Texto: Hélio Sales – Presidente da CDL Itaocara, Aperibé e Cambuci
A eleição se aproxima. Os partidos fizeram as convenções e montaram as chapas. Entrevistas e debates estão acontecendo. É um momento muito importante. Em poucas semanas, vamos definir quem vai governar o Brasil. O responsável por gerir Trilhões de Reais, que pagamos de impostos. O gestor de políticas públicas fundamentais, em áreas como educação, saúde, infraestrutura, segurança, economia e etc.
Não me agrada muito, que pelo menos por enquanto, o foco das discussões sejam questões meramente ideológicas. Lógico que essas são importantes. Falar sobre democracia e ditadura, questões ligadas ao gênero, à opção sexual e etc. Mas, na verdade, isso está deixando para trás, o que nesse momento mais importa, que é a economia. Nem parece que faz quatro anos, andamos para trás. Que faz quatro anos, empresas fecham as portas, depois de anos de atividade. Que faz quatro anos pessoas perdem o emprego e não conseguem arrumar outro. Não seria isso, o mais importante a ser debatido?
Gostaria de perguntar aos candidatos, até quando vamos pagar tantos impostos, sem ver retorno? Quando vão por os trilhões arrecadados do setor produtivo, em favor da nação? Eu quero andar em boas estradas, ter educação e saúde pública de qualidade. Eu quero não ter medo de ser assaltado. Então senhores candidatos, nos digam: o que vão fazer para isso acontecer?
Nós, empresários, temos grande zelo com nossas obrigações. Alias não nos faltam obrigações. Ao chegar a nossas empresas, a única certeza que temos, são as obrigações. Pagar salários, fornecedores, impostos, luz, água e etc. Somos obrigados, diariamente, a sermos o melhor que podemos. Oferecer aos clientes bens e serviços de qualidade. Já vocês, que nos governam, na maioria das vezes, só se preocupam em nos bem servir, de quatro em quatro anos. Deveria haver uma aferição diária, que se não tivesse uma média de trabalho atingida em determinado período, o mandato seria perdido. E ficariam inelegíveis. Para sempre, de preferência.
Eu acredito na democracia. Mas para essa dar certo, o povo precisa ser responsável. Especialmente em épocas eleitorais. Não adianta votar em gente despreparada, que não sabe administrar nada, que não sabe a diferença de uma fatura para uma duplicata, e depois reclamar do futuro governo. Não sejamos tolos. Tenho escrito e repetirei até o dia da eleição: governar é pra gente preparada.
Quando contrato um funcionário para minha loja, vejo as referências. Se é uma pessoa emocionalmente equilibrada, se sabe se relacionar, de forma gentil, com os demais; se é inteligente, esforçado e aberto a aprender. Nunca contrataria alguém ignorante, com a cabeça fechada, arrogante. Critério semelhante devemos usar, para escolher os Deputados Estadual e Federal, o Senador, o Governador e o Presidente da República. Só assim não passaremos quatro anos reclamando pelas nossas escolhas equivocadas. Afinal de contas, quem elege somos nós. É nossa a responsabilidade.
O Brasil que eu quero é esse. O Brasil onde nós, eleitores, tenhamos plena consciência sobre a responsabilidade em eleger nossos representantes. Que vamos conviver por quatro anos, com a decisão que tomamos nas urnas. Nós, cidadãos, é quem escolhemos os gestores de uma fortuna em impostos. Depende de quem escolhemos se vamos ter ou não, serviços públicos de qualidade. Esse é o Brasil que eu quero. Um país de pessoas adultas. Com responsabilidade com o futuro da nação.
0 comentários:
Postar um comentário