-->

domingo, 26 de julho de 2020

SOBRE DOR E SUPERAÇÃO - Texto: Valéria Leão, Itaocarense, Professora, Advogada, Escritora, Poetisa e Membro da Manada dos Inquietos

Nesse momento em que a humanidade está atravessando uma guerra contra um novo vírus que se espalhou pelos Continentes, as demais enfermidades parece que sumiram da face da Terra. Pacientes de doenças crônicas e severas estão padecendo com a falta de assistência médico hospitalar adequada.
Valéria Leão, cuja resiliência na superação do câncer, fez surgir a autora da obra Compartilhando Sentimentos Para Não Sufocar com as Palavras, demonstrando que a superação é fator de desenvolvimento
O texto de hoje foi escrito no período anterior à pandemia da COVID 19 e, obviamente,  não se refere às doenças infectocontagiosas, pois, nesses casos, não cabe ao paciente a "escolha" a que se refere a crônica, por tratar-se de uma questão de saúde pública.

SOBRE DOR E SUPERAÇÃO

Algumas doenças trazem consigo uma alta dose de estigma. Além de toda a dor e sofrimento experimentados pelo paciente, trazidos pela gravidade do diagnóstico e pelo tratamento cruel e sofrido, a ignorância alheia - leia-se "ignorância" em toda a amplitude da palavra - não colabora em nada com o pronto restabelecimento do enfermo e seu estado de ânimo durante o processo em que trava-se a luta pela recuperação da saúde e manutenção da vida.
Noite de Autógrafos na tradicional Livraria Travessa, em Ipanema, no Rio, e também no Clube dos 40, em Aperibé (na parte de baixo)
Cada paciente decide como deve lidar com sua dor. Alguns preferem percorrer essa torturante jornada no recolhimento e na privacidade de seu silêncio, outros preferem tornar público o que estão vivenciando.

O silêncio e a travessia solitária talvez sejam a maior prova de amor que alguém doente e fragilizado pode dar a seus familiares e amigos. Mesmo correndo o risco de nunca ser compreendido, mas AMOR de verdade suporta os riscos de suas escolhas.

A escolha é pessoal e intransferível.
O respeito é indispensável.
A compaixão é reconfortante.
A empatia é essencial.
Coletânea Mulheres pela Paz: Escritoras falam sobre o Universo Feminino, Paz e Igualdade de Gênero. Poesias como a Eu Crioulo, que fala sobre igualdade racial
Alguns de nós atravessamos período de provação com uma coragem até então desconhecida por nós mesmos; outros se descobrem frágeis e precisam de todo o apoio possível.

Ninguém escolhe passar pelas dores do corpo e da alma. As doenças fazem parte da nossa condição humana. Julgar que o paciente "fez por merecer", como se estivesse recebendo uma "punição divina" é de uma crueldade e de uma ignorância desprezíveis.
Os que sempre professaram de alguma fé encontram um conforto na religião.

Cientificamente já há comprovação de que pacientes que possuem alguma crença atravessam essa fase de forma mais confiante e se recuperam mais rapidamente. O que importa de verdade é que, seja quem for o doente, ele merece nosso respeito e nossas orações.

Fato é que em nossas relações mais próximas, conhecemos intimamente pessoas que fizeram sua jornada com muita dignidade e saíram dela pessoas melhores e fortalecidas. Mesmo após terem saído de uma jornada semelhante a uma cavalgada no inferno de Dante.
Valéria foi convidada para fazer parte de coletâneas de Poesia na Quarentena
Cada um de nós lidando como podemos com nossa própria história. Cada um de nós com sua força e sua fragilidade, com sua individualidade. Com sua humanidade.
SOBRE DOR E SUPERAÇÃO (COMPARTILHANDO SENTIMENTOS PARA NÃO SUFOCAR COM AS PALAVRAS - VALÉRIA F LEÃO - P.115)

NOTA DA AUTORA: Deixo, aqui, toda a minha solidariedade aos pacientes que lutaram e aos que continuam lutando, contra graves doenças. Deixo, também,  o meu testemunho: a prevenção salva vidas.

INSTAGRAM valeria.adv.leao
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support