Provavelmente o brasileiro
mais reconhecido mundialmente encerrou neste dia 29 de dezembro de 2022, seu
ciclo de vida. Edson Arantes do
Nascimento, nascido na cidade de Três Corações, Minas Gerais, saiu de uma vida
muito pobre, para se tornar o Rei Pelé.
Sua grandeza transcende as quatro linhas do gramado do campo de futebol. Embora nestas linhas, ele tenha feito mais de 1.000 gols, conquistado três copas do mundo como jogador e parado guerras entre países, para que os povos pudessem ir vê-lo jogar durante a trégua. CLIQUE AQUI E LEIA TEXTO ESCRITO EM 2020 SOBRE PELÉ
Quando celebrou os mil gols, apelou pelas pessoas pobres e pediu para que valorizássemos as crianças:
- Pelo amor de Deus, olha o Natal das crianças, olha Natal das pessoas pobres, dos velhinhos cegos. Tem tantas instituições de caridade por aí. Pelo amor de Deus, vamos pensar nessas pessoas. Não vamos pensar só em festa. Ouça o que eu estou falando. É um apelo, pelo amor de Deus. Muito obrigado!
Óbvio que seu apelo caiu muito mal, especialmente na época em que foi feita. O governo e a sociedade consideraram hipocrisia. Infelizmente, décadas depois, vimos o quão ele estava correto. Os verdadeiros hipócritas eram seus críticos.
Capa do jornal inglês The Sun: "O REI ESTÁ MORTO" |
Na verdade, o Brasil é um dos países onde Pelé é menos reconhecido. Pelo contrário, gostam de olhar o lado negativo dele. E ÓBVIO TAMBÉM que ele tinha um lado negativo. Oras, era humano. Cometeu erros. Tal e qual todos nós cometemos. Mas no saldo da vida, valeu muito a pena ter existido o Rei Pelé.
Muito obrigado Campeão. Descanse em Paz.
0 comentários:
Postar um comentário