Escrever sobre Dr. Robério é sentir saudades, é encher o coração de emoções. Eu mudei para Itaocara em 1985. Não votei nele na primeira vez que concorreu (na ocasião votei em José Maria Fernandes). Lembro que quando o resultado foi proclamado ele caminhou por onde hoje é o calçadão vestido de branco e as pessoas o aplaudiam e o acompanhavam.
Dr. Robério ao lado do seu grande amor, Dona Celeste |
Começava ali um momento épico da história de Itaocara. Até hoje eu não sei explicar como numa época em que a arrecadação pública era quase simbólica, Dr. Robério conseguiu transformar em quatro anos a zona urbana e rural do município. Tenho até medo de escrever o que ele fez e as pessoas dizerem que é mentira. Mas acreditem ou não, Dr. Robério calçou e saneou bairros inteiros. Palavra de honra!
O BNH, o Bairro Sardinha, o Eucalipto, mais da metade da Cidade Nova, todo o Florestal, o Cruzeiro, o São Benedito, o Bela Vista, estes bairros foram calçados e saneados por Dr. Robério. Construiu o prédio onde hoje funciona a FAETEC, o prédio onde está o CAPS, o Calçadão, a quadra do BNH, levou água para Conceição, Papagaio, Vista Alegre, Duas Porteiras, fez as creches de Laranjais, Portela.
Bastidor de um dos grandes carnavais feitos por Dr. Robério |
Vou parar para não dizerem que estou aumentando. Mas quem viveu aquele período vai deixar mensagem apontando muitas e muitas coisas importantes, como o Centro de Saúde, que já ia esquecendo. E o piso do funcionário público, que era o maior da região.
É preciso fazer um registro especial a atuação do médico Dr. Antônio de Pádua Gevu Barcellos, que como Secretário de Saúde, teve uma gestão formidável, implantando diversos serviços importantes como o CAPS e fazendo funcionar o atendimento de toda Secretaria de ponta a ponta.
Saudades de encontrar Dr. Robério no bar do Manoel, com Babinha, Babão, Alvaró Antônio, Paulo Lorosa, José Moisés, Cica, Ronaldo Lessa, César Malhano. Pessoas bem humoradas, que junto com Turquinho, Magno, Dedé e tanta gente simples e boa, fazia parte do ciclo de amizade do Dr. Robério.
Na segunda-feira passada se estivesse conosco, ele teria feito aniversário. Certamente Dona Celeste, grande mulher, companheira, pessoa a quem minha família tem gigantesca admiração sentiu o coração doer de saudade.
Dona Celeste com os filhos Robério Júnior e Gustavo |
Muito obrigado Dr. Robério por tudo o que o senhor fez pelo nosso povo que hoje celebra 133 anos de emancipação.
0 comentários:
Postar um comentário