-->

quarta-feira, 8 de maio de 2019

O QUE EU APRENDI COM MINHA MÃE – Texto Sonia Santos, filha da Dona Iracy

Sonia com com Dona Iracy, sua Mãe e grande exemplo de vida
Eu não tive filhos e não consigo dimensionar este singular sentimento. No entanto, com a convivência diária com as muitas mães de alunos durante os 24 anos de direção Colégio SEI, pude testemunhar a dimensão deste amor.

Acredito que ser mãe é um desafio do tamanho do amor de uma mãe... Criar um filho traz responsabilidades muito grandes. Acompanhar uma vida tomando forma, educá-la e amá-la pode ser o momento mais especial da vida de uma mulher. O desafio se torna ainda maior quando a pessoa é muito jovem.

Minha Mãe, Dona Iracy, é o meu melhor exemplo de mulher e MÃE. Casou-se muito cedo e foi mãe aos 18 anos! Quando a maioria das adolescentes de hoje estão terminando o Ensino Médio, ela já estava com a responsabilidade de cuidar de mim em uma época de grandes dificuldades e muito poucos recursos. Imagino os desafios que teve que enfrentar! Logo a seguir vieram meus irmãos, Nilracy e Nildemar e, bem mais tarde, o caçula Silvinho.
Dona Iracy com os filhos Silvinho, Sonia, Nildemar e Nilracy
Com sua serenidade e firmeza, educou a mim e a meus irmãos utilizando de uma sabedoria que não sei de onde veio. Uma Pedagoga e Psicóloga nata, sempre percebendo a hora certa de fazer uma intervenção, sempre soube dizer um não, dar uma bronca, fazer um elogio, passar uma tarefa ou dar um conselho.

Com sua sabedoria peculiar, ensinava-nos a executar as tarefas domésticas sempre nos estimulando a desenvolver todas as nossas habilidades e desta forma nos ensinou a termos responsabilidade com o trabalho.

Ensinou-nos o respeito pelas pessoas e a importância da cortesia. Dizia sempre: “Peça licença!, Diga por favor e “obrigada! Peça a bênção! Ceda seu lugar aos mais velhos!” Nos ensinou que sendo gentil, consegue-se as coisas com mais facilidade.

Com ela aprendi que ser honesto é fundamental! Nunca nos permitiu trazer nada dos outros para casa, poderia ser até a borracha do colega da escola que teríamos que devolver!

Esta pessoa incrível não perde tempo! Por volta dos seus 45 anos resolveu voltar aos bancos escolares e com muita dedicação, concluiu o Ensino Fundamental. Próxima dos 50 anos conquistou sua maior independência: aprendeu a dirigir e ganhou seu primeiro carro. E ela não parou por aí... Mais tarde, entrou para o Curso de Informática na FAETEC, lá descobrindo as maravilhas da conectividade e do mundo virtual. Adquiriu seu computador e passou a navegar pela internet e usar as redes sociais. Ensinou-me então que nunca é tarde para aprender!

O cuidado com a saúde física e espiritual é uma constante.  Não descuida das suas atividades físicas: Pilates, hidroginástica e caminhada. Extremamente disciplinada, cuida muito bem da sua alimentação, procurando sempre ingerir alimentos saudáveis. Membro do Apostolado da Oração, não descuida das suas obrigações, missas, vigílias, visitas estão entre suas tarefas diárias. Na distribuição do seu tempo está o Grupo Renascer de Itaocara, com o qual está sempre envolvida com reuniões, passeios, bailes e outras atividades que são importantíssimos para mantê-la em interação com pessoas de diferentes lugares.  Outra importante lição que ela nos dá é que devemos ocupar o nosso tempo e de preferência com tarefas que nos dê prazer, pois como diz aquele ditado popular: “Mente vazia é oficina do diabo”.

Linda e elegante, já passou dos 80 anos com toda esta vitalidade... O segredo? Acredito que seja o AMOR, pois ela é uma pessoa que procura agregar e amparar toda a família. É o nosso Anjo da Guarda! É aquela que nos fortalece com uma sabedoria que vem do Alto e do coração. É o ser mais perfeito e adorável que conheço!

Com minha Mãe, aprendi a grandeza do AMOR!

E um Beijo com Muito Amor para as Mamães, as Vovós, as Bisavós e todas as mulheres que cuidam e educam as gerações de seres humanos.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support