-->

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Trecho do discurso do Líder Budista da SGI, Daisaku Ikeda, extraído do jornal Brasil Seikyo, Edição 1926, 09/02/2008.

O Líder Budista, Dr. Daisaku Ikeda, é também escritor e Membro Correspondente da Acadêmia Brasileira de Letras e Doutor Honoris Causa da UFRJ e outras Universidades Brasileiras

O renomado Professor Honorário da Universidade do Havaí, Dr. Anthony Marsella, com quem tive oportunidade de dialogar, discerniu com perspicácia:
- Falando do ponto de vista da psicologia, que é a minha especialidade, a ocasião em que termina um ano e inicia outro é propícia para renovar a decisão. Logo após o início de um novo ano, sinto que as pessoas do mundo inteiro tomam uma consciência mais forte e profunda com relação ao significado da vida e à época em que vivem.

Mesmo uma pequena decisão pode produzir uma inabalável convicção, tão grande quanto o Universo. Dessa forma, a decisão de ano-novo possui um importante significado e não deve ser menosprezada. Há pessoas que afirmam que a disposição de mudar a si mesmo no início do ano tem origem no instinto de renascer que está arraigado nas profundezas da vida.

Mesmo que seja um objetivo insignificante, podemos considerá-lo como a expressão do desejo de renascer como um novo ser humano. Portanto, independentemente de ter passado até então por terríveis sofrimentos ou amargas experiências de fracassos, o ser humano desperta no início do novo ano o sentimento real de que é possível transformar a si mesmo e as circunstâncias de sua vida. Sendo assim, o ano-novo é o momento propício para decidir desafiar a transformação de si mesmo.

De toda forma, o Nam-Myoho-Rengue-Kyo é uma lei existente desde o remoto passado sem começo (Kuon ganjo). Quando o recitamos, a natureza de Buda de Kuon ganjo emerge e resplandece na vida. Para nós todos os dias são “Kuon Ganjo” e “Gantan” (manhã do primeiro dia do ano). Por isso, podemos ascender a nós mesmos com vigor tal como o sol do amanhecer.

Gostaria de citar as palavras do grandioso escritor russo Leon Tolstoi:
- É um erro dizer que não é capaz de fazer determinada coisa. O correto é dizer que até então não era capaz de fazê-la. Eu sei, evidentemente, que conseguirei realizar tudo o que desejo a partir deste momento.

Como ele afirma, o importante é “daqui para frente”, ou seja, o futuro. Desejo que derrubem as próprias barreiras e descortinem uma nova história neste novo ano.

O nosso objetivo é escalar a montanha do Kossen-rufu (proporcionar felicidade para todas as pessoas). É um desafio sem precedentes na humanidade. De certo ponto de vista, é uma acirrada batalha entre as forças do Buda e da maldade. Por isso mesmo, não é possível vencê-las sossegadamente.


A partir da leitura destas palavras, a Direção da Nova Voz On Line, lhe deseja um Excelente ano de 2019, coroado de muitas decisões e Vitórias. 

Boa Sorte e Nam Myoho Rengue Kyo.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support