Nova Voz ONLINE - Qual lembrança guarda com mais carinho de Itaocara?
Mara – Os carnavais, quando minha avó Zóza me levava e eu desfilava. Diversão para todos. Nos divertíamos muito. Difícil acreditar que nosso carnaval de rua tenha acabado.
Nova Voz ONLINE - Falando em lembranças, o que aprendeu com seus pais e guarda até hoje e gostaria de dividir e ensinar aos leitores?
Mara – Com minha mãe, aprendi a ser humilde, a respeitar as pessoas, a lutar por meus objetivos, a trabalhar para essa conquista. Ela sempre dizia: caiu, levanta e segue em frente. Me ensinou a ser guerreira.
Nova Voz ONLINE - Dos Prefeitos que Itaocara já teve, qual ou quais são referência para você?
Mara – Nós, o povo trabalhador de Itaocara, temos no coração Gelsimar Gonzaga, José Romar e Dr. Robério.
Nova Voz ONLINE - Na parte das contas públicas, o que é preciso fazer para que o orçamento municipal possa atender as demandas da população?
Mara – Trabalhar com honestidade. Não roubar e não deixar roubar. Ouvir as necessidades da população e colocar no orçamento. Sabemos que a demanda da população é muito grande, principalmente na área da saúde e educação. Assumo o compromisso aqui de fazer um governo em que as necessidades dos menos favorecidos estarão dentro do orçamento. Também atacaremos a questão do desperdício enxugando as despesas desnecessárias. Para aumentar a arrecadação, incentivaremos a produção e o comércio local. Vou colocar em funcionamento o galpão que foi construído pelo ex-prefeito Gelsimar Gonzaga para feira municipal dos produtos de Itaocara, que foi abandonado pelos três últimos prefeitos. Vamos criar o polo industrial no terreno que fica junto à Usina de reciclagem, que o governo Manoel Faria encheu de entulho. Vou reajustar o salário dos servidores anualmente a partir do segundo ano de governo. No primeiro ano o orçamento não é meu, então não sei se será possível.
Nova Voz ONLINE - Nos fale em linhas gerais quais políticas públicas pretende adotar nas áreas abaixo?
* Educação – A educação é minha prioridade, então tudo farei para que tenhamos o melhor ensino. E terei sob meu comando uma equipe para administrar e aplicar nossos projetos. No nosso governo do 50, realizamos o maior investimento na Educação que o município já teve, que foi a criação do passe livre, que chegou a atender 600 estudantes indo a faculdade todos os dias.
- Outra conquista foi o avanço no IDEB, (Índice de Educação Básica), em que Itaocara ocupava a quadragésima quinta posição e subimos para a quarta posição no Estado.
- Daremos especial atenção a merenda escolar, com um cardápio adequado as necessidades das crianças.
- Pagaremos o Piso Nacional da Educação. Iremos voltar a doar tablets aos alunos que mais se destacarem anualmente na rede municipal de ensino.
- Aumentarei o número de vagas nas creches.
- Ampliaremos a creche de Portela e construiremos uma creche em Jaguarembé.
- Construiremos também uma escola de educação infantil em Cidade Nova e uma em Portela.
- Voltaremos com os ônibus escolares subindo em todos os morros de Itaocara.
* Saúde - A saúde é um grande problema em nossa cidade. Nossa prioridade será melhorar as condições de atendimento no hospital, enquanto vamos buscar verbas em Brasília para a construção de um novo e para compra de novos equipamentos.
- Pretendo construir uma nova sede para o CAPS (Centro de Atendimento Psico Social), assim como resolver o problema das filas de espera, minimizando os prazos de atendimento.
- O abastecimento de insumos e medicamentos para o hospital e postos de saúde também é uma prioridade para mim.
* Assistência Social - Em primeiro lugar nós vamos colocar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para funcionar no local onde ele atende. Por exemplo: hoje, o CRAS da Bela Vista funciona em Caxias então vamos levá-lo para o Bela Vista.
- Criarei o CRAS de Portela, fortalecerei o programa de cesta básica.
- A Secretaria de Ação Social vai trabalhar de forma integrada com a Secretaria de Saúde, Educação, Cultura e Esportes em vários programas que vamos implantar, de forma a dar apoio as crianças, aos jovens e a suas famílias.
- Terá um papel importantíssimo na atuação dos programas de geração de renda e para implantação de diversos programas do Governo Federal em nosso município.
* Agricultura – Sendo a agropecuária a base econômica de Itaocara, nós iremos cuidar, e atender aos produtores em suas necessidades, quer seja na manutenção, na recuperação das estradas e no atendimento as solicitações de máquinas.
- Também não permitiremos que as estradas fiquem fechadas pelo mato. Estamos vivendo um período de mudanças e alterações no clima que vão demandar uma maior atenção e dedicação do poder público junto ao produtor rural.
- Com o agravamento das secas por períodos mais longos e o intenso calor, teremos que ter mais atenção e dedicação do setor público. Caso seja necessário iremos buscar auxílio e recurso em nível estadual e federal.
- Também iremos realizar encontros regionais a fim de fortalecer o produtor e a agricultura familiar, a produção de alimentos orgânicos e a redução do uso de agrotóxicos que também afeta a saúde de todos.
* Turismo - Resposta – Incentivarei o turismo rural e a exploração turística do Rio Paraíba Sul, com apoio e divulgação de eventos de esportes aquáticos.
- Melhorarei o acesso da pista de voo livre Andorinha.
- Entendo que a cultura e o turismo são dois setores muito importantes e que estão interligados. Incentivando a cultura também incentivamos o turismo local e regional. Festivais de música, dança, exposições de artes serão apoiados assim como eventos esportivos, torneios e campeonatos de diversas modalidades esportivas.
- Realizaremos eventos da cultura popular como Folia de Reis, Mineiro Pau.
Nova Voz ONLINE - Como será sua relação institucional com o Poder Legislativo?
Mara - A minha relação será institucional, como deve ser a relação entre os dois poderes, Legislativo e Executivo. Republicana, respeitosa e harmoniosa. Tratarei a todos com o mesmo respeito com que me tratarem. Espero trabalharmos juntos pelo bem-estar do povo de Itaocara, que o Legislativo seja parceiro no enfrentamento das dificuldades e na busca de soluções para nossos problemas.
Nova Voz ONLINE - Nessa reta final de campanha, qual recado deixaria para os leitores de Itaocara?
Mara - Garanto a todos que serei uma prefeita honesta e competente para fazer o melhor para o nosso povo. Farei um governo transparente e sem corrupção ao lado da minha vice-prefeita, Célia Gonzaga. O meu governo irá priorizar as necessidades dos moradores das comunidades e de todos que precisem de serviços públicos de qualidade. O governo do 50 foi o melhor para essa cidade. Deixou sua marca com uma administração voltada para toda população e com obras tão necessárias como por exemplo a capela mortuária, que atende a todos, indistintamente. Quem fez, merece voltar. Quem não fez perdeu a vez. Por isso vote 50 para prefeita. Vote 50 para vereadores.
0 comentários:
Postar um comentário