É inquestionável que a Professora Valéria Tardivo é uma das melhores educadoras de toda região. Além do conhecimento, o entusiasmo pelas tarefas por ela desenvolvidas impressiona. Abaixo nos fala sobre a realidade escolar imposta neste período da pandemia, elogiando enfaticamente os alunos, os professores e os familiares dos alunos, pelo comprometimento com a fundamental tarefa da Educação.
O trio de SUPER CRAQUES da EDUCAÇÃO, Professoras Valéria Tardivo, Claudete Pontes e Sonia Santos, que transformaram o sonho de um colégio de excelência, numa realidade para Itaocara e região |
Nova Voz ONLINE – Depois de um ano com aulas online, como profissional da área da educação, quais foram os aprendizados, que alunos, professores e familiares de alunos, tiverem que desenvolver, para que o sistema viesse a funcionar?
Valéria Tardivo – Acredito que nós todos fomos desafiados a viver um tempo totalmente diferenciado e logo nos adaptamos as novas exigências. Primeiramente, constatamos que somente em parceria com os familiares dos alunos seria possível fazer acontecer aprendizagem. E, de forma encantadora e eficaz, formamos um singular grupo de estudos, composto por professores, alunos, pais de alunos, coordenadores e direção e, como sempre, “educamos para além das margens, para além dos muros”.
Nova Voz ONLINE – Na sua avaliação, de professora da rede pública e também de uma escola particular, o SEI, da qual é diretora, os alunos de ambos os sistemas (público e particular) tiveram o mesmo aprendizado? Por quê?
Valéria Tardivo – Os alunos do SEI tiveram o privilégio de começar estudar remotamente no dia 16 de março de 2020, logo que iniciou a exigência de isolamento social, ou seja, mantiveram o foco e a rotina, mesmo que de forma diferenciada.
Nova Voz ONLINE – Sei que o seu conhecimento profissional é do município de Itaocara e da região. Mas se pensar nas redes públicas e privadas de grandes cidades, como o Rio e São Paulo, e também de lugares distantes, como o interior de Estados como o Amazonas; como estudar online, afetou o aprendizado?
Valéria Tardivo – Estudar totalmente online afetou o aprendizado no sentido do foco, da atenção, visto que a sala de aula montada em casa tem interferências diversas, de difícil solução, tais como internet com oscilações, ambiente desfavorável, interrupções súbitas e, em alguns momentos, até a timidez de determinados alunos interferem no processo de ensino-aprendizagem.
Valéria Tardivo, professora e diretora do Colégio SEI Itaocara |
Nova Voz ONLINE – Com certeza há aspectos positivos. Um deles é que o aluno passou a ter que ser mais responsável. Estudar em casa. Quando tudo isto passar (e vai passar!), acredita que o SEI, por exemplo, poderá continuar utilizando o sistema online, de alguma forma, com seus alunos?
Valéria Tardivo – Realmente o aluno tornou-se muito mais responsável e comprometido com os estudos. Na verdade, ficamos todos encantados e orgulhosos deste amadurecimento de nossos alunos. Acredito que não só SEI, mas todos os colégios utilizarão o sistema online em algum momento.
Nova Voz ONLINE – Nós sabemos, aqui em casa, que o SEI também cobra dos pais participação no processo educacional dos seus filhos. No sistema online, a cobrança terminou sendo maior. Que importância tem a família, no aprendizado das crianças, dos adolescentes e dos jovens?
Valéria Tardivo – A importância da família no processo de aprendizagem do estudante é indescritível. Somente em parceria com os familiares é possível oferecer educação de qualidade e plenitude! Tenho uma gratidão infinita pelos pais do SEI!!! Eles nos permitem ir além com seus filhos, confiam em nosso trabalho, acreditam em nossa proposta e não são apenas parceiros de sonhos, mas grandes amigos! Juntos, em 2020, com esses estreitos laços que cultivamos, fizemos toda a diferença no processo de ensino remoto dos alunos.
Estudar no SEI é a garantia de um aprendizado de alta qualidade, que além do conhecimento das matérias letivas, forma cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres |
Nova Voz ONLINE – E os professores Valéria? Imagino que 2020 deve ter sido o ano de maior desafio para todos os educadores (não importa a idade). Tiveram que aprender a usar os aplicativos, os programas e etc. Na sua visão pessoal e também no que observou em 2020, com relação aos seus colegas de profissão, como foi incluir-se no mundo online?
Valéria Tardivo – Os professores são desbravadores, grandes exemplos em superação, de quem sabe “combater o bom combate” com maestria, boa vontade, comprometimento! Eles não só se incluíram com excelência como também mostraram que “quem sabe faz a hora, não espera acontecer!” A todos os professores, gratidão, reconhecimento, sonoros aplausos!
Nova Voz ONLINE – O que você espera de 2021 na área da Educação? O SEI e o Estado, vão continuar com aulas online, vai haver uma mescla entre online e presencial ou as aulas presenciais vão voltar este ano? Se forem voltar (as aulas presenciais) quando acredita que isto vai acontecer?
Valéria Tardivo – Espero que 2021 seja um ano promissor, de ajustes necessários, de inclusão pertinente, de esperança de dias melhores, em que a empatia seja concretizada a todo o momento e o sorriso largo volte a fazer parte de nossa história. Quanto ao tipo de oferta de modelo educacional, dependemos da Administração Municipal. Começamos as aulas em 08/02/2021 com aulas remotas e já nos preparamos para o ensino hibrido. No entanto, só retornaremos com aulas presenciais após receber o aval do Prefeito Municipal, do Secretário de Educação e da Secretária de Saúde.
Nova Voz ONLINE – Nada mais apropriado do que o lema do SEI para este momento: EDUCAR PARA ALÉM DAS MARGENS, ALÉM DOS MUROS. E foi isto: 2020 foi preciso ir bem além das margens, bem além dos muros. E 2021? Qual sua expectativa pessoal?
Valéria Tardivo – Nossa missão é Educar Para Além das Margens, Para Além dos Muros. A qualquer tempo essa é a nossa busca! A expectativa para 2021 é a vacinação de todos os brasileiros e, assim, a possibilidade de ter de volta a família SEI em ação nas dependências de nosso Colégio e os alunos voltando ao seu lugar de ser felizes!
Nova Voz ONLINE – Gostaria que deixasse uma mensagem para os alunos, familiares de alunos, professores e todos os envolvidos na educação, neste momento que se aproxima o início de mais um ano letivo. Muito obrigado!
Valéria Tardivo – A mensagem que tenho para o início do ano letivo vem de Cora Coralina: “Recria tua vida sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça!” A todos nós educadores de alma e coração, desejo paz, criatividade, comprometimento, entusiasmo e sede de florescer!
Boa prezado Tompson! Meus parabéns por mais matéria de qualidade. Aproveito para parabenizar o Colégio SEI com o comprometimento de loga data com a Educação em nosso município.
ResponderExcluir