Vamos tornar realidade um grande sonho com um gesto concreto, participando do 1º Pedal Solidário, no dia 25/08, em prol da construção da nova sede do Asilo Bem Comum |
Este ano, a Comissão Organizadora da Gincana escolheu o tema a seguir para ser conhecido e inserido na vida de cada participante, proporcionando significativa reflexão:
Desde tempos remotos, quando o homem
tornou-se capaz de elaborar mitos, os heróis passaram a fazer parte do nosso
cotidiano. Este arquétipo, detentor de poderes especiais para superar as
intempéries da vida diária, povoou o imaginário de várias sociedades e refletiu
ao longo do tempo os anseios da humanidade.
Considerado
por Jung uma manifestação da trajetória que nós, seres humanos, trilhamos em
direção ao amadurecimento e à individualidade, o mito do herói sobrevive dentro
de nós como um mecanismo de defesa e de autopreservação. Na sua interpretação,
o herói é aquele indivíduo poderoso e capaz de ações dotadas de uma grande
carga de altruísmo. O herói de
verdade faz com que “A necessidade de muitos supere a necessidade de um”.
Embora
a indústria do entretenimento, há algumas décadas venha investindo no estilo
anti-herói, seres com poderes e habilidades acima da normalidade, porém com
valores próprios dos homens comuns, como a raiva, a vingança e o egoísmo (Rambo,
Wolverine etc) e presenciando a
subversão do que seria um heroísmo puro e incorruptível , nós precisamos
urgentemente de um antídoto edificante, de raios vivificantes de razão. Precisamos de
uma entidade que esteja por perto, mas não pertença a esse mundo. Precisamos
reaprender a valorizar o herói altruísta que repousa dentro de todos nós.
O herói de verdade é aquele que cuida
da sociedade, como fazem os heróis mitológicos. E é essa a grande função dos
mitos, tocar o ser humano, bater nas suas costas e dizer: Agora vá em frente e
cuide de todos nós!
Você pode ser um herói !
CADA DESAFIO QUE VOCÊ ENCARA E TEM POR
OBJETIVO O BEM COMUM, NÃO SÓ O SEU, É UM
ATO DE HEROÍSMO. ESSA É UMA LIÇÃO DOS MITOS!
A Gincana tem como
objetivo promover a convivência sadia entre os alunos e desenvolver habilidades,
como cooperação, disciplina, planejamento, solidariedade cívica e tantas
outras. Participam deste evento alunos a partir da 6° ano do Ensino Fundamental
até a 3ª série do Ensino Médio, Professores, ex-alunos, familiares e a
comunidade em geral.
A experiência dos participantes na GINCANA
do COLÉGIO SEI acrescenta informações e desenvolve questões de liderança,
integração, convivência em grupo, raciocínio, atitude positiva, entre outras,
que lhes servirão para toda a vida. É uma gincana de cumprimento de desafios e
resoluções de problemas, que independente de levar à vitória de uma Equipe, contribuirá
para a redução das desigualdades sociais e a construção de uma sociedade mais
justa e humanitária.
CRONOGRAMA E
LISTA DE TAREFAS
PRÉ-GINCANA
# DATA: 27 e 29 DE AGOSTO
Local:
Centro de Triagem e Câmara de Vereadores
TAREFA 01:
Em qual
cidade você gostaria de viver? Sabe como fazer da sua cidade um espaço melhor
para você e para seus amigos e familiares? Vamos conhecer a causa dos catadores
e outras tantas questões fundamentais para que se construam cidades
sustentáveis, justas e melhores para todos!
DESENVOLVIMENTO DA TAREFA
1- Conversa com o secretário do Meio Ambiente, no dia 27/08;
2- Cada Equipe será representada por 4 integrantes;
3- Indicação para ser protocolada na Prefeitura,no dia 22/08
4- Apresentação na Câmara de Vereadores, dia 27/08, às 17 h;
5- A tarefa deverá ser postada no instagran da Equipe.
# 50 pontos – Visita ao Centro de Reciclagem;
50 pontos- Indicação;
100 pontos – Presença na
sessão da Câmara de Vereadores.
# DATA: 25 DE AGOSTO (domingo)
Local:
Estrada Campo de Sementes ( nova sede do Asilo)
TAREFA 02:
EXISTEM SONHOS QUE PRECISAM DE
UM GESTO CONCRETO PARA SE TORNAR REALIDADE...
O Colégio
SEI sonha junto com os AMIGOS. Vamos tornar realidade um grande sonho com um gesto
concreto, participando do 1º Pedal Solidário, no dia 25 de agosto, em prol da
construção da nova sede do Asilo Bem Comum.
DESENVOLVIMENTO DA TAREFA:
1- Cada Equipe deverá participar com 10 a 30 inscrições,
com alunos do Colégio ou não;
2- As Equipes poderão retirar as inscrições a partir do
dia 07 de agosto no Colégio e devolver até dia 10 de agosto ( inscrições com
camisa do evento) e no dia 23 de agosto ( inscrições sem a camisa do evento)
mediante pagamento, confirmando assim a inscrição;
3- Cada inscrito deverá optar por participar em um
nível:
·
Iniciante –
8 km
·
Intermediário
– 30 km
·
Avançado –
53 km;
4- A inscrição dará direito ao KIT CICLISTA:
* Café da
manhã, às 7h;
* Almoço a
partir de 11h;
* Identificação
para bicicleta;
* Medalha;
* Pontos de
hidratação;
* Música ao
vivo;
* Sorteio de
1 Bike OGGI HACKER e vários brindes.
5- Menores de 12 anos só poderão participar com o
responsável inscrito acompanhando o mesmo percurso e de 13 a 17 anos, com
autorização assinada pelo responsável;
6- Investimento:
*R$ 60,00 (camisa do evento);
* R$ 30,00 (sem a camisa do evento);
* Estudante até o Ensino Médio: - R$ 40,00 (com
camisa do evento);
- R$ 20,00 ( sem a camisa do evento).
7- A participação no evento deverá ser postada no instagran da
Equipe,
conforme desenvolvimento da tarefa 02.
# 50 pontos – 10
inscrições;
100 pontos- até
15 inscrições;
150 pontos- até
20 inscrições;
200 pontos- até
25 inscrições;
250 pontos- a partir de 30
inscrições.
Obs.: * A Equipe que não participar com a quantidade
mínima será penalizada;
*Será vendido o almoço a R$ 10,00 para quem
quiser prestigiar o evento;
*O investimento com desconto é para
estudantes até o Ensino Médio;
*Os kits serão entregues no local do
evento, no dia 25 de agosto, a partir das 7h.
TAREFA 03:
ü
A EQUIPE DEVERÁ FAZER UMA
POSTAGEM DE FOTOS NO INSTAGRAN DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO DA TAREFA.
DESENVOLVIMENTO DA TAREFA
1. A postagem deverá acontecer entre os dias 25 de agosto a 06 de setembro,
com no mínimo 1 foto por dia e por Equipe, divulgando o evento com a
#tônamelhorgincana @colegiosei;
2. A foto deverá ter o nome da Equipe, o nome da
Gincana, nome do Colégio e a hashtag;
3. A foto deverá estar relacionada com o tema.
A foto deverá ser postada no instagran das
Equipes e estar acompanhada da hashtag. A tarefa será conferida no dia 06 de
setembro, até às 11h.
# Tarefa cumprida: 150 pontos
# DATA: 27 DE AGOSTO (terça-feira)
Local:
Colégio SEI
TAREFA 04:
A equipe
realizará uma divulgação para animar a galera, motivando os alunos a
participarem da Gincana. A tarefa será realizada na terça-feira, no intervalo
do Ensino Fundamental e Médio.
Essa é a melhor hora para que as lideranças
incentivem os componentes de sua equipe. Vamos participar da GINCANA!!!!!
A equipe deverá fazer uma
divulgação dos VIII Jogos Solidários do Colégio SEI.
DESENVOLVIMENTO DA TAREFA
1. A equipe deverá fazer uma divulgação da gincana;
2. A apresentação não poderá exceder o tempo de 5 minutos;
3. A apresentação terá que fazer referência aoTEMA DA GINCANA.
# Tarefa cumprida - 50 pontos;
50
pontos – organização;
100 pontos – criatividade.
TAREFA 05:
ü TAREFA DE ARRUMAÇÃO
Cada Equipe
deverá apresentar 3 integrantes, no mínimo, para ajudar na arrumação da quadra,
com horário e dia a combinar.
# 90 pontos para a Equipe que apresentar
os 3 integrantes.
GINCANA
# DATA: 03 DE SETEMBRO (terça-feira)
Hora: 18h
Local: Praça de
Eventos e Quadra do Colégio SEI
ü ABERTURA
TAREFA 06:
DESFILE
- Cada
Equipe deverá participar do desfile, cumprindo com o solicitado:
1-
Apresentar 8 integrantes para carregar as bandeiras e faixas;
2-
Mascote;
3-
Líderes de torcida ;
4-
Estandarte;
5-
Pelotão com mínimo de 50 alunos uniformizados com camisa na
cor de sua Equipe.
- Pontuação:
200 pontos para a Equipe que apresentar e cumprir os itens 1, 2, 3 e 4; o
item 5 valerá 100 pontos;
- Concentração
às 18h, na Praça de Eventos, em frente à Prefeitura, e saída às 18h30min.
- A Equipe
que se atrasar perderá 100 pontos.
Desenvolvimento
da tarefa em anexo A.
# 300
pontos.
TAREFA 07:
Todos os anos, as Equipes escolhem seus
mascotes. Este ano, não será diferente!! HAHAHAHA.
A Equipe
deverá apresentar um mascote para animar
a sua torcida.
DESENVOLVIMENTO
DA TAREFA:
1.
O mascote deverá ter um figurino com a cor da
equipe e fazer alusão ao tema;
2.
O mascote deverá saber o Grito de Guerra da Equipe
e estar presente na apresentação;
3.
O mascote deverá estar presente durante os três
dias da gincana;
4.
Caso ocorra algum problema médico ou de ordem
maior, a Equipe poderá ter apenas um suplente para troca durante a gincana. A Comissão
deverá ser notificada sobre a troca e deverá avaliar se o motivo será aceito ou
não. Caso ocorra a troca para o suplente, o participante não poderá mais ser
substituído. A Comissão Organizadora poderá solicitar o mascote a qualquer
momento.
# Cumprimento - 50 pontos(ponto diário);
Performance
- 100 pontos (ponto diário);
Figurino
– 100 pontos (ponto diário).
TAREFA 08:
Falou em GINCANETES, então falou em Gincana do Colégio SEI… Podem até
tentar copiar, mas há oito anos essa tarefa faz parte da melhor gincana de
Itaocara e é a nossa cara!
A EQUIPE DEVERÁ APRESENTAR UMA TORCIDA ORGANIZADA COM ATÉ 20 COMPONENTES,
SENDO QUE O MASCOTE DEVERÁ FAZER PARTE DA COREOGRAFIA!
DESENVOLVIMENTO
DA TAREFA:
1- A coreografia com acompanhamento musical deverá ter a duração de, no
máximo, oito minutos;
Obs.: A trilha musical deverá ser a mesma durante as apresentações da
gincana.
2. As apresentações serão realizadas no centro
da quadra;
3.O figurino deverá apresentar a cor da Equipe;
4-As
gincanetes deverão saber o grito de guerra para animar sua Equipe durante
a gincana;
5-As
apresentações serão realizadas durante a gincana, entre as tarefas, nos quatro dias;
6-A comissão não vai exigir que as
gincanetes sejam as mesmas sempre, porém todas precisam saber a coreografia.
# Cumprimento – 50 pontos (pontuação diária);
Coreografia – 100 pontos (pontuação diária);
Figurino –
100 pontos(pontuação diária).
TAREFA 09:
Os gritos de
guerra servem como uma identificação da Equipe, podendo ser usados de diversas
formas. Normalmente, os gritos de guerra são feitos antes do início da
atividade para abrir a tarefa que a Equipe irá realizar.
A Equipe deverá fazer um grito de guerra para convocar sua torcida.
DESENVOLVIMENTO
DA TAREFA:
- Deverão constar no Grito de Guerra o nome da Equipe e uma mensagem
relacionada ao tema;
- A Equipe deverá entregar à Comissão Organizadora o Grito de Guerra
por escrito no dia do cumprimento da tarefa, antes da apresentação;
- Poderá apresentar o Grito de Guerra um grupo de 10 alunos,
representantes ou não.
# Tarefa cumprida – 50 pontos.
TAREFA 10:
Cada Equipe
deverá apresentar um estandarte temático, que ficará exposto na Quadra do Colégio.
O estandarte terá que medir no mínimo 2m x 1 40 cm e ter a cor predominante da
equipe.
# 100 pontos – Tarefa cumprida.
OBS.: As tarefas de nº 1,2,3 e 4 serão apresentadas
juntas na quadra.
TAREFA 11:
Cada equipe
deverá apresentar 2 pais (mãe ou pai) do Colégio SEI para realizar uma tarefa
surpresa com seu(sua) filho(a).
# Pontuação surpresa.
Tarefa
cumprida - 200 pontos.
TAREFA 12:
Exposição de artesãos de Itaocara e regiões.
Cada Equipe deverá apresentar 4 artesãos, no mínimo
, para uma exposição dos seus feitos. Entre
o material exposto, deverá ter artesanato de heróis.
# 80 pontos
JOGOS ESPORTIVOS
* 200 pontos
para a Equipe vencedora por jogo:
- Queimada
feminina - 6° e 7° ano
- Equipe Amarela X Equipe Azul;
- Queimada
masculina - 6° ao 9º ano -
Equipe Amarela X Equipe Azul;
- Queimada
feminina - 8° e 9° ano - Equipe Amarela X Equipe Azul;
- Queimada
feminina - E. M.
-Equipe Amarela X Equipe Azul.
# DATA: 04 DE SETEMBR0 (quarta-feira)
Local: Colégio SEI,
às 7h
JOGOS ESPORTIVOS
* 200 pontos para a Equipe vencedora por jogo:
-
Handebol masculino - 6° e 7° ano - Equipe Amarela X
Equipe Azul;
- Handebol
feminino - 6° e 7° ano - Equipe Amarela X
Equipe Azul;
- Handebol
feminino - 8° e 9° ano - Equipe Amarela X
Equipe Azul.
TAREFA 13:
Eles são Super-Heróis
que não voam, não possuem capas, mas têm o poder de ajudar a cidade ficar mais
limpa e saudável. Não sabem de quem estamos falando? São os heróis catadores.
Quase tudo
que é reciclado passa pelas mãos dos catadores. Eles são verdadeiros agentes
ambientais, que ajudam a preservar o meio ambiente e os recursos naturais .
Além disso, ajudam a destinar os
resíduos corretamente, evitando a poluição
do ar, da água e do solo, gerando mais qualidade de vida para todos e mais
saúde pública, com uma cidade sem lixo nas ruas.
Os nossos
catadores super-heróis estão aí, pelas ruas, fazendo um serviço fundamental
para nós. Vamos reconhecê-los e incentivá-los?
Receberemos
em nosso Colégio, alguns trabalhadores do Centro de Triagem de Itaocara, para
darmos o nosso apoio e para assistirem ao desfile de roupas recicladas.
CATADORES:
OS SUPER-HERÓIS DA RECICLAGEM!
DESENVOLVIMENTO
DA TAREFA:
1-
Cada equipe deverá apresentar 6 modelos para o
desfile de roupas recicláveis;
2-
Um modelo deverá ser de um herói , com cópia ou invenção
própria;
3-
O desfile deverá ter acompanhamento musical , sob
responsabilidade da equipe.
# 50 pontos por modelo.
JOGOS ESPORTIVOS
* 200 pontos para a Equipe vencedora por jogo:
-
Handebol masculino - EM - Equipe
Amarela X Equipe Azul;
-
Handebol feminino - EM - Equipe Amarela X
Equipe Azul;
-Handebol masculino - 8° e 9° ano - Equipe
Amarela X Equipe Azul.
TAREFA 14:
Desafio: HERÓIS X CIÊNCIAS EXATAS
Tarefa de perguntas e respostas dentro da área de
Ciências Exatas .
Para realização da tarefa, cada Equipe deverá apresentar
dois alunos do 9ºano à 3ªsérie.
#Pontuação surpresa.
JOGOS ESPORTIVOS
* 200 pontos para a Equipe vencedora por jogo:
- Futsal masculino - 6° ano -
Equipe Amarela X Equipe Azul;
- Futsal masculino - 7° ano -
Equipe Amarela X Equipe Azul;
Obs.:
Havendo necessidade, realizaremos jogos
de futsal no dia posterior.
# DIA: 05 DE SETEMBRO (quinta-feira)
Local:
Colégio SEI, às 7h
TAREFA 15:
Iremos receber a Unidade Móvel do HemoCentro
de Campos para doação de sangue, que necessita de 70 bolsas diárias para manter
o estoque regular. E, no momento, encontra-se com o volume de doações bem
abaixo do ideal. Vamos ajudar a melhorar esta
estatística com doações de sangue!!!!
Cada equipe ficará responsável por 30
doações.
DESENVOLVIMENTO
DA TAREFA
1- Cada equipe ficará responsável por 30 coletas;
2-
Condições para doação:
*Apresentar um documento de identidade com
foto;
* Estar em boas condições de saúde;
*Ter peso superior a 50 kg;
*Ter idade entre 18 a 65 anos;
* Não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas
últimas três horas ( leite e derivados, empadão, salgados...)
3- O horário de coleta : a partir das 8h até às
15h , para quem estiver sido cadastrado;
4- Deverá ficar um aluno de cada equipe preenchendo a ficha com
os nomes dos doadores e ficando responsável pela entrega do certificado de
participação.
5- A Unidade Móvel ficará estacionada próximo ao
Colégio SEI;
6- A Equipe deverá divulgar no instagran a postagem do cartaz da tarefa (oferecido
pela organização ); Anexo C
#Pontuação : * 500 pontos - tarefa cumprida.
JOGOS ESPORTIVOS
* 200 pontos para a Equipe vencedora por jogo:
- Futsal masculino
- 8° e 9° ano - Equipe Amarela X Equipe Azul;
- Futsal feminino -
livre - Equipe Amarela X Equipe Azul;
- Futsal masculino - EM - Equipe
Amarela X Equipe Azul.
Obs.: Havendo
necessidade, realizaremos jogos de
futsal no dia anterior.
TAREFA 16:
Seja humano! Seja herói!!!
Você pode até nunca ter percebido, mas
estamos todo o tempo cercados por heróis e heroínas. Melhor ainda: somos, todos
nós, heróis e heroínas, seres mitológicos que, no momento certo, podem
corporificar sua identidade secreta e fazer ações… heroicas. Isso acontece
porque nós, humanos, trazemos impressos na base da nossa mente modelos de
comportamento e formas de nos relacionar com o mundo que são chamados de
arquétipos na psicologia analítica, escola fundada pelo psiquiatra suíço Carl
Gustav Jung (1875-1961).
Beneficiar o
próximo, ajudar a comunidade, salvar a Terra é a fórmula secreta que permite
que nós, cidadãos comuns e sem superpoderes, também possamos ser heróis com uma
legião formada na maior parte das vezes de anônimos !!!
"Um herói pode ser qualquer
um, até mesmo um homem fazendo algo tão simples e reconfortante como colocar um
casaco em torno dos ombros de um menino, para
deixá- -lo saber que o mundo não tinha terminado." Batman
Cada Equipe
terá que fazer uma apresentação de uma peça teatral.
DESENVOLVIMENTO DA TAREFA
1. Cada Equipe deverá apresentar uma peça teatral;
2. A quantidade de personagens será de acordo com a necessidade de cada Equipe;
3. Deverá fazer alusão ao texto acima;
4. Poderá ser acompanhado de um fundo musical;
5.
A apresentação não poderá ultrapassar 20 min.
PONTUAÇÃO:
150 pontos para
a melhor caracterização/figurino.
150 pontos
para a melhor apresentação.
JOGOS ESPORTIVOS
* 200 pontos para a Equipe vencedora por jogo.
- Basquete masculino – 8º e 9º ano- Equipe Amarela
X Equipe Azul;
- Basquete masculino - EM - Equipe Amarela X Equipe Azul;
TAREFA 17:
A Comissão Organizadora/2019 tem o prazer de
apresentar uma das principais tarefas dos Jogos Solidários: A TAREFA SOCIAL.
Todo ano, a Gincana do Colégio
SEI orgulha-se em doar mantimentos
arrecadados. Tendo a ideia central da
tarefa a solidariedade- “Compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas
pelas outras e cada uma delas por todas”, vamos fazer a nossa parte e
arrecadar donativos para as instituições que precisam da nossa ajuda.
“Quando você deseja o bem, o bem te deseja também!”
* A Equipe deverá
apresentar a quantidade mínima exigida por alimento.
# 800 pontos – tarefa cumprida.
- Entrega do
material arrecadado para contagem dos pontos. (Anexo B)
JOGOS ESPORTIVOS
* 200 pontos para a Equipe vencedora por jogo:
- Voleibol masculino - 8° e 9° ano - Equipe Amarela
X Equipe Azul;
- Voleibol
masculino - EM - Equipe Amarela X Equipe Azul;
-Voleibol
feminino - livre - Equipe Amarela X Equipe Azul
Obs.: Havendo necessidade, realizaremos
jogos de futsal no dia posterior.
Comissão Organizadora:
Professora Ludmilla Alves e Professor Wéverton Rodrigues.
Coordenadora Aline
Martin e Direção do Colégio SEI.
Itaocara - Agosto
/ 2019
0 comentários:
Postar um comentário