Meus queridos amigos e
amigas de Itaocara. Terra a qual tive a felicidade de ser Magistrada e
conquistar diversos amigos. Aprendi tanto sobre a história dessa Aldeia da
Pedra. Sobre o desbravador Frei Tomás, que saiu da Itália, aqui chegando em
1809, encontrando os índios nativos que jamais haviam visto um europeu.
Só de imaginar a fé em Deus que àquele homem, natural da cidade de Castelo teve, para embarcar num navio, viajar por meses até o Brasil do início do Século XIX, e depois viajar semanas, até chegar no Rio Paraíba e ser o primeiro a avistar a Serra da Bolívia, já me emociona.
A literatura histórica nos conta que a missão inicial de Frei Tomas era pacificar os conflitos entre tribos indígenas. Especialmente entre tupis e coroados. Importante ressaltar este ponto, porque demonstra mais uma vez o papel central da Igreja Católica na colonização do novo Mundo.
No caso de Itaocara, o papel da Ordem dos Frades Capuchinhos, ramo da Primeira Ordem de São Francisco de Assis, popularmente conhecida como Ordem Franciscana.
No meu período de Juíza da Comarca, ouvi diversas histórias diferentes, de pessoas valiosas, nascidas neste trecho virtuoso do Brasil, ou que escolheram a Aldeia da Pedra para viver.
Eu sei do orgulho que possuem por figuras como o Monsenhor Saraiva, Dr. Alaôr Eduardo Scisínio, Patápio Silva e tantos nomes sobre os quais aprendi e carrego em minhas memórias.
Quero concluir desejando Feliz Aniversário ao itaocarenses. Agradeço a Deus por existir essa terra, produtora de grandes brasileiros, homens e mulheres que se destacam pela coragem e determinação de criar hoje, um amanhã melhor.
Drª Maria Luíza Obino Niederauer – Ex-juíza da Comarca de Itaocara e cidadã de nossa Aldeia da Pedra, por reconhecimento do Poder Legislativo, que lhe agraciou com Título pelos serviços extraordinários prestados como Magistrada em nossa Aldeia da Pedra
0 comentários:
Postar um comentário