Anuncie aqui seus produtos.

Divulgar é um investimento

Estaremos sempre trazendo o que acontece na Região e no Mundo para você

-->

domingo, 29 de dezembro de 2024

Pref. Heriberto pede atenção aos moradores da rua Ana Catarina e dos bairros Adovani e Caxias devido a chuva

O Prefeito Heriberto Pereira de Oliveira pede aos moradores da rua Ana Catarina e dos bairros Adovani e Caxias para ficarem em alerta por causa do grande volume de água no Caeté.

- Todas as Secretarias da Prefeitura de Itaocara estão de plantão, de olho nos transtornos causados pelas fortes chuvas que ocorrem no município e região. Especialmente a Defesa Civil e a Guarda Municipal estão prontas para atender imediatamente ao cidadão em qualquer emergência.

O chefe do Executivo pediu ainda para que todos os moradores fiquem em alerta, especialmente os que moram na rua Ana Catarina e nos bairros Adovani e Bairro Caxias, devido a localidade do Caeté está com grande volume de chuva.

- Necessário estarem atentos para caso haja transbordo. A Prefeitura, desde sábado, está em alerta máximo. Diversas localidades da zona rural do município estão enfrentando dificuldades e nós estamos fazendo o máximo para cuidar da população.

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO PRONUNCIAMENTO COMPLETO DO PREFEITO HERIBERTO PEREIRA DE OLIVEIRA


Share:

sábado, 28 de dezembro de 2024

Pastor Saury Alvarenga sugere novo Projeto Tatu para acabar com o caos que as chuvas causam em Itaocara

Como é praxe quando chove muito, a rua São José, principal via de Itaocara, ficou alagada neste sábado, sendo fechada pela Guarda Municipal. Isso demonstra esgotamento da nossa rede pluvial, cujos últimos investimentos significativos foram feitos ainda pela gestão do Dr. Robério, nos anos de 1990.

O principal investimento da história do município em rede pluvial é o Projeto Tatu, esse na administração do Prefeito José Romar Lessa, nos anos de 1980. Então pense o quanto a rede está defasada pelo tempo.

Não é à toa que o nosso leitor, Pastor Saury Alvarenga, da Primeira Igreja Batista de Itaocara, nos enviou a seguinte mensagem:

- O Projeto Tatú está entupido e sobrecarregado. Na esquina do Posto Ipiranga deve ser feito uma enorme galeria e dali fazer o Projeto Tatú 2 em direção ao Posto Aldeia da Pedra. A partir desse ponto, outra galeria enorme, em direção ao ponto de ônibus, ao lado do bar do campo, atravessando a parte de trás do campo de futebol, indo até o Valão Santo Antônio. Vai aliviar muito estas cheias de chuvas nas ruas do centro.

Uma ótima sugestão que publicamente levamos ao Prefeito Heriberto Pereiro de Oliveira, próximo a sua posse, daqui a quatro dias. Trata-se de uma obra cara, complexa, um verdadeiro desafio, mas que concluída ficará na história de Itaocara. 

E é isso que esperamos: coisas que beneficiem o município muitos e muitos anos depois que o governo estiver terminado, como é o caso do já citado, Projeto Tatu I.

Share:

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Minha Mãe, Irenice Fernandes de Azevedo, faria 82 anos neste dia 27/12/2024, se ainda estivesse conosco

Se ainda estivesse conosco, minha mãe, Irenice Fernandes de Azevedo, estaria completando 82 anos nesta sexta-feira, dia 27 de dezembro de 2024.

Faz seis anos, em 2018, nós perdemos a pessoa física que ela era, mas para sempre ficam os bons exemplos, seu otimismo, o sorriso, a gargalhada, a alegria e o desejo de fazer o bem.

Lembro da Dona Irenice falando que se ganhasse um grande prêmio lotérico, encheria o maracanã de pessoas e serviria uma grande refeição, só para ver todos saírem com a barriga cheia.

Sempre cobrou o estudo meu e da Cristiane. O rostinho dela iluminou-se de felicidade, no ginásio da UFF, quando a Cris colou grau em Direito.

O talento da dona Irenice era costurar. Um capricho fora de série com as roupas que fazia. Verificava cada parte para ver se estava tudo certo, com enorme rigor. E quando a roupa caia bem numa cliente ou num cliente, ela sentia mais prazer do que a pessoa que usaria a roupa.

Acho que essa parte dela eu herdei quando escrevo meus textos. Adoro ver algo que escrevi bem feito. Não por ego, mas porque é o meu talento escrever, então é minha responsabilidade fazer bem feito, assim como ela fazia com as costuras.

Volta e meia encontro alguém que fala sobre minha mãe. São sempre elogios. A Cristiane, depois que a mamãe faleceu, assumiu o lugar dela na família com maestria. É uma mamãe maravilhosa da Giovanna, além de ser a melhor irmã que alguém pode ter.

Sem dúvidas, a união de nós três faz minha mãe feliz, em qualquer lugar do universo e em qualquer tempo, em que ela estiver.

Obrigado Mamãe. Nós te amamos!

Share:

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

A Ki Madeira pede que lembremos nas orações deste Natal, dos enfermos e dos que perderam entes queridos

Sem dúvidas alguma o Natal é a melhor data do ano. Tempo de estar ao lado da família, dos amigos, de trocar presentes, de sorrir e se divertir. Mas já pensou que neste dia 25 de Dezembro há pessoas enfermas, famílias passando o dia no hospital, ou mesmo de luto pela perda de um ente querido?

Por isso cabe a nós, cristãos, nos ser gratos por esse dia se estamos bem, mas sermos solidários com aqueles que estão sozinhos e precisam de nós. Se não puder ajudar materialmente, se não puder ajudar pessoalmente, faça algo que todos podemos: ore para que Deus possa estar ao lado de quem neste dia tem o coração apertado e para que breve haja para estes também paz e muitas alegrias.

Santo Agostinho disse que com o nascimento de Jesus, a própria vida havia se manifestado em carne, para que, nessa manifestação, aquilo que só podia ser visto com o coração, fosse também visto com os olhos e dessa forma curasse os corações.

Maravilhoso, não é mesmo? Aprendamos essa lição e Feliz Natal para todos da Ki Madeiras.


Share:

Core Contabilidade: "neste 25/12, Não esqueça do Deus menino que veio dar a sua vida pelo bem da humanidade

- Honrarei a paz que contemplo no presépio adorando a divindade no estado da infância de Jesus e imitando o quanto possa a sua santa Humanidade, em especial a sua simplicidade e caridade que o moveram a se fazer Menino para facilitar às suas criaturas o livre acesso a Ele.

Frase de Santa Luísa de Marillac

Não esqueça do Deus menino que veio ao mundo dar sua vida pelo bem da humanidade. Hoje, 25 de dezembro, é tempo de celebrar o seu nascimento. Tenhamos todos fé e façamos no dia o melhor que pudermos, com generosidade, para que não sejamos felizes sozinhos.

Um dia magnífico é o que deseja a Core Contabilidade aos Clientes e amigos


Share:

A Farmácia Itaocara, de Waltair Sias Gomes, lembra aos leitores que o primeiro lugar do mundo é o nosso lar

O primeiro lugar das nossas vidas é o lar, a família. Não há como ser feliz sem um lar harmônico, sem uma família unida. É de casa que caminhamos pelas ruas, que vamos para o trabalho, para o lazer ou para qualquer lugar.

Por isso tão importante ter sabedoria no relacionamento com as pessoas que mais amamos. Cuidado com as palavras. E há momentos que amar é ser firme, dizer palavras duras, mas sempre com amor.

E é por isso que o Natal é tão especial. Mais do que qualquer outra época do ano, nos coloca próximo a família e aos amigos mais queridos. Então guarde no coração, cada segundo dos bons sentimentos desse dia, para que o Ano Novo seja o melhor possível, partindo das atitudes que temos com os semelhantes.

Feliz Natal, Feliz Ano Novo.

Waltair Sias Gomes e Família,


Share:

O Vereador Diplomado, Jarbas Aleixo, Deseja Feliz Natal a você e sua família

O Dia de NATAL tem uma energia super especial. Sentimos no ar o amor, o carinho, o desejo de fazer feliz aos familiares e amigos. 

Vamos aproveitar ao máximo e fazer deste dia 25 de dezembro um momento inesquecível em nossas vidas. No dia do Ano Novo também. Vamos ser assim sempre, não importa o mês do ano, o dia, se é data especial ou não. 

Como seres humanos temos o poder de influenciar o ambiente em que vivemos. Sejamos então o centro das coisas boas. Sejamos as próprias coisas boas que nós e todos ao redor queremos.

Desse jeito, juntos, faremos de todos os dias do ano, Natal e Ano Novo.

Feliz Natal aos familiares, amigos, correligionários e todo povo de Itaocara.

Vereador Diplomado, Jarbas Aleixo


Share:

Com a publicação da mensagem de Natal do Papa Francisco, segue o Feliz Natal da Casa de Saúde João XXIII

Bendizei, não amaldiçoeis

Mensagem do Papa Francisco, Natal de 2024

Queridos irmãos e irmãs!

Agradeço de todo o coração ao Cardeal Re pelas suas palavras de felicitações; os anos não passam por ele! É bonito isto. Obrigado, Eminência, pelo seu exemplo de disponibilidade e de amor à Igreja.

O Cardeal Re falou da guerra. Ontem, não deixaram entrar o Patriarca [Latino de Jerusalém] em Gaza, como tinham prometido; e também ontem foram bombardeadas crianças. Isto é crueldade. Isto não é guerra. Quero dizê-lo porque mexe com o coração. Obrigado por ter feito esta referência, Eminência. Obrigado!

O título desta alocução é «Bendizei, não amaldiçoeis».

A Cúria Romana é constituída por muitas comunidades de trabalho, mais ou menos complexas ou numerosas. Pensando num tema de reflexão que pudesse beneficiar a vida comunitária na Cúria e nas suas várias estruturas, este ano optei por um aspeto que se enquandra bem com o Mistério da Encarnação, e perceber-se-á rapidamente porquê.

Pensei sobre o facto de falar bem dos outros e não falar mal deles. Trata-se de algo que diz respeito a todos nós, até o Papa – bispos, padres, pessoas consagradas, leigos – e em relação ao qual todos somos iguais. Porquê? Porque toca a nossa humanidade.

Esta atitude – falar bem e não falar mal – é uma expressão de humildade, e a humildade é o traço essencial da Encarnação, particularmente do mistério do Natal do Senhor, para cuja celebração nos preparamos. Uma comunidade eclesial vive em alegre e fraterna harmonia na medida em que os seus membros percorrem o caminho da humildade, renunciando a pensar e falar mal dos outros.

São Paulo, escrevendo à comunidade de Roma, diz: «Bendizei, não amaldiçoeis» (Rm 12, 14). Podemos entender esta exortação também do seguinte modo: “Falai bem e não faleis mal” dos outros, no nosso caso das pessoas que trabalham connosco no escritório, dos superiores, dos colegas, de todos. Falai bem e não faleis mal.

O caminho da humildade: acusar-se a si mesmo

Para praticar este caminho de humildade, proponho hoje a todos nós, como fiz há cerca de vinte anos por ocasião de uma assembleia diocesana em Buenos Aires, o exercício de acusar-se a si mesmo, segundo os ensinamentos dos antigos mestres espirituais, em particular Doroteu de Gaza. Sim, precisamente de Gaza, daquele lugar que agora é sinónimo de morte e destruição, mas que é uma cidade muito antiga, onde floresceram mosteiros e figuras luminosas de santos e mestres nos primeiros séculos do cristianismo. Doroteu é um deles. Na esteira de grandes Padres como Basílio e Evágrio, ele edificou a Igreja com instruções e cartas cheias de seiva evangélica. Hoje, seguindo a sua escola, possamos nós aprender a humildade de nos acusarmos a nós mesmos para não falarmos mal do próximo. Por vezes, nas conversas quotidianas, quando alguém critica, um outro pensa: “E em tua casa, como vão as coisas?” [olha quem fala!]. São as conversas quotidianas.

Numa das suas instruções, Doroteu diz: «Se ao humilde acontece algum mal, logo ele se repreende a si mesmo e julga igualmente que o mereceu. E não se permite censurar os outros nem culpar ninguém. Simplesmente suporta, sem perturbação nem angústia e com toda a tranquilidade. A humildade não se irrita nem irrita ninguém» (Dorothée de Gaza, Oeuvres spirituelles, Paris 1963, n.º 30).

E ainda: «Não procures conhecer o mal do teu próximo, e não guardes suspeitas contra ele. E se a nossa malícia as suscitar, procura transformá-las em bons pensamentos» (ibid., nº 187).

Acusar-se a si mesmo é um meio, mas é indispensável: é a atitude de base na qual se pode enraizar a escolha de dizer “não” ao individualismo e “sim” ao espírito comunitário, eclesial. Com efeito, quem se exercita na virtude de se acusar a si mesmo e a pratica frequentemente, liberta-se da suspeita e da desconfiança e abre espaço à ação de Deus, o único que cria a união dos corações. E assim, se cada um progredir neste caminho, pode nascer e crescer uma comunidade em que todos são guardiães uns dos outros e caminham juntos na humildade e na caridade. Quando alguém vê um defeito numa pessoa, pode falar sobre isso somente com três pessoas: Deus, a pessoa em questão e, se não pode falar com esta, com quem na comunidade pode cuidar dela. E nada mais.

Perguntamo-nos então: o que é que está na base deste estilo espiritual de se acusar a si mesmo? Na base está o abaixamento interior, marcado pelo movimento do Verbo de Deus, a synkatabasis, ou seja, a condescendência. O coração humilde abaixa-se como o de Jesus, que nestes dias contemplamos no presépio.

Perante o drama da humanidade tantas vezes oprimida pelo mal, o que é que Deus faz? Ergue-se na sua justiça e manda do alto a condenação? Assim o esperavam, de certo modo, os profetas até João Batista. Mas Deus é Deus, os seus pensamentos não são os nossos pensamentos, os seus caminhos não são os nossos caminhos (cf. Is 55, 8). A sua santidade é divina e, por isso, parece paradoxal aos nossos olhos. O movimento do Altíssimo é abaixar-se, fazer-se pequeno, como um grão de mostarda, como um rebento humano no ventre de uma mulher. Invisível. Começa assim a tomar sobre si a massa enorme e insuportável do pecado do mundo.

A este movimento de Deus corresponde, no homem, a acusação de si mesmo. Não se trata, antes de mais, de um facto moral: é um facto teológico – como sempre, como em toda a vida cristã –; é dom de Deus, obra do Espírito Santo, e da nossa parte cabe-nos con-descender, fazer nosso o movimento de Deus, assumi-lo, acolhê-lo. Foi o que fez a Virgem Maria, que não tinha nada de que se acusar, mas que se deixou envolver plenamente no abaixamento de Deus, no despojamento do Filho, na descida do Espírito Santo. Neste sentido, a humildade poderia chamar-se uma virtude teologal.

Para este nosso abaixamento, ajuda-nos ir ao sacramento da Reconciliação. Ajuda-nos! Cada um pode pensar: quando foi a última vez que me confessei?

En passant, gostaria de mencionar o seguinte. Falei algumas vezes de bisbilhotice. É um mal que destrói a vida social, faz adoecer o coração das pessoas e não leva a nada. O povo di-lo muito bem: “as bisbilhotices não servem para nada”. Cuidado com isso.

Abençoados abençoamos

Queridos irmãos e irmãs, a Encarnação do Verbo mostra-nos que Deus não nos amaldiçoou, mas abençoou-nos. Mais, revela-nos que em Deus não há maldição, mas só e sempre bênção.

Vêm-me à mente algumas expressões das Cartas de Santa Catarina de Sena, como esta: «Parece que Ele não quer lembrar-se das ofensas que lhe fazemos; e não quer condenar-nos eternamente, mas fazer sempre misericórdia» (Carta n.º 15). Devemos falar da misericórdia!

Mas aqui a alusão dirige-se sobretudo a São Paulo, à vertiginosa abertura do hino da Carta aos Efésios:

«Bendito seja o Deus,
Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo,
que no alto do Céu nos abençoou
com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo» (1, 3).

Aqui está o fundamento do nosso bem-dizer: somos abençoados e, como tal, podemos abençoar.

Todos nós precisamos de ser imersos neste mistério, caso contrário corremos o risco de nos tornarmos ressequidos e, então, seremos como aqueles canais enxutos, secos, que já nem sequer transportam uma gota de água. O trabalho de escritório aqui na Cúria é muitas vezes árido e, com o tempo, traz aridez, se não nos preenchemos com experiências pastorais, momentos de encontro, relações amigas, na gratuidade. Em relação às experiências pastorais, especialmente aos jovens pergunto se têm alguma experiência pastoral: é muito importante. E é sobretudo por isso que é preciso fazer o retiro espiritual todos os anos: para mergulharmos na graça de Deus, para mergulharmos nela totalmente. Deixarmo-nos “embeber” pelo Espírito Santo, pela água vivificante na qual cada um de nós é querido e amado “desde o princípio”. Então, sim, se o nosso coração está mergulhado nesta bênção originária, somos capazes de abençoar toda a gente, mesmo aqueles que nos parecem antipáticos – é uma realidade; abençoar também os antipáticos –, mesmo aqueles que nos trataram mal. Abençoar.

Como sempre, o modelo para quem olhar é a nossa Mãe, a Virgem Maria. Ela é, por excelência, a Bendita. É assim que Isabel a saúda quando a recebe em casa: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!» (Lc 1, 42). E assim nos dirigimos a ela na Ave Maria. Nela se realizou aquela “bênção espiritual em Cristo”, certamente “nos Céus”, antes do tempo, mas também na terra, na história, quando o tempo foi “repleto” pela presença do Verbo encarnado (cf. Gl 4, 4). É Ele a bênção. É o fruto que abençoa o ventre; o Filho que abençoa a Mãe: “filha do teu Filho”, como escreve Dante, «humilde e alta mais do que criatura». E assim Maria, a Bendita, trouxe ao mundo a Bênção que é Jesus. Há um quadro, que tenho no meu escritório, que é precisamente a synkatabasis. Trata-se de Nossa Senhora com as mãos como se fossem uma pequena escada, e o Menino desce por essa escada. O Menino numa mão tem a Lei e com a outra segura-se na mãe para não cair. Esta é a função de Nossa Senhora: levar o Filho. E é isto que Ela faz nos nossos corações.

Artesãos de bênção

Irmãs, irmãos, olhando para Maria, imagem e modelo da Igreja, somos levados a considerar a dimensão eclesial do bem-dizer. E, neste nosso contexto, gostaria de a resumir assim: na Igrejasinal e instrumento da bênção de Deus para a humanidade, todos somos chamados a ser artesãos de bênção. Não apenas pessoas que abençoam, mas artesãos disso: ensinar, viver como artesãos de bênção.

Podemos imaginar a Igreja como um grande rio que se ramifica em mil e um riachos, torrentes, ribeiros – um pouco como a bacia amazónica – para irrigar o mundo inteiro com a bênção de Deus, que brota do Mistério pascal de Cristo.

A Igreja aparece-nos assim como a realização do projeto que Deus revelou a Abraão desde o primeiro momento em que o chamou da terra dos seus pais. Disse-lhe: «Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei […]. E todas as famílias da Terra serão em ti abençoadas» (Gn 12, 2-3). Este desígnio preside a toda a economia da aliança de Deus com o seu povo, que é “eleito” não num sentido excludente, mas, pelo contrário, no sentido que catolicamente diríamos “sacramental”: isto é, fazendo chegar o dom a todos através de uma singularidade exemplar, melhor, testemunhal, martirial.

Assim, no mistério da Encarnação, Deus abençoou cada homem e mulher que vem a este mundo, não com um decreto descido do céu, mas através da carne de Jesus, o Cordeiro bendito que nasceu de Maria bendita (cf. Santo Anselmo, Disc. 52).

Gosto de pensar na Cúria Romana como uma grande oficina na qual há muitas tarefas diferentes, mas todos trabalham para o mesmo objetivo: bem-dizer, espalhar a bênção de Deus e da Mãe Igreja no mundo.

De modo particular, penso no trabalho escondido do “minutante” – estou a ver aqui alguns, que são muito bons. Obrigado! –, que no seu gabinete prepara uma carta a fim de que chegue a oração e a bênção do Papa a um doente, uma mãe, um pai, um preso, um idoso, uma criança. Obrigado por isso, porque eu assino essas cartas. E o que é isto? Não é ser artesão de bênção? Os “minutantes” são artesãos de bênção. Contam-me que um santo padre que trabalhou há anos na Secretaria de Estado tinha colado no interior da porta do seu gabinete um papel onde se lia: “O meu trabalho é humilde, humilhado e humilhante”. É uma visão demasiado negativa, mas que tem algo de verdadeiro e de bom. Eu diria que exprime o estilo típico do artesanato da Cúria, a ser entendido, porém, em sentido positivo: a humildade como caminho para o bem-dizer. O caminho de Deus que, em Jesus, se abaixa e vem habitar a nossa condição humana, e deste modo nos abençoa. E isto posso testemunhá-lo: na última Encíclica, sobre o Coração de Jesus, que o Cardeal Re mencionou, quantos trabalharam! Quantos! As minutas iam e voltavam… Tantos, tantos, com pequenas coisas.

Caríssimos, é bom pensar que, através do trabalho quotidiano, especialmente aquele mais escondido, cada um de nós pode contribuir para levar a bênção de Deus ao mundo. Mas nisto temos de ser coerentes: não podemos escrever bênçãos e depois falar mal do nosso irmão ou irmã, estraga a bênção. Eis o meu voto: que o Senhor, nascido para nós na humildade, nos ajude a sermos sempre mulheres e homens bem-dizentes.

Um Feliz Natal para todos!

Fonte: Felicitações de Natal à Cúria Romana (21 de dezembro de 2024) | Francisco

Share:

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Neste 25 /12, a Padaria Q-PÃO, deseja Feliz Natal aos clientes e amigos, com uma poesia de Manoel Bandeira

 

Canto de Natal
Poesia de Manoel Bandeira

O nosso menino
Nasceu em Belém.
Nasceu tão-somente
Para querer bem.

Nasceu sobre as palhas
O nosso menino.
Mas a mãe sabia
Que ele era divino.

Vem para sofrer
A morte na cruz,
O nosso menino,
Seu nome é Jesus.

Por nós ele aceita
O humano destino:
Louvemos a glória
De Jesus menino.

Share:

Dr. Jaques Rubinsztajn deseja boas festas aos amigos e lembra que em 2024 o Hanukkah começa neste dia 25/12

Em 2024 a festa Judaica do Hanukkah ou Chanucá, como se diz em português, começa a ser celebrado exatamente amanhã, dia 25 de dezembro.

Essa celebração é conhecida também como Festival das Luzes ou da Dedicação, e dura oito dias, ou seja, vai de amanhã, até o dia 2 de janeiro de 2025. 

É comemorado a rebelião dos Macabeus, que eram combatentes judeus, contra o exército Greco-sírio. Na ocasião, por oito dias, um pequeno fio de óleo forneceu a luz nas ruínas, sendo fundamental para vitória contra o Rei Antinoco Epifano. Essa vitória reivindicou nosso direito de viver na antiga terra de Israel.

Quero aproveitar essa ocasião, em que meus queridos amigos cristão celebram a festa do Natal, para desejar a todos saúde, paz e prosperidade. Que possam estar juntos, desfrutando de ótimos momentos.


Share:

Completando 30 anos de Advocacia, Dr. Otílio Veríssimo Pontes, agradece a Deus e deseja Feliz Natal aos leitores

Um ano chega ao fim. Alegrias e tristezas fizeram parte do nosso caminhar. Assim é a vida, o que ela quer da gente é coragem e a decisão de seguir em frente, o que me permitiu estar comemorando 30 (trinta) anos de advocacia, momento em que agradeço a Deus e a todos que participaram da minha caminhada.

Não posso deixar de agradecer a municipalidade,  na pessoa do Prefeito Heriberto, por ter oficializado, neste ano em que se comemorou o Centenário de fundação da Farmácia Pontes,  atual Farmácia Itaocara, o nome  do Calçadão do Centenário, com o nome do meu Pai, Prefeito Otílio Pontes. Foi um momento de enorme alegria, para toda minha família.

Registro também a perda do nosso querido presidente da OAB, Dr. Fernando Marron, que durante tantos anos representou os anseios da advocacia itaocarense, bem como lamento a perda do amigo e Advogado, Paulo Maia Jorge, o que muito entristeceu nossa comunidade.

No esquenta e esfria da vida, que 2025 seja de boas notícias, e que possamos ter força para superar as adversidades, seguindo em frente com muita coragem, alegria e fé. 

Feliz Natal e que Deus abençoe toda Família Itaocarense!!! 🎄🎄🎄

Dr. Otílio Verissimo Pontes.


Share:

Faleceu o Vereador Landerson Py Queiroz

Com muita tristeza comunicamos aos itaocarenses o falecimento do Vereador Landerson Py, conforme informou a Câmara Municipal de Itaocara.

Político trabalhador, dedicado ao bem comum, Landerson sempre se destacou pelas boas iniciativas. Entre os projetos que destacamos, está o que visava integrar o trabalho das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, com o Conselho Tutelar, o Projeto sobre captura de animais de médio e grande por pela municipalidade e a Indicação para contratação de um interprete de libras para atender ao público com necessidades especiais.

No texto publicado pela CMI consta:

Landerson Py dedicou sua vida ao serviço público, trabalhando incansavelmente para defender os interesses da população de Itaocara e contribuir para o progresso de nossa cidade. Sua dedicação, ética e amor pelo povo ficarão marcados em nossa memória e na história deste município.

A esposa Cátia e a todos os familiares, nosso mais profundo pesar.

O Velório vai acontecer na Igreja Metodista Central, a partir de 15 horas e 30 minutos e o sepultamento será 18 horas, no cemitério de Itaocara.


Share:

Gerente e Funcionários da Agencia da Caixa Itaocara desejam Feliz Natal para os clientes e amigos

 
Que Deus possa estar em todos os lares neste Natal, trazendo paz e harmonia. Também muita esperança e sonhos que vão ser realizados em 2025. Feliz Natal.

Share:

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Pres. da OAB/Itaocara, Dr. Wilsione L. Navega, afirma que o mundo precisa de Humanidade na Mensagem de Natal

O Mundo nunca precisou tanto de humanidade quanto agora. Quem dera se em todos os 365 dias do ano, pudéssemos ter no coração os sentimentos do Natal. Por que será que esquecemos do nascimento de Jesus Cristo e a mensagem que ele trouxe nos demais dias do ano?
Pensando sobre isso, oro para que no Ano Novo tenhamos compaixão, fraternidade, generosidade, desejo de servir, no dia a dia. Tratemos da família, dos amigos e dos conhecidos com máximo carinho. E tenhamos resiliência para não ceder, quando formos tentados a responder com gritos a quem nos ofende.
Concluindo, ofereço aos leitores essa poesia de Olavo Bilac sobre o Natal. Versos que dizem muito, sobre esse momento especial do ano.


Natal - Versos de Olavo Bilac

Jesus nasceu! Na abóbada infinita
Soam cânticos vivos de alegria;
E toda a vida universal palpita
Dentro daquela pobre estrebaria...

Não houve sedas, nem cetins, nem rendas,
No berço humilde onde nasceu Jesus...
Mas os pobres trouxeram oferendas
Para quem tinha de morrer na Cruz.

Sobre a palha, risonho e iluminado
Pelo luar dos olhos de Maria,
Vede o Menino Jesus, que está cercado
Dos animais de pobre estrebaria.

Não nasceu entre pompas reluzentes:
Na humildade e na paz desse luar,
Assim que abriu os olhos inocentes,
Foi para os pobres seu primeiro olhar.

No entanto, os reis da terra, pecadores,
Seguindo a estrela que ao presepe os guia,
Vêm cobrir de perfumes e de flores
O chão daquela pobre estrebaria.

Sobem hinos de amor ao céu profundo;
Homens, Jesus nasceu! Natal! Natal!
Sobre esta palha está quem salva o mundo
Quem ama os fracos, quem perdoa o Mal!

Natal! Natal! Em toda a Natureza
Há sorrisos e cantos, neste dia...
Salve, Deus da Humanidade e da Pobreza,
Nascido numa pobre estrebaria.
Share:

Prof.ª Rita de Cassia Lannes Duarte: " com o passar do tempo aprendemos que os natais são épocas mágicas"

Com o passar do tempo vamos vivendo vários Natais, vários Anos Novos. Aprendemos que são épocas mágicas, quando as pessoas parecem pôr para for o melhor de si. É possível sentir o desejo de todos nós de praticar o bem, de presentear os familiares, os amigos. E ainda há os “anjos” que se envolvem nas campanhas que levam até famílias com maiores dificuldades algumas boas coisas do Natal.

É por isso que amo esse período do ano. Porém, não entendo o porquê de não sermos assim durante 12 meses. Fico imaginando o quanto a humanidade seria tão melhor, se pudéssemos ser solidários, fraternos, amigos, durante todos os 365 dias do ano.

Acho que se existe um desafio que deveríamos abraçar é que, quando chegar o dia 2 de janeiro, mantenhamos o coração generoso, preocupado com o bem estar dos familiares, dos amigos e das pessoas ao nosso redor. Gestos simples, como desejar um BOM DIA, ajudar alguém a carregar as compras, ouvir quem precisa desabafar, coisas assim, certamente, fazem toda diferença.

Esse é o desafio que quero abraçar e convido aos amigos e leitores para abraçar junto comigo. Vocês topam?

Feliz Natal, muito amor e muita harmonia, um Ano Novo repleto de notícias boas.

Share:

Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo da família Rapidão Lanches

Que todas as famílias possam estar em paz, com saúde, desfrutando do Natal, lembrando do verdadeiro significado da data.

Desta forma, tenhamos no coração amor ao próximo, começando pelas pessoas das nossas famílias, indo até quem não conhecemos, mas encontramos no dia a dia. Fazendo assim, construímos um mundo melhor.

Feliz Natal, Próspero Ano Novo, é o que deseja a família Rapidão Lanches.😊


Share:

sábado, 21 de dezembro de 2024

"A criação de um futuro melhor está na Educação das Crianças, ensina Maria Montessori" - Texto Danielle Júlio

Essa época do ano é a melhor para vivermos. O espírito de confraternização está no ar. Também é momento de refletirmos. Quero propor aos leitores, que pensem sobre o que podemos fazer para construir na nossa casa, na nossa rua, na nossa cidade, um mundo melhor.
A filósofa e educadora, Maria Montessori, escreveu que temos educado as gerações para competição, e esse era o princípio da própria guerra. Sugeriu então que educássemos para cooperação, desenvolvendo sentimentos de solidariedade. Não seria muito melhor se desde a infância aprendêssemos a ser generosos uns com os outros? Você acha que uma sociedade assim, seria violenta? O que falta então para transformarmos a cultura dominante nestas primeiras décadas do Século XXI?
Visando essa transformação, junto com a Scheila Nunes, é que dirigimos, em Itaocara, a Creche Escola João e Maria, que a partir de 2025 vai estar em novo espaço.
Vamos preparar atividades educacionais que motivem as crianças a desenvolver por si, a capacidade de distinguir o que é certo e o que é errado.
De acordo com essa ideia, Maria Montessori ensina que a principal função do educador é cuidar para que as crianças não confundam o bem com a passividade, nem o mal com a atividade.
Reforçando tal pensamento ela escreveu:
- Se houver ajuda e salvação para a humanidade, só poderá ser através das crianças, porque as criança são as criadoras do futuro da raça humana.
Concluindo, desejo que o amor e solidariedade do Natal se tornem a alicerces para um Ano Novo melhor.

Share:

"Ele marcou a história" - Texto sobre o nascimento de Jesus Cristo escrito pelo Diácono Angelo Mendes

Estamos mais uma vez no período que trás em nós um sentimento de esperança, o Natal!!! Ele simplesmente dividiu a história em um antes e um depois de Cristo. Com tantos sinais Ele marcou com seu amor a humanidade.

Celebrar o Natal é algo divino, pois reconhecemos nesta criança a presença forte de Deus que enviou o seu próprio filho de presente para cada um de nós.

Maria, por força do Espírito Santo dá a luz ao Menino Deus que vem de forma incrível e já marcado pelo sobrenatural através do sinal celeste da Estrela de Belém que já o anuncia e nas primeiras horas recebe de presente: Incenso, Ouro e Mirra. Isso mesmo,

Apesar de nascer em uma manjedoura, os sinais da Estrela e a presença dos Reis Magos fica claro o quanto especial Ele seria para todos.

E já se foi mais de 2000 anos e estamos aqui a falar D'ele, seu nascimento, sua vida, sua importância e do seu grande amor por nós.

Natal é este tempo,  que possamos aproveitar  também, e deixar que Ele nasça em nossos corações, que a riqueza que Ele é faça que a  humanidade seja mais fraterna, solidária e vivamos mais em comunhão um com os outros, diminuindo a distância social que faz o amor sofrer.

Ele, que marcou a história, possa nos marcar de sabedoria e ensinamentos para vivermos. Santo Natal.

Deus te abençoe!!!



  


Share:

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Hoje, 19/12/2024, faz 14 anos que o querido médico e prefeito, Dr. Robério Ferreira da Silva, nos deixou

SAUDADES. Só essa palavra única para descrever um pouco do que a população de Itaocara sente, após 14 anos de falecimento do nosso querido Dr. Robério Ferreira da Silva. Apesar de suas inúmeras obras, da valorização dos servidores, da criação de serviços públicos em sua gestão serem um marco da história de Itaocara, do que mais sentimos saudades é do grande ser humano que era Dr. Robério.

Tenho dificuldade ao escrever essa homenagem, porque lembro das vezes que estive com ele. Sou testemunha ocular da forma como sempre tratou a todos com máximo respeito e consideração.

Parece inacreditável para quem não o conheceu, mas esse campeão de votos era um homem tímido. Só mudava isso, após tomar a sua querida cachacinha com os amigos, em lugares como o bar do Manoel, no Batista ou no antigo Mercado Municipal. Além, é claro, de algum lugar dos Distrito e zona rural, a convite de amigos, coisa que não recusava.

Tomara que o Prefeito reeleito Heriberto possa se inspirar nele e ser tão impactante para história de Itaocara, quanto Dr. Robério foi. Alias, minhas orações e as orações de todos os munícipes devem ser neste sentido, porque se isto acontecer, em 2028 estaremos todos morando numa outra Itaocara.

A Dona Celeste, ao Gustavo, ao Roberinho, aos netos e noras e todos os familiares e amigos, nosso abraço fraterno.


Share:

Vereador Pedrinho vai promover Festa de Natal no dia 21, entre nove horas e meio-dia, na praça de Laranjais

Continuando sua atuação diligente, o Vereador Pedrinho vai promover no dia 21 de dezembro, das 9 horas até o meio-dia, uma linda Festa de Natal, com Algodão Doce, Pipoca, Cachorro quente e entrega de presentes para as crianças. Tudo isso na Praça do Centro de Laranjais.

- Natal é uma época mágica, especialmente para as crianças. Eu sempre gostei muito do Natal. Por isso, quero poder curtir o momento com as crianças e todas as famílias do segundo Distrito. Peço a todos que tragam seus filhos, para divertir-se e sonhar. Juntos vamos desfrutar de ótimos momentos repletos de alegria - Disse Pedrinho.

Share:

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Dezembro marca o fim de uma tradição Itaocarense. Após 37 anos o "Frango do Manoel" chega ao fim neste Natal

"Quem comeu, comeu, quem não comeu, não come mais" 😊. Ou pelo menos tem até o Natal para comer e depois acabou. Essa troça é para dizer de forma leve aos nosso leitores que adoram comer o frango do Manoel aos sábados e domingos, que ele vai parar de fazê-lo neste Natal.

Nos disse que está cansado e com muitas dores na coluna. Contou que o preparo do frango é bastante trabalhoso.

- Tem gente que acha que é só colocar o frango na máquina e esperar ficar pronto. Isso é dez por centro do trabalho. O preparo é muito trabalhoso, feito com máxima higiene possível. Imagine temperar e preparar duzentos, trezentos frangos em dois dias (sábados e domingos), nos últimos 37 anos, que são 444 meses e 1776 semanas. Multiplique por 200 frangos, para ver quanto dá. É esse o número de frangos que preparei, com máximo carinho, nos últimos 37 anos. É hora de parar.

Ele nos contou que é muito grato a todos os clientes. E sabe que foi o seu trabalho que serviu a mesa de milhares de famílias em quase quatro décadas. Isto lhe deixa muito feliz.

- Eu só posso dizer obrigado aos meus clientes e amigos que nunca deixaram de me prestigiar. Agradecer a minha família, que tanto me ajudou, neste período. Quero agradecer ao meu irmão Paulo, que neste último período, está ao meu lado.

Importante ressaltar que o bar do Manoel vai continuar funcionando. Ótimo local para tomar aquela gelada e comer um pastel. Somente o frango, que pelo menos por agora, vai parar.

COMENTÁRIO - Como clientes do Manoel, nós já pedimos ele para reservar o frango para o Natal. Não pode faltar. E se você também é fã, faça sua reserva e aproveite, porque em janeiro não tem mais.


Share:

Querida pelos Itaocarenses, Dr.ª Maria Luiza cita Mensagem Urbi et Orbi do Papa Francisco neste Natal

Meus queridos Itaocarenses, chegamos juntos a mais um final de ano. Enfrentamos dias de sorrisos e lágrimas. A vida é assim. Precisamos mesmo é ter fé, acreditar em Deus, saber que somos filhos do Pai eterno e a partir de nossas atitudes, construirmos uma sociedade melhor.

Em relação ao Natal, quero ressaltar a Mensagem Urbi et Orbi (dirigida ao mundo) de 2013, do Papa Francisco: “A primeira coisa que o Natal nos chama a fazer é isto: dar glória a Deus, porque Ele é bom, é fiel, é misericordioso. Neste dia, desejo a todos que possam reconhecer o verdadeiro rosto de Deus, o Pai que nos deu Jesus. Desejo a todos que possam sentir que Deus está perto, possam estar na sua presença, amá-lo, adorá-lo.” 

Deus está em nosso dia a dia. Percebendo isso, desejo um Natal pleno de harmonia e um Ano Novo com inúmeras realizações. 

Obrigado pelo carinho de todos. Feliz Natal!

A autora do texto, Dr.ª Maria Luiza Obino Niederauer, é a Magistrada mais querida da história de Itaocara


Share:

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Dr. Pedro Afonso (filho do Dr. Cristiano e neto do Dr. Nelson) se formou em Medicina e planeja vir para Itaocara

Nova Voz ONLINE – Conte para os nossos leitores sobre a emoção da formatura, depois de um período de anos desgastantes de estudos. Como sentiu essa vitória?

Dr. Pedro Afonso - Receber o diploma é uma satisfação imensa, especialmente após ter dedicado mais de um quarto da minha vida a alcançar esse momento. Mesmo enfrentando todas as dificuldades ao longo dos anos, a sensação agora é de grande responsabilidade. Este é apenas o início de uma nova trajetória, como médico. Sinto que o meu maior objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas, cuidando não apenas das doenças, mas, acima de tudo, das pessoas em sua totalidade.

Nova Voz ONLINE - Você é a quarta geração de médicos da família Freitas Rodrigues. Seu bisavô, seu avô e seu pai, todos médicos. Que importância tem dar seguimento a essa história?

Dr. Pedro Afonso - É uma responsabilidade imensa. Em todos os hospitais por onde passo, ouço elogios sobre meus avós e meu pai, tanto como pessoas quanto como médicos. Sinto um grande prazer em fazer parte dessa história e, de alguma forma, dar continuidade ao trabalho que eles começaram. Isso faz parte do meu sonho e da minha missão como profissional.

Nova Voz ONLINE – Na hora de escolher a faculdade, houve alguma dúvida entre medicina e outra carreira? Por que?

Dr. Pedro Afonso - Costumo brincar dizendo que 'não tive opção', mas isso é apenas uma brincadeira. Sempre soube que queria ser médico; nunca considerei outra carreira. Se pudesse escolher 100 vezes, em todas as 100 ocasiões escolheria ser médico. Tenho uma verdadeira paixão pela interação interpessoal, pelo contato com as pessoas, ouvir, conversar e cuidar delas.

Nova Voz ONLINE – O seu avô e seu pai, ambos optaram pela cardiologia, como especialização. Você já definiu qual será a sua?

Dr. Pedro Afonso - Eu vou seguir a cardiologia! Embora algumas pessoas possam acreditar que meu pai e meu avô tenham influenciado minha escolha, desde as primeiras aulas sempre demonstrei grande interesse por essa área. Meu padrinho, Dr. Alexandre Daibes, também cardiologista, teve uma forte influência nessa decisão, me orientando e ajudando a trilhar esse caminho ao longo dos últimos anos.

Nova Voz ONLINE – Óbvio que a medicina é uma profissão e os médicos precisam ganhar a vida com a carreira que escolheram. Mesmo assim, tanto seu avô, quanto seu pai, diversas vezes atenderam pacientes e até fizeram exames sem cobrar nada. Ambos tinham preocupação genuína pelo bem estar dos pacientes. Que importância esse elo, esse carinho, essa preocupação têm, para que o médico possa fazer um bom trabalho?

Dr. Pedro Afonso - Sempre que somos questionados, afirmamos que nossa prioridade é a saúde. Como médicos, temos a oportunidade de contribuir com o que é mais importante para as pessoas. Estar prontos para ajudar é o que nos torna humanos. Ajudar quem precisa faz parte da nossa missão, dada por Deus. Jamais permitirei que o dinheiro se sobreponha aos meus valores como ser humano e cristão. Devo ressaltar que meu pai e meu avô me ensinaram a virtude da generosidade, que é essencial e faz parte de quem sou.

Nova Voz ONLINE – Após terminar a residência médica e fazer sua especialização, o seu futuro será voltar para Itaocara ou por enquanto ainda não pensou sobre isso?

Dr. Pedro Afonso - Com certeza, após me especializar, espero dar continuidade ao trabalho que meu bisavô e meu avô iniciaram na Casa de Saúde João XXIII, e que foi tão bem sucedido por meu pai e meu padrinho. Por enquanto, pretendo atuar na região, inclusive em Itaocara, como médico plantonista, nos hospitais e postos de saúde municipais.

Nova Voz ONLINE – Sei que é difícil, mas gostaria que falasse um pouco sobre o seu Pai, como era a relação de vocês dois e quanta falta faz em sua vida.

Dr. Pedro Afonso - A minha relação com meu pai ia além da de pai e filho, era uma verdadeira amizade, com muito companheirismo. Eu morava com ele desde os meus 11 anos, já que ele nunca se casou novamente, e éramos apenas nós dois. Mesmo com a carga de trabalho pesada, ele nunca deixou de ser um pai presente. Sempre foi muito atencioso e carinhoso comigo. Não há palavras que possam expressar o que meu pai significou para mim, foi literalmente, um superpai. Tenho orgulho em dizer que ele nunca me deu, sequer, um mal exemplo ou se mostrou distante. Mesmo quando eu morava com a minha mãe, a mais de 200 km de Itaocara, meu pai fazia questão de saber como eu estava na escola, perdia dias de trabalho para conversar com os professores e sempre estava presente nas festas comemorativas, como a festa de São João e o Dia dos Pais. A falta que ele me faz ainda é algo que me machuca todos os dias. Sinto saudade de conversar com ele diariamente, de receber seus conselhos e da sua companhia.

Nova Voz ONLINE – Imagino que o período após o falecimento do seu Pai deve ter sido o mais difícil que já passou. Como conseguiu superar?.

Dr. Pedro Afonso - Após o falecimento do meu pai, fui muito acolhido por toda a minha família, em especial pela minha mãe Sharla, meus padrinhos Maria Cecília e Alexandre, e meus primos João Pedro e Arthur José. Eu já namorava minha esposa Carolliny cerca de dois anos antes de meu pai falecer. Após isso, passei os próximos dias ao lado dela e pude ter ainda mais certeza de que ela era o amor da minha vida. Com o tempo, decidimos nos casar. A partir daí, ganhei mais uma família: meus sogros Carlos Wagner e Clícia, e meu cunhado Gabriel, que, desde então, têm nos dado imenso apoio. Minha esposa Carolliny e eu tivemos a nossa filha Júlia, que já tem mais de dois anos, e foi nesse momento que descobri um novo significado para o amor. Minha esposa, filha e carinho pelas pessoas são os motivos da minha dedicação diária.

Nova Voz ONLINE – E sobre o seu avô, Dr. Nelson e sua avó Maria Márcia?

Dr. Pedro Afonso - Meus avós foram fundamentais na minha criação. Quando fui morar com meu pai, devido à idade, meu avô Nelson havia reduzido bastante a carga de trabalho, e minha avó, professora aposentada. Durante o dia, na ausência do meu pai, eles desempenhavam um papel fundamental, não só como avós que 'estragam' os netos, mas como verdadeiros pais, educando e cobrando muito. Meu avô, mesmo após os 70 anos, estudava matérias como química, física e matemática comigo, e se mostrava até mais preparado que alguns professores particulares. Minha avó ligava para as professoras e até me vigiava na saída da escola.



Share:

Pouco mais de 60 dias após conquistar a reeleição, Pref. Heriberto demonstra muito ânimo para novo mandato

Desde a reeleição no dia 6 de outubro, são pouco mais de dois meses. Neste período de tempo, o Prefeito Heriberto está demonstrando o quanto está animado para exercer o novo período que vai começar no dia 1º de Janeiro de 2025. Na verdade ele já começou a trabalhar, e muito, desde já, para que o segundo mandato seja o mais pleno de realizações possíveis.

Desde 6 de outubro já foi a Brasília, onde manteve diversas reuniões, em Ministério diferentes e no Congresso Nacional, expandindo a presença de Itaocara nos gabinetes de Deputados e Senadores, igualmente nos Ministérios, como nunca antes foi feito por Prefeito algum de Itaocara.

Viagens ao Rio, essas foram quase semanais, desde a sua vitória. Junto ao Executivo do RJ, esteve em Secretarias de Estado de Agricultura, de Cultura, de Indústria e Comércio, entre outras. Em todas conseguiu firmar parceiras que vão se materializar benefícios na vida do cidadão itaocarense a partir do ano de 2025.

Dialogamos com o Prefeito Heriberto na semana passada, quando fomos recebidos em seu gabinete. Na ocasião nos disse que o desafio principal é criar uma estrutura de Saúde Pública capaz de bem atender o povo itaocarense. Ele ressaltou nesta ocasião que sabe o quanto isso é difícil, porém acrescentou que foi eleito para resolver os problemas principais enfrentados pela população e saúde é um destes fatores que necessita de muito trabalho.

COMENTÁRIO - Acho que não cabe a ninguém esperar milagres, porque não é isso que o Prefeito Heriberto está dizendo que vai fazer. O que percebemos nele é a determinação de transformar as coisas. Na verdade, chegou a nos dizer que aguarda sofrer críticas pelas mudanças que vai implementar. Mas que não tem jeito: "ou temos coragem no enfrentamento das dificuldades e mudamos as coisas ou daqui quatro anos vamos estar sofrendo pelos mesmos problemas. E eu recebi um voto de confiança da população ao conquistar esse mandato e não vou decepcionar" - foi isso que Heriberto fez questão de deixar bem claro.


Share:

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support