Para
entender esse questionamento vamos seguir as promoções das
empresas de internet, em Itaocara podemos ter 240 MB por R$100,00, mas realmente
usamos esses 240 MB de internet?
A internet foi apresentada ao público geral em 1980 e tinha sua velocidade de transferência máxima de 10 MB por segundo. 15 anos depois, em 1995, houve um upgrade de padrão, chamado de "Fast ethernet" (Também conhecido como 10/100) e nele possuía uma taxa de transferência máxima de 100 MB por segundo.
A tecnologia começou a evoluir mais rapidamente e após alguns anos do lançamento da "Fast Ethernet", foi lançada o novo padrão, "Gigabit Ethernet" (Também conhecido como 10/100/1000, tecnologia utilizada nos dias atuais.)
O porque dessa informação?!
Em pleno 2021 muitas marcas ainda produzem equipamentos com padrão "Fast Ethernet", que são, roteadores, switches e placas de rede, que se limitam a transferência máxima de 100 MB por segundo.
Sendo assim, quando contrato uma internet de 240 MB, mas meu equipamento é 10/100, ou "Fast Ethernet", você vai consumir apenas 100 MB por segundo, independe de seu plano ser 240 MB.
Para você ter acesso a sua velocidade total é necessário uma placa de rede em seu computador de 10/100/1000 tecnologia Gigabit.
É importante lembrar que as portas Gigabit não resolvem a limitação da internet wi-fi e sim via cabo ethernet (conhecido também como cabo de rede).
No caso do seu wi-fi, você irá precisar de um roteador Dual Band (são roteadores que utilizam bandas de frequência de 2,4 Ghz e de 5 Ghz). Apenas esses roteadores iram te dar um desempenho total do seu contrato acima de 100 MB.
Fiquem atentos as promoções de internet e lembre-se que se seu equipamento não for próprio para o uso de velocidades acima de 100 MB, você vai pagar por um plano e não vai utilizar totalmente. Então vai estar desperdiçando seu dinheiro quando poderia pagar um plano menor de 100 MB.
Outras dicas para você que está com sua internet lenta!
Roteador mal posicionado pode interferir na sua internet wi-fi, isso porque o sinal wi-fi é uma onda de rádio que sofre mudanças de intensidade conforme a distancia entre o rotador emissor e os dispositivos conectados a ele.
Por isso é preciso colocar o roteador em uma posição central de sua residência e, além disso, é preciso por em um local alto, para evitar outras barreiras, como moveis.
Proximidade com objetos que interferem no sinal, como rede de água, objetos ornamentais e janelas/vidros.
A água também interfere na transmissão do wi-fi, uma vez que ela é capaz de absorver as ondas de rádio do aparelho, por isso, não é recomendado colocar o roteador próximo a encanamentos e locais úmidos.
Objetos ornamentais também podem interferir na conexão. Os espelhos, por exemplo, normalmente são compostos por lâminas de metal, o que bloqueia e reflete as ondas de rádio emitidas pelo roteador, reduzindo a velocidade da internet.
Janelas e vidros também geram bloqueios como as paredes no sinal de transmissão via rádio.
Fiquem atentos as dicas e se seu roteador se encontra em um local mal posicionado troque de lugar e verifique as informações que passei, tenho a certeza que sua internet irá ter uma melhora significativa.
0 comentários:
Postar um comentário