-->

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Secretaria de Saúde divulga nota com informações sobre o boletim epidemiológico da Covid-19 em Itaocara

Nós sabemos quão importante é a informação. Por vezes, devido a tratar de questão técnica, necessário dar maior esclarecimento. Com este objetivo, num esforço de sanar eventuais dúvidas do cidadão, fazemos a seguinte explicação sobre o que significa cada ítem dos Boletins Diários da COVID 19, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaocara.

Vejamos:

Casos Confirmados: São pacientes que tem diagnóstico de covid-19, podendo ser por critério laboratorial, clinico imagem ou clínico epidemiológico.

Casos Suspeitos: São pacientes que passaram por avaliação médica e que colherem swab. Eles ficam como suspeitos até a liberação do resultado do exame.

Casos Descartados: São pacientes que tiveram resultados de swab negativo para covid-19.

Casos Recuperados: São aqueles pacientes que já passaram pela fase ativa da doença e não apresentam mais sintomas.

Isolamento Hospitalar: São aqueles pacientes suspeitos ou confirmados que estão internados no município de Itaocara.

Isolamento Domiciliar: São os pacientes suspeitos ou confirmados que estão cumprindo o período de isolamento em domicilio.

Casos Ativos: São aqueles pacientes que estão com a doença ativa, em fase de transmissão.

Óbitos Suspeitos: São óbitos de pacientes que ainda não tiveram diagnóstico confirmado para covid-19. Esse óbito é descartado ou confirmado com a liberação do resultado do swab.

Óbitos Confirmados: São óbitos de pacientes com diagnóstico confirmado para covid-19, que tiveram como causa morte atestada na certidão de óbito “Covid-19 ou complicações da Covid-19”.

A autora deste texto é Patrícia Nathália M. Afonso de Andrade, Enfermeira Epidemiologista, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Itaocara

Os óbitos ocorridos em outros municípios de pacientes residentes de Itaocara, só são contabilizados no boletim epidemiológico após o município de ocorrência do óbito fazer o lançamento do óbito no sistema de notificação. Dessa forma, o óbito entra na base de dados municipal.

FUNDAMENTAL DESTACAR que a responsabilidade do lançamento do óbito é do município de ocorrência do óbito. Isso é protocolo da Secretaria Estadual de Saúde, para evitar duplicidades de óbitos no sistema de notificação.






Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support