Chegamos
a Outubro.
Mês do Aniversário de Itaocara. Época que a Nova Voz ONLINE homenageia pessoas
que marcaram nossa história. E a história recente do município é marcada por
uma pessoa muito querida: o meu amigo, Hélio Sales.
Hélio Sales, no dia que tomou posse como Presidente da CDL Itaocara, ao lado dos primeiros membros de sua Diretoria |
Certamente ele foi um personagem que sempre assumiu papel proativo em nosso progresso. É curioso, que mesmo vivendo em Itaocara quase na mesma época, eu tenha demorado bastante até me tornar seu amigo. Foi apenas quando foi eleito Presidente da CDL Itaocara, que ficamos próximos. E a partir daí, inúmero foram os momentos que estivemos juntos.
Com seu dinamismo, Hélio trouxe os lojistas para o centro do progresso de Itaocara. Inúmeros foram os cursos, as capacitações. A presença do SEBRAE tornou-se notável em Itaocara. O Festival Gastronômico do Município, ocorrido em 2019, começou na nossa CDL, através do Hélio, que conseguiu o apoio do governo municipal e durante quatro dias, tivemos um evento que superou todas as expectativas. Foi o último GRANDE MOMENTO que tivemos. Depois veio a pandemia e tudo parou.
MEGA EVENTO Realizado na Data do Aniversário do Município, cuja ideia também surgiu na CDL Itaocara, presidida por Hélio Sales |
Alguns anos antes, fizemos a SILAC – Semana Itaocarense de Lazer, Artes e Cultura. Envolvemos empresários, artistas, intelectuais, músicos, ou seja: todos participaram. Com investimento financeiro irrisório do governo da época, tivemos cinco dias de magia, na celebração do aniversário de Itaocara. O desfile de moda, promovido pelo setor de calçados e confecções, transformou a beira rio, os nossos quiosques, num palco que brilhou, para milhares de pessoas.
Hélio com a família durante a SILAC |
Havia o nosso programa de rádio semanal, durante um tempo, voltado ao comércio. Buscávamos destacar o que víamos e podia incentivar o setor produtivo. O Hélio sempre tinha suas opiniões e as defendia com a fé e a garra que era característica de sua vida.
Hélio com o filho Pedro, ao lado da minha família: irmã Cristiane Thompson, sobrinha Giovanna Thompson e minha querida e também saudosa mãe Irenice |
Na época que começou a COVID 19, Hélio foi um dos protagonistas no enfrentamento à doença. Desde o início, deixou claro que seu compromisso principal era com a vida dos itaocarenses. Compreendeu a necessidade de manter o comércio fechado por um determinado tempo. Da mesma forma, soube quando começar a lutar para que reabrissem. Nunca buscou o aplauso fácil. Pelo contrário. Suas preocupações sempre foram autenticas.
Essa foto foi publicada dezenas de vezes nas colunas semanais escritas pelo Hélio, neste Blog, Nova Voz ONLINE |
Em outubro completa dez meses do seu falecimento de forma tão abrupta. Um dos crimes mais sentidos por todos nós, que amamos Itaocara. Pessoalmente, sinto um profundo vazio. O Hélio era meu amigo. Como faz falta ir até o pequeno escritório de sua loja e lá passar horas conversando. Ou recebe-lo em minha casa, para comermos sardinha frita (prato que adorava).
Hélio comandando o Show de Prêmios da CDL realizado nos finais de ano na beira rio de Itaocara com milhares de pessoas |
Fica aqui esse espaço de saudade. Espero que esse texto possa nos fazer lembrar o Hélio mais uma vez e que nossa saudade sirva de abraço e conforto, para Liete, o Pedro e o Rafael, para os irmãos e a mãe do Hélio; aos cunhados, aos amigos e a todos da CDL Itaocara.
Helio se tornou um grande amigo da Itaocara e fazia questão de conquistar ainda mais amizades, isso lhe garantiria abraçar nossa princesinha! Grande amigo, maior ainda a saudade de um grande amigo!!!
ResponderExcluir