Nós
sabemos quão importante é a informação. Por vezes, devido a tratar de
questão técnica, necessário dar maior esclarecimento. Com este objetivo, num
esforço de sanar eventuais dúvidas do cidadão, fazemos a seguinte explicação
sobre o que significa cada ítem dos Boletins Diários da COVID 19, divulgados
pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaocara.
Vejamos:
Casos Confirmados: São pacientes que tem diagnóstico de covid-19, podendo ser por critério laboratorial, clinico imagem ou clínico epidemiológico.
Casos Suspeitos: São pacientes que passaram por avaliação médica e que colherem swab. Eles ficam como suspeitos até a liberação do resultado do exame.
Casos Descartados: São pacientes que tiveram resultados de swab negativo para covid-19.
Casos Recuperados: São aqueles pacientes que já passaram pela fase ativa da doença e não apresentam mais sintomas.
Isolamento Hospitalar: São aqueles pacientes suspeitos ou confirmados que estão internados no município de Itaocara.
Isolamento Domiciliar: São os pacientes suspeitos ou confirmados que estão cumprindo o período de isolamento em domicilio.
Casos Ativos: São aqueles pacientes que estão com a doença ativa, em fase de transmissão.
Óbitos Suspeitos: São óbitos de pacientes que ainda não tiveram diagnóstico confirmado para covid-19. Esse óbito é descartado ou confirmado com a liberação do resultado do swab.
Óbitos Confirmados: São óbitos de pacientes com diagnóstico confirmado para covid-19, que tiveram como causa morte atestada na certidão de óbito “Covid-19 ou complicações da Covid-19”.
![]() |
A autora deste texto é Patrícia Nathália M. Afonso de Andrade, Enfermeira Epidemiologista, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Itaocara |
Os óbitos ocorridos em outros municípios de pacientes residentes de Itaocara, só são contabilizados no boletim epidemiológico após o município de ocorrência do óbito fazer o lançamento do óbito no sistema de notificação. Dessa forma, o óbito entra na base de dados municipal.
FUNDAMENTAL DESTACAR que a responsabilidade do lançamento do óbito é do município de ocorrência do óbito. Isso é protocolo da Secretaria Estadual de Saúde, para evitar duplicidades de óbitos no sistema de notificação.
0 comentários:
Postar um comentário