Professora Jennifer Melo destaca o trabalho do Nildo Nara |
Ora, há quem diga que uma escola de
qualidade depende quase que prioritariamente de bons professores, mestres que
ensinam com dinamismo, tenham “controle de turma” e que sejam capazes de romper
com os paradigmas do tradicionalismo. Por outro lado, há debates que giram em
torno de temas como infraestrutura escolar: “Uma escola bem estruturada, com
salas amplas e arejadas, tecnologia disponível para alunos e professores, pátio
gramado para a realização de aulas ao ar livre e ambiente adaptado para alunos
com necessidades especiais, sem dúvidas é fundamental para a qualidade da
instituição”, já diria algum dos debatedores. Em contrapartida, uma grande
parcela de professores afirmaria que uma boa escola depende de um bom ensino, e
este só acontece quando a clientela demonstra interesse pelas aulas e a família
participa da vida escolar do aluno.
Por certo, as pontuações apresentadas acima
não deixam de ser pertinentes. Na verdade é importante não desconectá-las, mas
compreender que a qualidade de uma escola depende da correlação entre os
fatores citados. Contudo, não menos importante do que infraestrutura, bons
professores, família presente e aluno interessado é uma gestão representada por
profissionais sensíveis e competentes. Para isso, me disponho a trazer à tona a
realidade da escola em que trabalho, o Colégio Municipal “Professor Nildo
Caruso Nara”, situado no interior do Estado do Rio de Janeiro, na sede do
Município de Itaocara. A partir daqui, buscarei apenas relatar o que percebi
como funcionária, professora e uma apaixonada pela Educação, embora refém de
alguns reveses comuns à profissão em nosso país, como a desmotivação.
“Lamúrias” a parte, eis meu relato...
Em 2017 dei início ao meu trabalho como
professora na turma de Alfabetização no Nildo Nara, a escola onde estudei desde
a antiga pré-escola até a oitava série, hoje, nono ano. A primeira percepção
que tive foi acerca do acolhimento por parte dos funcionários, partindo dos
segmentos “maiores”, se é que poderia assim definir. Com poucos meses desfiz de
mim qualquer estigma com relação à escola pública, porque já não se tratava
mais do que eu ouvia de outrem, mas da minha própria experiência que estava
sendo construída ali.
O que mais me chamava à atenção (e até hoje
é assim) era o caráter sensível por parte da gestão incluindo a orientação
pedagógica. Os alunos têm “livre-aceso” à direção, assim como seus
responsáveis, sendo atendidos, eu diria, “de forma humana”. O zelo quanto à
merenda escolar, creio que seja também uma particularidade da nossa escola. É
possível ver como a direção busca garantir da melhor forma que as crianças (e
demais alunos) tenham uma merenda de qualidade, saborosa e saudável. Talvez
alguém comente que tais atribuições precisam ser obrigatoriamente cumpridas,
mas infelizmente, sabemos que não são todas as escolas que assim funcionam...
Continuando, além da sensibilidade eu
destacaria outra característica presente, não apenas nos gestores, mas por
parte da orientação pedagógica, a competência. É interessante como toda
comunidade escolar pode se beneficiar de uma orientação competente e claro,
“humana” também! Como professora e creio que meus colegas podem afirmar o
mesmo, fomos orientados e ouvidos, o que é muito importante para nós
professores.
Sempre fomos motivados e reconhecidos por
nosso trabalho, chamados a atenção quando necessário, mas constantemente
“abraçados” e isso é um diferencial, pelo menos é essa forma como observo.
Destaco ainda os projetos que nos são repassados, os “incentivos” aos alunos
por meio da distribuição de tablets aos que obtiveram bom desempenho durante o
ano letivo, as reuniões dos professores iniciadas por falas eloquentes e, ao
mesmo tempo, preocupadas com o futuro do aluno. Enfim, não sei se eu
conseguiria pontuar as qualidades de uma gestão que “veste a camisa” da
instituição e que se mostra completamente amante do Nildo.
Compreendo, sim, que não existe uma escola
perfeita, contudo haveria no Nildo Nara, ou porque não dizer, há neste colégio
uma busca enorme pelo bem do aluno, por oferecer a ele uma qualidade de ensino
e de educação humanizada. Todos ali,
realmente se importam e se doam e juntos almejam que nossos alunos tenham um
futuro brilhante. Logo, encerro aqui o olhar de alguém que tem uma longa
caminhada nessa estrada suntuosa e cheia de flores também, chamada Educação.
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