-->

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Homenagem ao Querido Itaocarense Abner Gonçalves de Lima que completa Cem Anos de Idade

 Atingir a marca de cem anos não é para qualquer um. Por isto a Nova Voz ONLINE tem o orgulho de apresentar aos leitores, um pequeno bate papo, com o nosso centenário Abner Gonçalves de Lima, pessoa HIPER QUERIDA da nossa cidade e que na próxima semana vai estar recebendo do Poder Legislativo, por iniciativa do Vereador Max, uma Moção de Aplausos, pelo centenário de vida. Parabéns Sr. Abner!!!

Cem anos de Abner Gonçalves de Lima
Nova Voz ONLINE – Pode nos contar um pouco sobre o seu pai e a sua mãe? Como eles eram no dia a dia?

Abner Gonçalves de Lima - Meu pai, senhor Plinio Gonçalves de Lima, apelidado carinhosamente por “pepino”. Homem simples, trabalhador rural, morador de água preta, zona rural de Itaocara. Convivi pouco com meu pai, pois ele faleceu cedo: aos 39 anos. Minha mãe Arinda Cândida de Lima, uma mulher guerreira, foi mãe de 11 filhos. Destes sobreviveram 8. Uma serva fiel do Senhor. Nos criou e educou na Igreja Metodista de Vargem Alegre.

Nova Voz ONLINE - O que aprendeu com eles e levou pelos seus cem anos de vida?

Abner Gonçalves de Lima - A educação que me deram, era muito rígida. Típica da época. Principalmente me ensinaram a servir a Deus. Criaram-me no evangelho, me mostrando sempre o melhor caminho. Ensinaram a ser um homem honesto, integro e um chefe de família.

A Itaocara de outrora

Nova Voz ONLINE – Quais principais lembranças têm da sua infância e juventude em Itaocara?

Abner Gonçalves de Lima - São muitas lembranças, que mesmo com minha idade avançada, não esqueci. Vinha a cidade de carros de bois. Passávamos pelas ruas, ainda de terra. Lembro-me do som que o carro fazia. Trazíamos porcos, galinhas, para vender. Lembro-me das festividades da Igreja. Íamos caminhando ou a cavalo. Mesmo sofrida, pelos poucos avanços que existiam então, eu afirmo que foi uma época muito boa.

Com a irmã Arinda e a cunhada Elza

Nova Voz ONLINE - O que as crianças e adolescentes de sua época faziam para se divertir, que sente saudades até hoje?

Abner Gonçalves de Lima – Como já afirmei acima, nós, que éramos muito humildes, começávamos a trabalhar muito cedo. Eu e meus irmãos ajudávamos nossos pais na lida da roça. A principal atividade fora do trabalho e de estar com a família, era a Igreja.

Nova Voz ONLINE - Pode nos falar um pouco sobre o seu casamento? Como conheceu sua esposa? Quando se casaram?

Abner Gonçalves de Lima - Minha esposa, mãe de meus filhos, Noêmia Sias de Lima. Eu a conheci ainda criança. Sempre fomos da mesma igreja. Nossas famílias eram muito unidas. Ela serva fiel do Senhor. Nascida e criada em Vargem Alegre, zona rural de Itaocara. Casamos no ano de 1947. Tivemos 2 filhos: Amos Sias Gonçalves e Cesar Moacir Sias Gonçalves. Eu diria que tivemos uma vida juntos muito felizes, até que a morte nos separou em 1996. Em 1999 Deus preparou para mim uma mulher muito especial: Maria Santos Moreira de Lima. Nos casamos e vivemos muito bem até hoje. Somente a morte vai nos separar.

Nova Voz ONLINE – E os filhos, os netos, os bisnetos? Sua família é se o principal amor que tem na vida?

Abner Gonçalves de Lima - Deus me abençoou com uma família pequena, mais muito amada. Meu filho, Amos, me deu um neto: Filipe. Já meu filho, Cesar Moacir, me deu dois netos: Thiago, que já tem um filho, meu bisneto, David; e minha neta Juliana. Deus MUITO OBRIGADO pela família maravilhosa que possuo.

Feliz da vida ao lado do neto Felipe
Nova Voz ONLINE – O senhor teve uma vida ativa na política da cidade por um período. Pode nos falar sobre isso?

Abner Gonçalves de Lima - Estive Vereador, no período de 1º de fevereiro de 1977 á 31 de janeiro de 1983. Fui eleito com 398 votos, pelo partido da ARENA. Minha vereança ocorreu durante o mandato do Prefeito Joaquim Soares Monteiro. Antes disto, no ano 1966, fui convidado pelo então Prefeito, Dr. Álvaro dos Santos Pinheiro, para exercer o cargo de Fiscal de Renda da Prefeitura, o qual trabalhei ate me aposentar. No que pude, eu fiz, para ajudar Itaocara a crescer. Essa é a terra que amo.

Nova Voz ONLINE – Ao completar cem anos de vida, o que gostaria de deixar de conselho ou recomendação, a geração mais jovem?

Abner Gonçalves de Lima – Eu diria para viverem bem, serem felizes, porque mesmo eu completando cem anos, achei que passou rápido. E também, claro, que andem nos caminho do Senhor. Este sempre será o meu melhor conselho. Enquanto viver, quero levar e pregar o evangelho a toda criatura. E obrigado a todos os familiares e queridos amigos por fazer dos meus cem anos, uma data tão marcante.



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support