Impressionante o que a Vice Presidente dos Estados Unidos, Kamalla Harris, está fazendo nestes primeiros dias de campanha. A jovialidade das ideias, o cativante sorriso, palavras como Liberdade, "União" e frases como "construir juntos uma nova américa", conquistam o coração dos eleitores, como as pesquisas estão demonstrando. Isso é bom para todo o Mundo.
A crise de caretice que deu espaço a lideranças repletas de palavras de ódio, de divisão do mundo entre "nós" e "eles", de intolerância, não resiste ao que é genuinamente novo.
Num país onde votar não é uma obrigação, mas sim um direito, faz ainda mais diferença. Nos últimos dias, o número de americanos que estão se habilitando a votar, bate recordes. Nos eleitores até 30 anos, segundo as pesquisas, 60% já declaram o voto em Kamalla. Os outros 40% são de Trump e de indecisos.
Como seria bom se houvesse algo assim no Brasil. Uma liderança que não tivesse a cara, nem do Bolsonaro, nem do Lula. Alguém compromissado com as liberdades individuais e econômicas. Da mesma forma, com a consciência que são necessárias políticas públicas para incluir milhões de brasileiros que sobrevivem a margem da sociedade.
Quem seria essa pessoa? Eu não vejo ninguém. Infelizmente. A esquerda passa por um vácuo de lideranças impressionante. Fora o Lula, quem é o grande líder da esquerda? Não há (Ciro é horrível). E na direita reina o atrasadíssimo pensamento bolsonariano. Existem até nomes melhores (comparado com a esquerda), como Tarcísio, Caiado e Zema. Mas eles só conseguem ser eleitoralmente viáveis, se o Bolsonaro não puder ser candidato.
E se, também, conseguirem conquistar o eleitorado do Bolsonaro, o que não é fácil, já que a maioria destes acredita em bicho papão e no saci-pererê. Ou seja, repudiam a realidade, preferindo viver no mundo dos conflitos.
Torço para que a Kamalla detone o Trump nos USA e isto inspire outros países pelo mundo. Brasil incluído. Seria ótimo ter um presidente ou uma presidente jovem na idade e nas ideias (principalmente).
0 comentários:
Postar um comentário