-->

sexta-feira, 19 de junho de 2020

A SABEDORIA VIAJA PELO CAMINHO DO MEIO - Valéria Faria Leão, Itaocarense, Professora, Advogada, Escritora, Poetisa, Membro da Manada dos Inquietos / (Editado - 2018)

Acabo de ler um relato comovente sobre a infância de uma pessoa que tem o meu respeito: militar da reserva, escritor, filho de pai militante político. Uma história de vida que renderia um bom livro. Perguntado sobre essa possibilidade, ele afirma já ter começado a escrever por inúmeras vezes, mas sempre é vencido pela forte emoção.
A escritora Valéria Leão em noite de autógrafos
Acredito que a sabedoria segue seu destino pelo caminho do meio. Radicalismos, em regra, nos conduzem a erros e injustiças. Inegavelmente, todos nós carregamos conosco um pouco da história dos nossos pais, não há como fugir dessa realidade. Afinal, foi com eles que vivemos os primeiros anos da nossa existência.

Assim como o amigo escritor, nasci em terras fluminenses. No interior estão fixadas as minhas raízes e mesmo que os galhos da minha árvore tenham me conduzido à capital, é de lá, da minha Aldeia, que trago a minha essência.

Trago comigo as alegrias e desventuras, os erros e os acertos de meus antepassados. Com eles aprendo a fazer minhas próprias escolhas. Ora pelo exemplo, ora evitando cometer falhas já conhecidas. Não posso dizer que tenho lembranças dos anos de chumbo, naquele tempo eu me ocupava apenas em ser criança. Felizmente, acredito que nenhum dos “lados” bateu em nossa porta.
A leitura dos textos dessa obra literária fazem bem a alma
Especialmente em anos de eleições temos que conversar muito sobre as consequências dos regimes radicais. Relembrando as experiências ruins do passado e analisando criteriosamente seus efeitos, podemos nos poupar; evitando praticar novos erros no presente, que poderiam refletir no nosso futuro.

Na impossibilidade real e concreta de escolhermos nesse momento o caminho do meio, conhecedores que somos da realidade em que o país se encontra, cabe a nós decidir qual será a melhor opção dentre as que se apresentam.

Os mais avançados nos anos conhecem os dois lados dessa história. Os mais jovens devem refletir, pesquisar e analisar sem emoção (na medida do possível) sobre os riscos futuros de suas escolhas. Não se trata de direita ou esquerda, os noticiários estão impregnados de denúncias envolvendo todos os poderes constituídos. Essa é a nossa triste realidade atual.

“Que Brasil você quer para o futuro?” Pergunta a emissora de TV insistentemente em seus noticiários diários. O BRASIL que eu quero para o futuro é um país com educação para as nossas crianças, do Ensino Fundamental à Universidade, em ambientes seguros e professores recebendo salários condizentes com sua nobre profissão e sendo respeitados dentro e fora das salas de aula por alunos e seus pais.
A Itaocarense Valéria Leão
Minha esperança é que sempre que estivermos diante de uma cabine de votação exercendo nosso direito/dever de cidadãos, que tenhamos sabedoria e inteligência emocional de sobra para decidirmos o que é melhor para todos, porque a depender do resultado das urnas, em alguns casos, poderemos descobrir que no “fundo do poço” tinha um alçapão.

Nota da autora: esse texto foi escrito no ano de 2018, no período anterior às últimas eleições presidenciais. Está publicado, na íntegra, no livro ‘Compartilhando Sentimentos Para Não Sufocar nas Palavras’ – Editora Autografia, 2019 – p.79.


- INSTAGRAM: valeria.adv.leao



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support