Na
noite da quinta-feira,
dia 31 de Março de 2022, a Professora, Advogada, Poetisa e Escritora, Valéria
Regina Faria Leão, recebeu da Câmara de Vereadores de Itaocara, por iniciativa
do Vereador Jaderson Aleixo, Primeiro Secretário do Poder Legislativo
Municipal, Moção de Aplausos, em reconhecimento ao valor de suas obras
literárias, os livros “Os Afetos que nos Afetam”, “Compartilhando Sentimentos
para não sufocar com as palavras” e o recém-lançado “Um abraço na alma”.
Emocionada, Valéria recebe a Moção do Ver. Jaderson Aleixo |
Inicialmente o Vereador Jaderson Aleixo, lembrou que Valéria é filha de um dos homens públicos mais importantes da história da região noroeste: o saudoso Ataíde Faria Leite, Vereador por diversos mandatos, em Santo Antônio de Pádua e primeiro Prefeito do Município de Aperibé.
- A qualquer pessoa a quem perguntarmos sobre Ataíde Faria, só iremos ouvir coisas boas. Isto diz muito do grande homem que ele foi. Eu sou funcionário público concursado, da Prefeitura de Aperibé, atuo na Defesa Civil. Ou seja, trabalho para o cidadão do município ao qual seu pai, Valéria, ajudou a criar. Isto me deixa ainda mais feliz, ao entregar essa Moção.
Como o Primeiro Secretário da Câmara mencionou as obras de Valéria já foram destaques em eventos de renome nacional, como a Feira Literária de Paraty. Mesmo com todo este sucesso, ela guarda no coração, sua terra natal: Itaocara.
Em Outubro de 2021, mês do aniversário da nossa Aldeia da Pedra, Valéria escreveu: “se a Aldeia é de Pedra, a memória do coração é de manteiga e se derrete por inteiro ao relembrar as ruas, praças, pessoas e fatos inesquecíveis”.
Agradecimento Emocionada
Ao ir a Tribuna receber a Moção de Aplausos e fazer o agradecimento, o que vimos foi uma pessoa acostumada a receber prêmios, muito emocionada e nervosa. Antes mesmo daquela noite, ela já havia nos dito que “o reconhecimento na terra da gente é sempre o melhor”.
Noite de autógrafos da escritora Valéria Leão, no Rio |
Rememorou que onde funciona atualmente o plenário da Câmara de Itaocara, fica justamente a Biblioteca Pública Municipal, local que frequentava sempre que precisava fazer uma pesquisa. E 38 anos após sua saída de Itaocara, vivia aquela noite especial, recebendo homenagem do Poder Legislativo Itaocarense.
- Minha alma está repleta de alegria. Mesmo sendo escritora, estou sem palavras para agradecer. Com meus pais, Ataíde Faria Leite e Nely de Souza Leão, aprendi sobre respeito, honestidade, amor e solidariedade.
Sobre Itaocara, ela disse:
- Meus primeiros anos de vida passei aqui, na nossa amada Aldeia da Pedra. Fiz amigos e tive momentos inesquecíveis. Essa terra é o cenário dos personagens de muitas das minhas histórias. É fonte inesgotável de criação.
Valéria com o querido Pai, Ataíde Faria |
E com a voz nitidamente repleta de emoção, disse:
- Muito eu teria a dizer, sobre a honra que é para mim, receber essa Moção de Aplausos. Mas resumo dizendo: Muito Obrigada Vereador Jaderson Aleixo, por propor a Moção, muito obrigada ao Presidente e demais Vereadores, por aqui me receberam tão bem. Por último, e não menos importante, obrigada ao meu amigo querido, Ronald Thompson, que hoje comemora seu aniversário e não pode estar presente. Obrigada aos itaocarenses pelo carinho e torcida de sempre.
Concluiu:
- O que importa nessa vida é sermos reconhecidos na nossa Aldeia. Por isto, gratidão, gratidão e gratidão.
0 comentários:
Postar um comentário