-->

domingo, 16 de março de 2025

Projeto de criação do Centro de Convivência em Itaocara é Política Pública de Alta Qualidade do Governo Municipal

A criação de um Centro de Convivência (CECO) no município de Itaocara, representa uma resposta necessária e urgente à crescente demanda por um modelo de cuidado em saúde mental, transcendendo os limites das instituições hospitalares. O financiamento para tal será feito com recursos do Estado (RAPS).

Os Centros de Convivência se configuram como dispositivos intersetoriais essenciais na Rede de Atenção Psicossocial, oferecendo um espaço que promove a sociabilidade e a intervenção comunitária para pessoas com transtornos mentais.

Serão promovidos no CECO Oficinas terapêuticas e atividades grupais que favoreçam o desenvolvimento emocional e a resiliência através de tendas itinerantes em parcerias com as unidades básicas de Saúde dos distritos e na sede municipal. Eis os demais objetivos:

* Criar um espaço de acolhimento e convivência para pessoas com diferentes necessidades;

* Realizar palestras voltadas para a promoção da saúde mental e combate ao estigma associado;

* Oferecer grupos de apoio para famílias e indivíduos que convivem com transtornos mentais; 

* Facilitar o encaminhamento para serviços especializados em saúde mental, quando necessário; 

* Promover a convivência entre todas as pessoas, sobretudo as pessoas com transtornos mentais, com deficiências, idosos, crianças e adolescentes, dentre outros à população que habitualmente frequentam esses espaços públicos.

Tudo isto vai beneficiar crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade psicossocial; idosos que enfrentam o isolamento social ou que precisam de apoio psicossocial; famílias que necessitam de apoio no cuidado de membros com transtornos mentais e a população em geral que busca melhorar o bem-estar emocional e mental.

Atividades e seus objetivos

Vamos ver as atividades que vão acontecer no CECO e seus benefícios:

01 - Dança -  A dança é uma atividade física e artística que consegue trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo de forma lúdica e prazerosa. Ela estimula diretamente o hipocampo. Essa é uma área do cérebro responsável por funções como a memória. A dança é capaz de desenvolver diretamente funções como memória, foco e concentração. Além disso, essa atividade pode ser benéfica na prevenção e combate de uma série de doenças que afetam o cérebro.

02 - Vôlei -  O vôlei melhora a saúde física, os reflexos, a agilidade e a coordenação motora. É um esporte prazeroso que ajuda a diminuir a ansiedade e as dores musculares. Além disso, é um esporte coletivo que visa a integração social dos participantes. 

03 - Música -  Ouvir música não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar, ela pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física. A música libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar e, por isso, tem sido usada como tratamento de diversos problemas. 

04 - Leitura -  Numa roda de leitura aprende-se a lidar com a existência de ideias diferentes, possibilitando o desenvolvimento de relações interpessoais e o convívio social. Possibilita um trabalho de interpretação, reflexão, compreensão e crítica, dando vida e significado ao texto lido em grupo. É possível entender os objetivos, as motivações e os sentimentos dos autores através da observação de elementos contextuais ali inseridos e compreender as diversas expressões do grupo em relação a esse conteúdo. 

05 - “Bate-papo” com especialistas -  A proposta do “bate-papo” com especialistas surge de uma demanda observada na população da cidade que diz respeito a uma desinformação em relação aos serviços públicos prestados e em relação a dificuldades em comum enfrentadas na rotina dos indivíduos. Levar profissionais para sanar dúvidas e oferecer informações relevantes para a população será uma promoção que garantirá um funcionamento mais descomplicado e prático para o serviço público. 

06 - Bingo -  O bingo como atividade lúdica, traz diversos benefícios para a memória, coordenação motora e para o âmbito social. Nos mais diversos períodos da vida, exercitar o cérebro é fundamental para o desenvolvimento e para manter certas habilidades em dia com o passar dos anos. A prática desse jogo simples, garante importantes benefícios como: exercitar o raciocínio, estimular a memória, é uma ótima forma de entretenimento e diversão e uma importante ferramenta social. 

Os responsáveis por montar este projeto são os funcionários da Saúde, Evandro Sales, Flavia Pinheiro e Janaína Leite, que comentou:

- As oficinas propostas possuem um viés mais dinâmico, podendo ser ofertadas em escalas mensais, sendo uma a cada semana, de forma que todos os distritos e sede possam obter todas as experiências dentro de um mês.

Acrescentando:

- O mais importante é a possibilidade de formar novos vínculos de apoio social, fomentando relações saudáveis e democráticas. Os profissionais podem ser variados, contando também com o apoio de voluntários.

Antes de concluir Janaína fez questão de ressaltar que:

- Tudo isto está acontecendo graças a visão do Prefeito Heriberto Pereira de Oliveira, do Vice-Prefeito Beto e da Secretária Municipal de Saúde Gabriela Fadel. O trabalho do Governo Municipal pela implantação do CECO é uma forma de sinalizar de modo inequívoco, que a saúde do município é levada a séria, como politica pública capaz de beneficiar o cidadão, atendendo assim o compromisso de bem servir.


Share:

Related Posts:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Referências

Unordered List

Support