A Prefeitura de Itaocara, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou a Operação Fumaça Zero, formulada pelo o INEA (Instituto Estadual do Ambiente). Neste ano se estendeu para todos os municípios Fluminense, após o período de estiagem (maio a setembro).
Essa campanha estabelece um diálogo com a sociedade civil, voltada a esclarecer os perigos de praticar queimadas para limpar as pastagens, queimar lixo doméstico, descartar pontas de cigarro, soltar balões e fazer fogueiras em acampamentos. Todos são vetores potencial de grandes incêndios cujos efeito são gravíssimos danos ao meio ambiente e a saúde, humana e dos animais.
Em Itaocara o roteiro do dia D foi elaborado para alcançar o máximo de áreas do município, especialmente as unidades de conservação (APA e MONA) da Serra Vermelha.
Diálogo e Educação como armas contra as queimadas |
Foi utilizado uma ferramenta denominada, notificação preventiva: uma notificação especialmente elaborada com caráter informativo, educacional. São coletados dados do proprietário e coordenadas geográficas. Durante o preenchimento da notificação é feita a conscientização do morador quanto aos riscos das relacionados as queimadas.
O roteiro foi: Estrada Nova, Monte Puri, Duas Porteiras e Vista Alegre. A expectativa é que as pessoas possam criar a consciência de quão perigoso e danoso são as queimadas.
0 comentários:
Postar um comentário