-->

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Drª Erilza Faria: “Minha inesquecível experiência em Lisboa”

Há 04 anos, em julho de 2017, eu vivia uma das experiências mais incríveis e inesperadas da minha vida. Viajei para Lisboa, em Portugal, para apresentar um trabalho de pesquisa. Foi muito mais do que esperava, quando ainda sonhava em fazer o mestrado.

Ao lado da estátua do poeta Fernando Pessoa, no Chiado

Eu estava na metade dos estudos do Mestrado em Ensino, no INFES-UFF, já participava do GRUPES (Grupo de Pesquisa Saúde e Educação) e era habitual nos inscrevermos para participar de Congressos e Mostras de trabalho. Quando surgiu a notícia do Congresso Internacional de Lisboa - Educação, Inclusão e Inovação da Escola Superior de Educação de Lisboa – ESELx, pensamos em nos inscrever sem compromisso para testar se nossos trabalhos seriam aceitos.

Quando recebemos o aceite dos trabalhos, selecionados por uma banca avaliadora tão criteriosa, ficamos em êxtase e começamos a considerar a possibilidade de viver essa experiência de ir para a Europa apresentar nossa pesquisa em andamento.

Momento inesquecível. Eu, aqui da nossa Aldeia da Pedra, palestrando e apresentando minha pesquisa, no Congresso de uma das instituições mais prestigiadas da Europa e do Mundo: a Escola Superior de Educação, em Lisboa, Portugal

A princípio, não conseguimos apoio ou patrocínio de nenhum órgão público ou da universidade, mas nosso desejo de não perder essa oportunidade única foi tanto que vimos outras condições e possibilidades. 

Graças às benditas parcelas que um cartão de crédito possibilita para compras e um suporte familiar de peso, eu pude então realizar esse feito extraordinário.

Conhecendo o Santuário de Fátima, em Portugal

Não posso deixar de agradecer ao apoio do meu marido Victor, que na época ainda era meu noivo, de sua família e da minha família maravilhosa. Se não fosse por eles, eu não teria tido a coragem de alçar esse voo.

Eu fiquei em Lisboa por 7 dias incríveis. E, como boa turista, me sentia impressionada com tudo o que via. Lá é mesmo outro mundo. Foram dias frescos de verão onde a noite só escurecia por volta das 21 horas.

Plaza de Toros e Centro Comercial Campo Pequeno, em Lisboa

Foram 3 dias de Congresso e confesso que achava o máximo estar em Portugal para um compromisso acadêmico. Até o Exmo. Presidente da República de Portugal, Professor Marcelo Rebelo de Souza, esteve presente falando para a Pró-Inclusão.

Além de ter aprendido, com todas as falas do Congresso, contribuí apresentando meu artigo, que posteriormente foi publicado em livro nos Anais do Congresso: “O encontro com a singularidade do estudante para potencializar a inclusão na educação” – escrito com a colaboração de minha orientadora, Dr.ª Maria Goretti A. Rodrigues, que também estava comigo na viagem às terras de Cabral.

Homenagem ao Fado, no Rossio

Mas, nem só de estudos e pesquisas vive um homem. E é claro que aproveitamos os outros dias para andar por Lisboa, conhecer pontos turísticos, provar comidas típicas.

Fui ainda conhecer a cidade de Fátima, que fica a aproximadamente a uma hora de Lisboa. Em Fátima, passamos um dia inteiro. Era o ano do centenário da aparição de Nossa Senhora, naquele local e me senti imensamente abençoada por estar ali.

A magnífica Praça do Comércio em Lisboa
Eu não poderia ser mais grata por tudo que vivi e sempre lembrarei com muito carinho dessa experiência maravilhosa! Agradeço ao amigo Thompson por me convidar a relembrar e compartilhar um pouco dessa história especial.

A autora do Texto é a Drª Erilza Faria Ribeiro, Psicóloga, CRP 05/46629, Mestre em Ensino pelo INFES da Universidade Federal Fluminense, Especializada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support