Os Empreendedores, Carlos
Luiz Dias dos Santos e Aloízio Mota de Castro, proprietários
da RCA Sistemas, contam um pouco desta empresa, que surgiu em nossa Aldeia da
Pedra, e em vinte anos, conquistou mais de cinco mil clientes em todo o Brasil.
| Ousadia, aliada ao bom senso e o profissionalismo, são a base do trabalho liderado pelos empreendedores Carlos Luiz e Aloízio Mota de Castro na RCA Sistemas |
Carlos Luiz Dias dos Santos – Eu cresci em Portela, 3º Distrito de Itaocara. Estudei em Escola Pública. Especificamente, no Colégio Jaime Queiroz de Souza. Quando mudei para Itaocara pude continuar os estudos, concluindo o curso de Formação de Professores. E foi em Itaocara que comecei a trabalhar na Ita Representações e Produtos Farmacêuticos, iniciando minha experiência no ramo de TI.
Aloízio Mota de Castro – Eu também nasci em Itaocara, mas a minha infância e adolescência morei no Goiabal, zona rural de Cambuci, onde estudei até a 3ª série e o restante cursei no Distrito de Funil. Apesar de morar na zona rural e meus pais terem pouca formação escolar, sempre fui incentivado a estudar. Aos 16 anos fui cursar informática industrial na ETFC Campos (hoje IF). Mais tarde cursei ciências da computação na Unicam.
Nova Voz ONLINE – Como se juntaram para criar a RCA SISTEMAS?
Carlos Luiz – Criei primeiro uma empresa chamada CL@ Informática, que vendia suporte, equipamentos de informática e ministrava cursos. Foi quando percebi a necessidade de sistemas de gestão que auxiliassem alguns clientes no controle de estoque e financeiro. Foi quando convidei o Aloisio para ser meu sócio. Alugamos uma sala comercial e contratamos uma secretária. Num pequeno espaço comercia bem modesto, começou a história que em 2021 completa 20 anos.
Aloízio – Foi isto. Eu havia me formado no curso técnico, quando fui contratado para trabalhar na CL@ Informática, consertando computadores, dando aulas e por último, desenvolvendo sistemas. Foi aí que o Carlos me convidou para montarmos a RCA.
| Sheldon, Idali, Carlos Luiz e Aloísio, equipe unida, liderando o trabalho desenvolvido pela da RCA Sistemas |
Nova Voz ONLINE – Há alguma história ou detalhe deste início da empresa, que seria interessante nos contar?
Carlos Luiz – O que não faltam são histórias. Há vinte anos, poucos tinham acesso a Internet em Itaocara. Imagine como era para encontrar mão de obra qualificada.
Aloízio – Tudo era muito difícil. Nessa fase inicial, fazíamos de tudo um pouco. Porém, foi um período muito importante para o nosso crescimento pessoal e da empresa.
Nova Voz ONLINE – E como conseguiu igualar a concorrência?
Carlos Luiz – Eu viajava muito. O que podia fazer, para tornar as condições iguais, era trabalhar. Jornadas de vinte horas diárias. Trabalho nos sábados, domingos e feriados. Junto com isso, o desejo de ter um produto adequado ao meu cliente.
Aloízio – Muitas empresas precisavam se desenvolver. Sabíamos que nosso trabalho iria fazer a diferença para os clientes. O crescimento da RCA Sistemas é o crescimento dos clientes.
A Importância dos
Recursos Humanos
Nova Voz ONLINE – Qual a importância a RCA dá ao pessoal que trabalha para empresa?
Aloízio – Total importância. Os colaboradores são os pilares da empresa. A conquista do mercado é fruto do trabalho de alta qualidade que realizam.
| Pessoas qualificadas são o coração e o desafio da RCA Sistemas |
Carlos Luiz – O maior patrimônio das empresas são os colaboradores. Eu adoro um pensamento que diz: “sonhos só se tornam realidade quando sonhamos juntos”.
Nova Voz ONLINE – A RCA Sistemas oportuniza aos funcionários desenvolverem uma carreira dentro da empresa?
Carlos Luiz – Nossos sonhos são coletivos. Para vencer a dificuldade da distância dos grandes centros, só temos a alternativa de qualificar e aperfeiçoar nosso pessoal.
Aloízio - Competimos com empresas de cidades como Rio e São Paulo. Mesmo assim nos destacamos, graças à dedicação e competência do nosso pessoal.
Nova Voz ONLINE - Como fazem isto?
Aloízio - A empresa possui o setor de RH que está sempre empenhado em capacitar, treinar e valorizar os colaboradores.
Carlos Luiz – No início, buscamos colocar nosso pessoal, trabalhando diretamente com as farmácias. A partir daí, criamos um know how tecnológico e humano.
Nova Voz ONLINE - Há dificuldade em achar profissionais capazes de encontrar as soluções e demandas levadas a RCA pelos clientes?
Aloízio - Muita dificuldade. No passado, quando qualificávamos a maioria dos nossos colaboradores, a dificuldade era maior.
Carlos Luiz – Esse é o grande desafio do Brasil. Mesmo em grandes centros, encontrar pessoal qualificado, não é fácil. Formar o próprio pessoal demanda tempo, aumenta custos e atrasa projetos.
A Tecnologia dos Sistemas
Nova Voz ONLINE – Para o leitor leigo, podem explicar o que são os sistemas?
Aloízio - São aplicativos armazenados no computador que tem o objetivo de capturar informações do usuário, automatizando um ou mais processos da empresa.
Carlos Luiz – Ou seja, fornece ao empresário um saber maior do seu negócio. Dependendo do sistema, permite compreender melhor como anda o próprio mercado.
| A série de matérias publicadas na Nova Voz ONLINE, desde o dia 1º de Outubro, em homenagem aos 131 anos de Itaocara, tem o apoio cultural e histórico da RCA Sistemas |
Nova Voz ONLINE – Os sistemas que desenvolvem têm que importância para as empresas que contratam a RCA?
Aloízio - São fundamentais. Operam na parte de venda, faturamento, controle de estoque, tabela de preço, cadastro de cliente, fluxo de caixa, contas a receber e pagar, compras, indicadores para tomada de decisão, relatório, etc.
Carlos Luiz – No mundo corporativo atual, pequenos, médios e grandes negócios, precisam ter sistemas operacionais em pleno funcionamento. Se não, não sobrevivem.
Nova Voz ONLINE – A RCA trabalha com qualquer tipo de empresa ou há um segmento específico ao qual atendem?
Carlos Luiz – Nós temos excelência comprovada em vinte anos de funcionamento, no ramo farmacêutico. A maioria dos nossos cinco mil clientes espalhados por várias partes do Brasil, são deste setor.
Aloízio – Além das farmácias e drogarias, temos como clientes, padarias, lanchonetes, mercados, lojas de roupas, de material de construção e varejo em geral.
Nova Voz ONLINE – Atualmente a empresa possui cerca de cinco mil clientes em todo o Brasil. Pode nos contar sobre o desafio diário de atendimento a tantos clientes?
Aloízio – O suporte ao cliente é uma das áreas mais importantes da empresa e damos muita atenção a ela com treinamentos e qualificações. Temos um time muito bom.
Carlos Luiz – Tive um professor que gostava de citar o mais famoso verso do poeta Fernando Pessoa: “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”. O que torna a vida interessante são os desafios. Nós investimos forte para que nosso produto seja estável e resolva os problemas para os clientes.
Os Prêmios The Winner Awards e The Winner Quality Convention
Nova Voz ONLINE – Como o cenário macroeconômico brasileiro afetou a RCA Sistemas?
Carlos Luiz – Um dos motivos que nos deixou mais orgulhosos por receber neste ano de 2021, o prêmio The Winner Awards e The Winner Quality Convention, é justamente por termos conquistado no cenário atual, que o país e o mundo passam.
Aloízio – Tivemos que repensar e aperfeiçoar processos para torná-los mais eficientes. Nós conseguimos alavancar uma empresa que começou com três pessoas faz vinte anos. Hoje empregamos dezenas, atendendo milhares de clientes.
| Num evento em São Paulo, reunindo os maiores empresários brasileiros, Sheldon Ornellas, Diretor de Expansão da RCA Sistemas, recebeu o prêmio em nome da empresa nascida na nossa Itaocara, faz 20 anos |
Nova Voz ONLINE – Ao mesmo tempo, a palavra ONLINE nunca foi tão utilizada. Isto gerou novas oportunidades?
Carlos Luiz – Nós já trabalhávamos online em outros Estados, mas a pandemia obrigou que esse formato atingisse praticamente 100%. Desta forma, sem dúvidas, abriu oportunidades de negócios, com diminuição de custos em outros Estados.
Aloízio – Dito assim parece fácil. Mas foi um esforço hercúleo. Online é o futuro que virou presente, evidenciado nesse momento da pandemia.
E o Futuro?
Nova Voz ONLINE – O empresário Jorge Paulo Lemann, escreveu no livro SONHO GRANDE, que é fundamental viver o presente, mas já trabalhar no futuro, para não perder o bonde da história. E o futuro da RCA Sistemas?
Carlos Luiz – Não é à toa que ele é o empresário numero um do Brasil e um dos maiores empreendedores do Mundo. A RCA Sistemas vai aperfeiçoar os serviços que presta, abrangendo outros setores da economia. O planejamento é ampliar os negócios, trabalhando com as grandes redes e distribuidoras. Nossas ferramentas são plenamente capazes de atender o mercado nacional e internacional.
Aloízio - Estamos sempre pensando e planejando o futuro. Num meio tecnológico em que as coisas mudam muito rápido, temos que estar atentos e aperfeiçoando constantemente o produto ao qual disponibilizamos para nossos clientes ou entregando serviços novos a fim de mantê-los satisfeitos.
| A RCA Sistemas foi destaque na International Business Magazine, lançada num evento com grandes nomes da economia brasileira |
Nova Voz ONLINE – Nestes planos de médio e longo prazo a RCA tem alguma ideia de desenvolver projetos relacionados à questão social e ambiental?
Carlos Luiz – No curto prazo vamos desenvolver ações locais, atendendo a comunidades próximas a Itaocara e região noroeste, tanto na parte social, quanto ambiental. Já realizamos algumas coisas, mas ainda de forma incipiente. Mas sei que isto não é suficiente. Gostaria muito que nós, empresários, desenvolvêssemos uma atuação conjunta, para pressionar a União, os Estados e os Municípios, a fazer uma revolução na Educação.
Aloízio - Temos o objetivo de programar cursos específicos, para adolescentes e jovens, para que possam tornar-se aprendizes. Incluiremos estágios para formação de novos colaboradores, oportunizando acesso direto ao mercado de trabalho. Mas é como o Carlos falou: sem os governos fazerem a parte deles na educação, vamos encontrar enorme dificuldade no mundo Globalizado.
Um divisor de águas
Nova Voz ONLINE – Dentro de tudo o que falamos, qual é a importância de conquistar o prêmio “The Winner Awards 2021”?
Aloízio – Vejo como um divisor de águas para a empresa. Espécie de carimbo nos dizendo que estamos no caminho certo. Estou muito agradecido. São várias vidas dedicadas ao projeto RCA. Tenho muita gratidão a todo pessoal da RCA Sistemas. Os colaboradores, os clientes, os parceiros, que são os vencedores do prêmio junto conosco.
Carlos Luiz – A partir do prêmio, gostaríamos de criar uma sinergia com outros empreendedores, que nos capacite a fazer a diferença no futuro do país. Estamos extremamente felizes. Receber este prêmio renova nossa decisão de continuar fazendo a diferença, empregando famílias, pagando impostos, gerando progresso onde estamos.






















A tecnologia da informação cresce todos os dias sem parar, parabéns 👏👏👏
ResponderExcluirGostaria de saber pq nao mencionam um dos nomes que tbem contribuiu muito para o crescimento dessa empresa, um grande administrador, Rondinelli Pinheiro Marra, que tbem foi um dos fundadores da empresa e que por incrível que pareça não é lembrado em momento nenhum dessa matéria, mas o R, de RCA com certeza se refere ao nome dele!!!
ResponderExcluir