A primeira eleição que participei em Itaocara foi em 1986. Naquele momento o Brasil estava em pleno processo de democratização, após o tenebroso momento da Ditadura Militar. Toda uma geração de brasileiros teve roubado o direito de escolher pela via das urnas, os governantes. (Eu tinha 20 anos).
No pleito seguinte, no ano de 1988, elegemos os Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores. Foram candidatos Dr. Robério, Alcêo Cortat, José Maria Fernandes, João do Brás e Nelson Fontes Beiro.
Eu votei no Zé Maria, mas quem se elegeu foi o Dr. Robério, que fez um governo extraordinário. Só um exemplo, para não ser repetitivo, grande parte das ruas calçadas, com saneamento básico e rede pluvial que temos até hoje, foram obras da gestão Robério.
O grande adversário do nosso saudoso médico, foi o também saudoso, José Romar Lessa. Engraçado é que eles pessoalmente se davam muito bem. Os dois gostavam de uma cachacinha e pelo o que contam (eu não tive a felicidade de presenciar) quando estavam juntos só haviam provocações para gerar risadas.
Se espalhar ódio e fakenews Não tem meu voto
Agora, 36 anos depois, as eleições em Itaocara estão contaminada por um ambiente tóxico. As campanhas, que devem ser apenas adversárias, parecem inimigas. Do meu ponto de vista, chega a ser ridículo, porque nós vivemos numa pequena cidade. E governar o município é sim uma honra, mas é também assumir muitos problemas.
Enquanto cidadãos, detentores dos direitos políticos, precisamos muito melhorar nossos critérios de escolha. De cara, gostaria de sugerir que não vote, nem para Prefeito, nem para Vereador, em quem semeia o ódio e a discórdia.
Eu adoto a posição de respeitar quem pensa diferente de mim, no entanto, não consigo respeitar quem vive de criticar os outros. Cada 10 palavras que saem da boca destas pessoas, oito, nove, são para falar algo negativo, denegrir alguém. JAMAIS ALGUÉM ASSIM VAI ME REPRESENTAR. Eu não sou assim.
Como é a frase popular: "só tenta ganhar no grito, aquele que sabe que já perdeu na razão".
A Natureza de gostar das Tretas
Eu sei que nós gostamos de uma treta 😉😊. É divertido ver um debate que os candidatos se pegam. Tenho um amigo que assiste debates com pipoca e refrigerante, porque se diverte tanto como quando assiste comédias.
Escolhendo os candidatos em quem vamos votar
Procure ouvir as propostas, saber da história dos candidatos. Na hora de escolher o Vereador, se pensar em votar em quem já tem mandato, veja se gosta da atuação dele. Se for escolher votar em quem não tem mandato, veja se essa pessoa tem bom senso, equilíbrio. Se representa, por exemplo, um segmento da sociedade.
Para o Executivo, tem um critério que vou exigir bastante nesta eleição, na hora de escolher meu candidato a Prefeito: A PESSOA TEM QUE TER GRANDES SONHOS PARA ITAOCARA. Se quem se candidata a Prefeito, pelo menos não sonha grande para o município, não serve para nos governar.
Eu me lembro do Faria Souto, já bastante idoso cronologicamente falando, mas MUITO MAIS JOVEM do que meninos de 20 anos. Eu sonho ter um novo Faria Souto nos governando.
Pode estar pensando que são tantas dificuldades, que se acertar algumas coisas básicas, já vai estar bom, não é mesmo? CARAMBA, é isto que devemos pensar? Se for, quanta tristeza 😭😭😭
o faria souto
Uma vez entrevistei o meu dileto amigo Charlô e perguntei como o Pai dele, Dr. Carlinhos Faria Souto, pensava as coisas que pensou para Itaocara, num tempo muito diferente, sem acesso a tanta informação.
A resposta do Charlô é uma delícia, para quem gosta de sonhar, como eu:
- As ideias construtivas afloravam em sua cabeça diariamente. Meu pai tinha uma coisa impressionante. Ele olhava para um determinado local e na hora imaginava algo. Mas ele via como se já tivesse pronto. E ai surgia à iniciativa, que tempos depois, seria construída. Ele gostava de imaginar belezas que poderiam ser perpetuadas em Itaocara.
O Genial Carlos Faria Souto e o Professor Augusto Pimentel, autor do Livro que fala sobre a nossa Praça da Matemática |
Lembrando, ele é o responsável pela:
* Praça da Matemática;
* Praça da Geografia;
* Foi quem concebeu em sua genial cabeça a Beira Rio que temos;
* Trouxe um peixe elétrico do Amazonas, para por no Aquário Público Municipal (obra do Faria Souto). Ônibus vinham fazer excursão a Itaocara, para tomar choque do peixe.
Eu sei que vão ler e achar que é mentira, mas Itaocara foi citada no The New York Times (o jornal mais importante do Mundo), por causa das coisas insanas (para época e até para hoje) e maravilhosas feitas pelo Faria Souto.
Concluindo
Se você heroicamente chegou até aqui, muito obrigado por ter lido o que escrevi. Pense ao escolher. E se algum candidato chegou até aqui, compreendo que há necessidades emergências da população. E ACHO FUNDAMENTAL RESOLVER ESTES PROBLEMAS. Mas se conseguir se eleger, não permita ser tragado pela rotina dos problemas. Não seja o sindico do dia a dia. Seja um PREFEITO DE VERDADE. Tire nossas vidas do marasmo.
Nos próximos quatro anos, construa um hospital de ponta, traga um atendimento de saúde Federal para o Município; construa uma escola pública municipal sem igual na região, construa um Teatro, um Centro Cultural; compre 20 máquinas para atender a zona rural; construa um novo estádio e complexo esportivo, mas afastado do centro e incentive as crianças e os jovens a praticar esportes.
Faça parcerias como gente doida e extraordinária, como o pessoa do Projeto Piabanha. Quem sabe fazer um lindo aquário público, para trazer turistas e também pesquisadores de todo o Brasil e do Mundo.
Se não for para ter como objetivo isto, desista da candidatura. Chega de síndicos. É hora de Itaocara ter um Prefeito de Verdade.
0 comentários:
Postar um comentário