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quarta-feira, 15 de julho de 2020

De nada servirão os demais conhecimentos se antes não conhecer a si mesmo - Texto: Isabel Ramos Anastácio Psicóloga Clínica e Escolar (05/56686)

O Grupo Sócioemocional do Colégio SEI acontece uma vez por semana na modalidade on-line, devido ao momento que estamos vivendo e atende a mais ou menos 6 alunos da mesma turma durante 50 minutos, com o objetivo de levar os alunos a entender suas emoções e poder gerenciá-las, conhecer e  aprofundar-se mais no autoconhecimento e prática de autocuidado.
A Psicóloga Clínica e Escolar, autora do texto, Drª. Isabel Anastácio
Desde a época da Faculdade de Psicologia, que me vi incomodada ao perceber que sabíamos pouco sobre o ser humano e seu funcionamento, que praticamente nada conhecíamos sobre nós, nossos pensamentos, emoções e como lidar com eles. Isso se tornou mais assustador ao entender que tudo começa por estes e enxergamos o mundo a partir dos mesmos. Fomos preparados para passar em concurso, prestar vestibular, ter uma profissão, mas em nenhum momento foi nos ensinado a como lidar com nós mesmos. Ninguém nos ensinou sobre nosso funcionamento enquanto ser humano! A Educação que nos foi dada neste sentido aconteceu totalmente ou quase em sua totalidade na contramão da saúde mental por exemplo: “Engole o choro! ” “Falar de seus sentimentos é para os fracos. ” “Homem não chora. ” “O que as pessoas irão dizer? ”  “Não deixe ninguém perceber que você está triste. ” “Põe um sorriso nessa cara”.
Ao clinicar, percebi que não adianta ser munido de todos os conhecimentos didáticos ou científicos se não tivermos habilidades sócioemocionais para lidar de maneira assertiva com nossa vida e o mundo. Pessoas com grandes potenciais cognitivos, não passavam em concursos ou conquistavam algo tão almejado pelo medo de não conseguir, por isso não tentavam, outros não suportavam ser avaliados, não se achavam bom o suficiente, travavam diante da avalição ou perante outras pessoas. A pior prisão em que o ser humano pode viver é dentro dos seus próprios pensamentos, em suas razões mentais. Constatei então, que poucas pessoas no mundo terão acesso a um acompanhamento psicológico e mais, aqueles indivíduos que chegam até eles já estão com algum tipo de mal funcionamento emocional instalado e só procuraram atendimento porque este já está gerando prejuízo significativo para sua vida. Observando o aumento dos transtornos como ansiedade e depressão, o alto índice de suicídio e de seres humanos presos e escravos do próprio pensamento e na maioria das vezes esses são disfuncionais (involuntários, negativos ou distorcidos e irreais), cheguei então a conclusão que a única esperança da humanidade seria a Educação Emocional na escola desde os primeiros anos de vida.
Quadro: Prisão Mental. Aluno: Thobias Ramos. 2ª série. Ensino Médio Colégio SEI de Itaocara  
Com BCC, observa-se que das dez competências exigidas em todas as etapas da vida escolar, parte delas são sócioemocionais: comunicação e argumentação, empatia e cooperação autoconhecimento e autocuidado responsabilidade e Cidadania. “Conhecer-se, apropriar-se e cuidar da sua saúde física e emocional compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e a dos outros com autocrítica e capacidade de lidar com elas”. Saber falar, ouvir. Desenvolver pensamento crítico, saber se posicionar diante dos outros e também ganhar, evoluir e se desenvolver com a convivência.

O grupo Sócioemocional surgiu a partir do desejo de preparar o ser humano para lidar com a vida em sua totalidade e não apenas em termos cognitivos. Uma Escola que tem como lema “Educar para além das Margens, para além dos Muros”, entende que antes de ser bons alunos, ou bons profissionais, precisamos ser bons seres humanos.
Este Projeto não foi planejado para funcionar em modalidade remota, porém tivemos que nos adaptar à realidade que estamos vivendo. Neste espaço de tempo, temos um momento de escuta e acolhimento, autodescrição de si mesmo em relação ao dia e a semana. Há oportunidade de ensinar a função de cada emoção, e instigar o entendimento da causa de sua presença em algum momento, como gerenciá-las e também usá-las a favor de sim mesmo.

É um momento de compreensão, reflexão e contato com as outras pessoas e seus diversos pensamentos.  Nesse encontro semanal, as crianças compartilham novidades, angústias, alegrias e também tiram algumas dúvidas que possuem sobre si e seus comportamentos. Também é um momento em que o pais podem respirar um pouco, visto que precisam por vezes conciliar o próprio trabalho com tarefas escolares dos filhos. Alguns pais dos alunos menores, como do primeiro por exemplo acompanham seus filhos apenas para orientar caso tenha algum momento onde a escrita será utilizada, mas  não interferem na maneira das crianças se posicionarem, afinal de contas esse é o momento delas e é importante ressaltar que os pensamentos são involuntários e acontecem independentemente da nossa vontade, daí a importância de conversar sobre eles e não simplesmente criticá-los e sair de  cena deixando  a criança sem resposta e compreensão sobre o assunto.


Acredito que o Projeto terá continuidade quando as aulas presenciais retornarem, porém será ministrado por turma, por ser uma maneira de fluir mais por conta do tempo maior e também em ganho social, afinal quanto mais gente, mais ganhamos.


Sigo acreditando que a Educação Emocional desenvolvida na Escola se não a única, uma das principais ferramentas para trazer bem-estar e crescimento à humanidade, pois quem conhece a si mesmo nos mínimos detalhes, não se torna escravo da sociedade, dos próprios pensamentos; nem dos demais, não é vulnerável à manipulação, muito menos precisa dela para sobreviver e se relacionar, consegue enxergar um mundo sem filtro e não apenas sob  os  “óculos de sua própria história”, enfim formaremos seres humanos, mas leves e livres para escrever sua própria história e com isso todos nós ganhamos.


Isabel Ramos Anastácio
Psicóloga Clínica e Escolar
05/56686.

“ É assim que se faz um novo amanhã. 
Quem acredita, faz. ”

Sociedade Educacional Construtivista de Itaocara


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1 comentários:

  1. A Psicóloga Isabel está realizando um excelente e importantíssimo trabalho com nossos alunos, principalmente nesse momento de isolamento social em que estamos sendo obrigados a fazer.
    Os resultados estão sendo observados pelos pais e professores.

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