-->

segunda-feira, 7 de março de 2022

Drª Maria Luíza congratula as Itaocarenses pelo Dia Int. das Mulheres e destaca Auri Moura, a primeira Juíza do Brasil

Parabéns a todas as mulheres pelo dia 8 de Março, pelo mês de março e por todos os dias do ano. Sou de uma época repleta de desafios para as mulheres. De uma geração que fez uma revolução silenciosa no Mundo.

Um bom exemplo são as profissões que eram masculinas, e hoje há mais mulheres exercendo o ofício, do que homens. Todas as pioneiras, que tiveram a coragem de abrir o caminho, merecem o reconhecimento.

Engana-se quem pensa que as mulheres do passado não eram fortes. Minhas avós, Luíza e Ophelia, eram pessoas encantadoras. Mas fortes.

Luíza nasceu na Itália. Esse país é a terra da Deusa Mitológica Minerva, que simboliza a Sabedoria, as Artes e também a Guerra. O senso de JUSTIÇA é a característica que tornou a Deusa Minerva, protetora dos heróis, dos poetas, dos filósofos, dos tecelões e dos arquitetos.

Dr. Maria Luíza, ao lado de sua amiga de longa
 data, a Itaocarense Margarete Monteiro

O voto de Minerva, termo popular para o desempate das questões decisivas, é o voto da Justiça da Deusa Italiana.

Minha avó Ophelia era pernambucana do Recife. Pessoa de extrema sensibilidade. Envolvida no mundo das artes, especialmente pintura e música. E foi com seu talento, que quando foi necessário, ela tirou o sustento. Então, a força da mulher não é uma invenção de agora. Sem dúvidas, os avanços são significativos. Mas, mesmo quando havia discriminação social, as mulheres superavam os desafios.

Não posso encerrar esse pequeno texto, sem mencionar uma mulher que não teve (ainda) o devido reconhecimento dos historiadores. Estou falando da cearense Auri Moura, que no dia 31 de Maio de 1939, foi nomeada a primeira mulher Juíza do Brasil.

Interessante que em sua nomeação, no Diário Oficial, está escrito que foi nomeada para o cargo de Juiz Municipal. Não Juíza. Não existia então o feminino para a função de Juiz. A Drª Auri Moura venceu essa barreira. Foi Juíza, com “a” no final, mesmo que o D.O. não trouxesse em sua nomeação. Ela seria posteriormente, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará, Presidente do TRE-CE e Vice Presidente do TJCE.

Para concluir, peço a Deus que abençoe todas as famílias e nos dê sabedoria, para respeitarmos e amarmos uns aos outros, como ensina a bíblia cristã.



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support