O Dia 11 de Fevereiro foi instituído pelas Nações Unidas como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Foi uma forma de homenagear as pesquisadoras e incentivar a presença feminina na pesquisa científica. Hoje, apenas 30% dos pesquisadores são mulheres.
Entre as pessoas nascidas em Itaocara, temos hoje a cientista, Drª Mariana Ribeiro, cuja linha de pesquisa é o resgate da administração oral da vacina BCG Moreau. Num bate papo que publicamos em 2019, quando ela trabalhava na FIOCRUZ, ela nos falou sobre o trabalho que desenvolvia:
- Meu projeto consiste em resgatar a forma oral de administração da BCG Moreau. A vacina BCG é administrada em crianças recém-nascidas, ainda no hospital (em alguns casos), e protege as crianças de Tuberculose e Meningite. A BCG foi administrada pela primeira vez de forma oral e depois foi passada para forma parenteral. Estudos demonstram que a administração de forma oral não altera o tempo de imunização da vacina. Já que a vacina tem um tempo médio de imunização e perdemos essa imunidade na fase adulta. A revacinação foi comprovada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que não altera o tempo de imunização, motivo pelo qual foi retirada a revacinação dos cartões de vacinação. Com isso além de resgatar uma nova forma de imunização buscamos melhorar esse tempo de imunização, já que vamos hiperexpressar antígenos que podem estar relacionados com o tempo de proteção para indivíduo.
0 comentários:
Postar um comentário