-se modelo para futuros projetos em estados no nordeste e mesmo no estado de São Paulo, o maior do Brasil. Internamente Miguel Pereira passou a ter taxa de ocupação dos hotéis de 100% nos feriados nacionais - disse o ex-prefeito com brilho nos olhos.
O Brasil precisa de gente preparada
Nada disso que estou contado foi fruto do acaso. Pelo contrário: houve decisão política, planejamento estratégico e metas claras para alcançar o resultado SUCESSO.
É exatamente esse tipo de governança responsável, preparada e orientada a resultados que o Brasil precisa. Mas o que recebemos, na maioria das vezes, é apenas retórica ideológica — tanto à direita quanto à esquerda —, vinda de políticos incompetentes que preferem o caos porque sabem que não são capazes de governar com eficiência.
Seria desejável que André Português levasse sua experiência a uma palestra voltada aos presidenciáveis e aos candidatos a governador nas próximas eleições. Talvez um ou dois compreendessem sua mensagem e, caso chegassem ao poder, se dispusessem a fazer algo além de serem meros síndicos dos problemas do dia a dia.























0 comentários:
Postar um comentário