São tantos acontecimentos em 2021. A grande notícia é que estamos vivos. Tem um ditado muito comum, ao qual citamos rotineiramente: “enquanto há vida, há esperança”.
Nossa sociedade passou por mútuo aprendizado, bem como desenvolvemos mais a resiliência, a empatia e sobrenome a gratidão.
Neste novo cenário que 2021 nos proporcionou o que dizer da Clínica Psicológica?
A procura por atendimento psicológico foi mais assídua, as pessoas querem se cuidar mais e estão mais conscientes do que é um transtorno psicológico.
Quando paro e olho para esses últimos 12 meses percebo que muitas pessoas conseguiram melhorar a autopercepção, o núcleo de convivência, criar novos objetivos, para uma vida mais sadia e equilibrada.
O grande desafio da psicologia clínica é a conscientização. Isto é: o paciente compreender que aquele padrão de funcionamento psíquico não está lhe fazendo bem e consequentemente lhe trazendo prejuízos, a partir daí o tratamento fica mais mensurável e maleável.
Quanto à saúde mental para mantê-la em dia, alguns princípios clássicos precisam ser praticados: amor próprio; relações sociais assertivas; paz interior; equilíbrio emocional; sono em dia; boa alimentação e exercício físico.
São inúmeros. Estar bem em todos, jamais. Porém sempre tente a sua melhor versão.
E o que realmente importa? ESTAR VIVO! Essa é a base para construirmos um dia melhor do que o outro.
Feliz 2022. Que comecemos um novo capítulo em nossas vidas, felizes, energizados, prósperos, saudáveis e recheados de realizações.
0 comentários:
Postar um comentário