Inicialmente desejo aos meus queridos amigos e amigas, cristãos, uma Páscoa muito feliz, ao
lado da família e dos amigos queridos.
Quero aproveitar a data, para falar um pouco sobre o significado da Páscoa para nós, Judeus. Celebramos nesta data, a qual chamamos de Pessach (Passagem), a libertação do povo hebreu da escravidão, pelos egípcios, há 3.500 anos.
Os descendentes de Abraão, se estabeleceram em Canaã. Porém, houve um tempo de seca, o que levou a falta de alimentos e nos fez mudar para o Egito. Essa mudança foi penosa, pois os Judeus acabaram dominados e escravizados.
É conhecido em todo ocidente, especialmente por causa do cinema, que foi Moises quem nos libertou. A Páscoa Judaica aconteceu pouco antes do anjo da morte ter descido ao Egito e ceifado todos os primogênitos, daquela terra.
O anjo da morte só não passou pelas casas dos que haviam seguido as ordens de Javé e realizando a festa, conforme foi ordenada. Passando o sangue do cordeiro nos umbrais de suas portas. Após este evento, os hebreus foram libertos da escravidão e autorizados a retornarem para Canaã.
No livro de Êxodo, consta: “servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as enfermidades”.
Que possamos ter dias melhores. Feliz Páscoa para vocês e suas famílias.
- Dr. Jaques Rubinsztajn -
Tabelião Titular do Cartório
do 2º Ofício de Itaocara
0 comentários:
Postar um comentário