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quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POR QUÊ? PARA QUÊ? - Texto: Prof. MSc. Augusto Cesar Aguiar Pimentel (PIMENTA) Mestre em Ensino de Matemática pela PUC-SP / Professor do Colégio SEI de Itaocara, do C. E. São José de Miracema e da UFF/CEDERJ

Nós, professores de Matemática, costumamos justificar a presença de nossa disciplina no currículo, dizendo que a “Matemática desenvolve o raciocínio” ou “ ensina a pensar”. Mas será que o ensino tradicional de Matemática, que atinge a esmagadora maioria dos alunos brasileiros, realmente promove o raciocínio e o pensar?
Mestre em Matemática, pela PUC-SP, Augusto César Aguiar Pimentel, Professor do Colégio SEI Itaocara; Centro Educacional São José, em Miracema e da UFF/CEDERJ
Para a grande parte dos adultos, o que sobrou de longos anos de aprendizagem da Matemática foi um pequeno punhado de técnicas às quais, vez ou outra, eles recorrem, de modo desconfiado e inseguro. Nesse acervo guardado a duras custas de uma disciplina que consideravam chata e agora consideram misteriosa, difícil e importante, podemos encontrar, variando de pessoa para pessoa, coisas como: as quatro operações com números naturais, com frações e decimais, certa idéia de porcentagem (oriunda mais das experiências vividas do que dos bancos escolares), a resolução de uma equação simples, algumas figuras e formas geométricas, o teorema de Pitágoras ... e muito pouco além disso. Convenhamos: para tão grande dor e trauma foi muito pequena a colheita!
Acadêmicos atentos ouvindo a palestra do Professor Pimenta
Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para resolver essa situação é fundamental que o ensino da Matemática seja democratizado e contextualizado. A Matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão, se no processo de ensino-aprendizagem for enfatizada a resolução de problemas, a comprovação de resultados, a justificativa, a argumentação, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios. Além disso, conceitos e procedimentos matemáticos são necessários para o cidadão resolver muitas situações da vida cotidiana.

É preciso, então, deixar de considerar que o ensino da Matemática deve levar o aluno a escrever e memorizar fórmulas, fazendo cálculos que não têm para ele qualquer significado. O fundamental é capacitá-lo a tomar decisões conscientemente, sabendo argumentar, expressando com lógica o seu pensamento, buscando soluções para questões cotidianas, a fim de torná-lo um cidadão crítico, criativo e autônomo. Para isto, analisar dados estatísticos e, com base nessa análise, chegar à conclusão do que “pode ser” e qual a sua chance de acontecer, é uma das maiores contribuições da EDUCAÇÃO MATEMÁTICA para a educação plena de um cidadão.
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