-->

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Fisio + Pilates é Receita de Saúde e Qualidade de Vida – Garante a Drª. Ângela Machado


A Fisioterapeuta Drª. Ângela Machado, ao longo do tempo, tem conquistado a confiança de pessoas de Itaocara e toda região. Seu Studio, Fisio+Pilates, é a realização de um sonho, dividido com alunos / pacientes, que relatam transformações e melhoria na qualidade de vida. Leia abaixo:
Drª Ângela Machado participou recentemente do 5º Encontro Brasileiro de Pilates
Nova Voz On Line – No passado, muita gente achava que Pilates era apenas modismo. Agora, ao perceber o quanto a prática melhora a qualidade de vida das pessoas, notamos que veio para ficar. Pode nos falar sobre como e quanto o Pilates influencia o dia a dia dos praticantes?
Ângela Machado - Pilates é qualidade de vida. As pessoas perceberam isso. Reproduzimos, através dos exercícios, movimentos do dia a dia, porém com qualidade. Ensinamos ao paciente o movimento correto e trabalhamos o corpo como um todo, fortalecendo e alongando, para evitar lesões.

Nova Voz On Line - Uma coisa importante, é que o Pilates para ser bem democrático. Pessoas de várias idades, e até pesos diferentes, podem praticar sem maiores problemas. Estou correto? E qual o porquê desse pluralismo?
Ângela Machado - Simples. Cada indivíduo é único e todos nós temos nossas limitações. Respeitamos isso nas sessões e evoluímos de acordo com cada aluno/paciente. Um grande exemplo é que tenho jovens sem flexibilidade e idosos muito flexíveis. Realmente interessante.

Nova Voz On Line - Outro mito que o tempo derrubou, é que Pilates era para elite, para gente rica e famosa, não é mesmo?
Ângela Machado - Quando comecei com o Pilates em 2009, tive essa experiência. As pessoas iam porque tinham visto famosos praticando o Método. Hoje, isso mudou muito. Tenho médicos, empresários, donas de casa, dentistas, professores, manicures, lavadeiras, advogados, policiais, atletas, enfim as pessoas perceberam que o valor que elas pagam, volta para elas em qualidade de vida. O dinheiro que gastavam com remédios diminui, o sono melhora, as dores melhoram a disposição aumenta e isso não tem preço.

A melhora da qualidade de vida dos alunos / pacientes é nítida
Nova Voz On Line - Que tipo de melhora os praticantes do Pilates sentem no dia a dia?
Ângela Machado - Apesar de conhecer bem os benefícios do Método, gosto de ouvir das próprias pessoas que praticam, o quanto Pilates mudou a vida delas. Porque muda mesmo. E não estou me referindo à estética, mesmo por que "meu" Pilates é Fisioterapêutico. Gosto de ver os resultados, quando o paciente chega com dor e através dos exercícios corretos ele sai do Studio aliviado.

Nova Voz On Line – Quais relatos escutam comumente dos pacientes?
Ângela Machado – É comum ouvirmos: "Estou conseguindo amarrar os meus sapatos e antes não conseguia"; "Subo escada e não me canso mais"; "Minhas dores nos ombros melhoraram muito"; "Minha coluna não dói como antes"; "Antes não colocava a mão nos pés e hoje coloco"; "Já estou ajoelhando na Igreja"; "Notaram que minha postura melhorou"; "Parei de tomar antidepressivo"; "Meu sono melhorou muito"; "Estou menos ansiosa"; “Minha respiração melhorou"; "Meu marido tem me elogiado muito"; Enfim, esses comentários são rotineiros.

Os Exercícios aprendidos na Fisio + Pilates geram profundo bem estar físico e mental
Nova Voz On Line - Com base em sua experiência pessoal, é verdade que profissionais diferentes, como médicos, psicólogos e nutricionistas cada vez mais indicam o Pilates?
Ângela Machado - Sim. Muitos alunos / pacientes chegam indicados por estes profissionais. Gostaria de aproveitar e sugerir aos profissionais da saúde experimentar o Pilates, mesmo que por um curto espaço de tempo, para sentirem no próprio corpo os benefícios. Assim vão indicar com mais confiança. Já recebo muitas indicações por parte de ortopedistas, cardiologistas, nutricionistas e psicólogos.

Nova Voz On Line– Mesmo cadeirantes e pessoas com outras limitações físicas, podem fazer Pilates?
Ângela Machado - O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que esta tenha consciência e entenda os comandos. Porém, cada caso é um caso. Dependendo do tipo de limitação, requer mais atenção, e é aconselhável uma aula individual.

Nova Voz On Line – Crianças também podem fazer Pilates? Quais os benefícios para elas?
Ângela Machado - Devido à era digital, o índice de crianças e adolescentes com problemas posturais tem crescido muito. Então, no meu modo de pensar, todas as escolas deveriam oferecer Pilates para seus alunos, pois trabalha a consciência corporal, a postura e a respiração. Assim evitaríamos maiores danos na vida adulta.

Nova Voz On Line – O profissional Fisioterapeuta precisa estar sempre atualizado?
Ângela Machado - Conhecimento não ocupa espaço. Qualquer profissional tem por obrigação se aperfeiçoar. Os da área de saúde principalmente. Lidamos com vidas e precisamos buscar cada vez mais conhecimento, em nossas respectivas áreas de atuação, para amenizar e/ou tratar os problemas causados pela correria da vida moderna.

Nova Voz On Line – Pode nos falar um pouco sobre o 5º Encontro Brasileiro de Pilates que participou esse ano?
Ângela Machado - Se eu pudesse faria cursos presenciais todo mês. Sempre volto renovada e vejo os cursos como um termômetro da minha profissão. Sempre é possível perceber que estamos no caminho certo, mesmo assistem existe sempre algo a aprender.
A Fisioterapeuta Drª Ângela Machado é hoje reconhecida como uma das melhores da região
Nova Voz On Line – Como foi o evento?
Ângela Machado - Nesse último Congresso tive a oportunidade de estar e aprender com profissionais renomados do Pilates. E o que mais prendeu a minha atenção, por já bater nessa tecla com meus pacientes, foi: "A DOR LOMBAR (COLUNA) TEM MUITO A VER COM O ESTADO EMOCIONAL DO PACIENTE". Com certeza precisamos olhar o aluno/paciente como um todo, para ter melhor resultado; e às vezes é necessário um trabalho multidisciplinar.

Nova Voz On Line - Em relação a aparelhos, você sempre se preocupou em disponibilizar equipamentos modernos. Pode nos falar um pouco sobre isso?
Ângela Machado - Sempre gostei do novo, do diferente e por isso optei por uma aparelhagem mais moderna. Prezo qualidade em tudo que me proponho a fazer e busquei criar um ambiente em que se eu fosse cliente, gostaria de voltar. Porém os aparelhos originais, criados por Joseph Pilates (inventor do método), eram de madeira. E muitos Stúdios usam aparelhos assim, o que não os torna inferiores aos que possuo. Um instrutor de Pilates, para ser bom, não precisa de espaço grande, nem de aparelhos caros. Ele precisa ser qualificado e não mero passador de exercícios. Importante possuir equipamentos de seguranças, para evitar acidentes e lesões.

Nova Voz On Line – Uma vez você nos disse que ‘os alunos não são meros clientes. São amigos que conquistamos’. Essa filosofia continua?
Ângela Machado - Nos dias atuais falta gente que pare, nos olhe e nos escute. É isso que procuro fazer. Ouço meus alunos/pacientes, suas queixas, suas alegrias e com isso criamos vínculos. Mando mensagens e verdadeiramente me importo com cada um. Faço questão de recebê-los todos os dias com um "upa", porque acredito que movimento é vida, mas que um abraço tem poderes terapêuticos incríveis.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support