Renata Cretton
é das profissionais mais respeitadas do Estado do Rio de Janeiro, na sua área
de atuação. Através da Naipe Ideias Criativas, estimula pessoas e empresas, a
se reinventarem e conquistarem o espaço que desejam, na vida e no mercado de
trabalho. Para isso, não é permitido amadorismo. Qualidade, Planejamento e
Ações Concretas, fazem toda diferença.
Renata com o marido e sócio, Fabrício Rosa |
Renata
Cretton
– A Comunicação é tudo para a permanência de qualquer tipo de relacionamento.
Estava fazendo essa análise ainda hoje, enquanto fazia minha leitura matinal (o
livro da vez é Poder Sem Limites, de Anthony Robbins), que fala do sétimo poder
para o sucesso: a COMUNICAÇÃO. Não é à toa, que fui procurar formação
universitária na área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, na UFF,
como profissão, depois de ter cursado Letras, na UFRJ. Mas com o advento da
internet e no mundo das mídias sociais, todos têm esse poder de comunicar mais
intensificado.
Nova
Voz ONLINE
– As pessoas e as empresas estão sabendo usar bem as ferramentas disponíveis,
para atingir os objetivos propostos?
Renata
Cretton
– A grande questão é: qual é a qualidade dessa mensagem? A qualidade vem da qualidade
de ser do interlocutor; precisamos ser antes de fazer e antes de ter retorno.
Nesse sentido, entende-se que, quem tem seguidores é que tem algo a comunicar. Claro,
que cada um com seu público. Sendo assim, entendo que comunicação, nos dias
atuais, além de primordial, é questão de sobrevivência, principalmente, no que
diz respeito a negócios, empresas.
Nova
Voz ONLINE
– Como a grande maioria tem Facebook, tem Whatsapp, e outras ferramentas, o
profissional da área, o jornalista, o publicitário, é dispensável? “Eu mesmo
escrevo, faço e divulgo”, dá certo? Explique-nos, por favor.
Renata
Cretton
– Como comecei a falar na questão anterior, sim, todo mundo sempre teve o poder
de comunicar: essa é uma característica do ser humano. Whatsapp, Facebook,
Instagram e tantas outras mídias sociais são apenas ferramentas que dão voz às
pessoas, mesmo sem serem profissionais da área. Tem muita gente sem formação
que começa nessa área e funciona. E dá certo.
Nova
Voz ONLINE
- Por que isso acontece?
Renata
Cretton
– Porque a comunicação é questão de autoconhecimento, de decisão, atitude,
personalidade, carisma, e, por isso, as pessoas se identificam com esse perfil.
Daí a preferência pelas pessoas seguirem e quererem ver histórias e não
produtos. O grande lance dessa grande questão é: o mercado mudou, as formas de
se comunicar mudaram e os profissionais da área precisam acompanhar isso para
se destacarem como essencial para direcionar o crescimento desses negócios,
empresas e pessoas. Note que, quando esses perfis estão em ascensão ou precisando
melhorar, eles vão precisar e procurar um profissional para essa direção. Porque
fazer, todo mundo faz; mas criar, planejar, direcionar, só um profissional
gabaritado faz. Daí a necessidade de valorização desse serviço.
Renata e Fabrício realizam excelente trabalho na NAIPE |
Renata
Cretton
– É isso!!! Se algo está tomando corpo, crescendo e aparecendo na internet, ela
sozinha não vai se bastar. O que vemos muito em nosso dia-a-dia, na Naipe
Ideias Criativas, nossa agência de ideias, há 17 anos, é que os clientes chegam
ávidos por acontecer algo diferente no negócio deles, mas não sabem o que, em
que direção, muito menos, onde querem chegar.
Nova
Voz ONLINE
– E qual é a dica?
Renata
Cretton
– Os negócios micros, pequenos e médios, todos podem ser grandes; a grande
questão são as pessoas: o que elas querem muito? Qual é o objetivo dessas
pessoas com relação ao negócio delas? Geralmente, não sabem! Essas grandes que
você citou, com certeza, sabiam disso, ou foram bem orientados para isso, mas
principalmente, elas ouviram e encontraram um caminho em conjunto com
profissionais excepcionais para que a base tivesse boa, para que uma grande
comunicação seja feita, com resultados. Não adianta toda uma comunicação linda,
criativa, excelente e a empresa/negócio/pessoa não receber esse cliente como
ele divulgou. Por isso, as empresas precisam também estar antenadas e seus
dirigentes participarem de cursos para entender melhor tudo isso que está
acontecendo para saber compreender o trabalho de um profissional desses.
Nova
Voz ONLINE
– Qual é a importância de um layout claro e objetivo, de textos concisos e
intensos, de estudo e pesquisa sobre o que informar? O que divulgar? Para que e
comunicação seja bem feita?
Renata
Cretton
– Bem simples essa resposta: porque precisa ser diferente do comum para se
sobressair. Nós lembramos daquilo que precisamos adquirir e na hora de decisão
de compra, escolhemos o que nos chamou mais atenção. Quer crescer, quer fazer
diferente, mas principalmente, quer ter resultados? Contrate um profissional.
Mas não esqueça que precisam determinar que resultado querem ter. Com isso em
mãos, o profissional vai saber qual é a melhor linguagem para layouts, textos e
roteiros para as mídias a serem utilizadas.
Nova
Voz ONLINE
- É provável que o que chamamos de mundo REAL, cada vez mais, venha a se tornar
virtual. A compra de bens e serviços, feitos MAJORITARIAMENTE on line. Já
estamos vendo isto hoje, e no futuro será ainda mais. SENDO ASSIM, quem já
agora, tiver contato com um profissional da área de Comunicação, e estruturar
seus negócios com boa orientação, usando veículos de comunicação com bastante
visualização, bem acessados, sai na frente neste mundo novo?
Renata
Cretton
– Ter um negócio, construir uma marca, seja ela empresarial ou pessoal, requer
cuidado, atenção, dedicação, esforço, planejamento e AÇÃO. Por isso, acredito
que isso se constrói diariamente, fazendo diferente um pouquinho todos os
dias. Para quem já tem essa mentalidade,
a mudança será natural. Já para quem entende que seu negócio é tradicional o
bastante que não tem como fazer diferente, vai morrer!! SIM! Esse é o termo!
Nova
Voz ONLINE
– Alguns leitores podem achar que está sendo dura.
Renata
Cretton
– Não é ser dura, é ser muito realista.
Já estamos dentro do olho furacão dessas transformações. Enxerga quem
quer, mas principalmente, para aqueles que estão abertos a enxergar tudo isso. Sabe
aquela expressão “pensar fora da caixa”? Hoje, tudo que é diferente do padrão,
segue essa premissa, mas daqui a bem pouco tempo, será condição, será hábito,
será normal, como usar um micro-ondas antes era surreal. E será um dia feliz
pra mim, que busca essa realização: abrir mentes, para que pessoas não tenham
impactos devastadores quando acordarem para essa realidade. Por isso, tenha um
contato com um profissional da área AGORA, procurem veículos inovadores e bem
vistos JÁ! Isso vai te levar anos luz à frente de quem não descobrir isso em
tempo.
OS PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO
Nova
Voz ONLINE
- Nisto tudo, qual é o papel que nós, profissionais de comunicação, temos a
cumprir?
Renata
Cretton
– Não ache que seja balela tudo isso que coloquei até agora. Ou que é “papo de
vendedor”. Ou ainda “ah! Ela tem alguma vantagem nisso!”. O nosso papel de
profissional da comunicação é: INFORMAR/ENSINAR/COMUNICAR/APRENDER. Claro,
aprende apenas quem quer. Então, seja essa pessoa! Nós, profissionais da
comunicação, precisamos melhorar/atualizar-nos tanto quanto um profissional da área
de saúde para não terem resultados fatais em sua carreira. Temos que lutar para
que os negócios não morram, que mentes brilhantes não morram e que o mercado,
com toda essa transformação, possa absorver todos aqueles que estão se
esforçando agora para fazer diferente e fazer a diferença nesse mundo.
Nova
Voz ONLINE
- Chacrinha, o Velho Guerreiro, usava como bordão QUEM NÃO SE COMUNICA, SE
TRUMBICA. Para encerrar, o que diria aos nossos leitores?
Renata
Cretton
– Desde criança muito tímida, eu entendia que precisava aprender a me comunicar
melhor, justamente por causa desse bordão: “quem não se comunica se trumbica”.
Essa fala do Chacrinha é tão atual e tão atemporal, não é mesmo? Fui evoluindo
com todos os medos que todos costumam ter, já que vamos ganhando esse medo ao
longo da vida e dos acontecimentos.
Nova
Voz ONLINE
– A comunicação é a chave então?
Renata
Cretton
– Se pensarmos em todos os problemas que existem, principalmente, os mais trágicos,
a base deles é a comunicação. Uma separação de um casal, brigas entre amigos e
parentes, frustrações, guerras, conflitos, falta de emprego, corrupção, fome,
degradação do meio ambiente etc. Digo isso, porque comunicação também é o que
você entende da mensagem comunicada, mas acima de tudo, é o que você faz com
essa informação. Qual é a sua reação? Você age de acordo o que você sabe? Qual
é o seu pensamento com relação ao que você sabe? Você só reclama ou você
ressignifica? Você consegue enxergar o lado bom das coisas e coloca uma ideia
boa em ação ou fica apenas ouvindo coisas negativas e introduzindo isso? Pior,
transformando em doença? Não adianta! As empresas, os negócios, as pessoas não
serão incríveis, se não tiverem pessoas incríveis por trás de tudo! O
extraordinário não se sustenta em um negócio vazio!
Parabéns Renata pelo seu desempenho na entrevista, mostrando realmente o valor da "comunicação"!
ResponderExcluirParabéns Renata pelo seu desempenho na entrevista, mostrando realmente o valor da "comunicação"!
ResponderExcluirParabéns. Deixou uma mensagem de muito conteúdo.
ResponderExcluirParabéns! Renata,mais um motivo p estar lado a lado com vocês pessoas Incríveis que são.bjs
ResponderExcluirFalou tudo!!Exatamente isso!!Parabens!!
ResponderExcluir