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terça-feira, 17 de setembro de 2019

Sala de Aula Invertida nas Aulas de Matemática Financeira Básica, Uma Proposta Pedagógica Para o Ensino Médio – Texto: Professora Rosivar

A Professora Rosivar Marra Leite Sanches, do Colégio Estadual Frei Thomas, acaba de produzir em sua dissertação de Mestrado, um trabalho muitíssimo interessante, que denominou de SALA DE AULA INVERTIDA, UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO. Abaixo ela nos explica a metodologia que utilizou, fala das conclusões e dos paralelos com o que existe de mais contemporâneo na educação pelo Mundo.
A Professora Rosivar Marra Leite Sanches
Nova Voz On Line – Inicialmente, o que ensina a Matemática Financeira Básica?
Professora Rosivar - Porcentagem, Juros Simples e Compostos, de acordo com o Currículo Mínimo de Matemática, documento que traz as ementas de todas as disciplinas da rede estadual. Na minha proposta utilizo como instrumento para introduzir a Matemática Financeira, a Educação Financeira, porque esta permite que o aluno tenha contato com conceitos importantes sobre finanças, o que pode contribuir para que, no futuro, este tenha uma vida financeira equilibrada.

Nova Voz On Line – Pode nos falar sobre sua dissertação METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO?
Professora RosivarPrimeiramente qual foi a motivação para adotar a metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) para a minha pesquisa? Essa escolha decorreu de anos de docência na disciplina Matemática, muitas vezes observando que os conteúdos são trabalhados sem levar em consideração sua conexão com a realidade, daí a necessidade pessoal da inserir novas estratégias de ensino na sala de aula e também a partir dos estudos sobre metodologias ativas e mediadas pelas tecnologias digitais, nos quais ficaram evidentes as potencialidades dessa metodologia. A SAI é uma metodologia que inverte a lógica do ensino tradicional, propondo a alternância entre atividades presenciais e a distância. O que me atraiu foi exatamente o fato de que a SAI favorece o comprometimento dos alunos sem modificar radicalmente a estrutura escolar. Numa escola pública, o melhor é você utilizar o menos possível suas instalações e não introduzir mudanças fora do âmbito da sua própria sala de aula e a SAI me permite isso

Nova Voz On Line – Como isso foi feito?
Professora RosivarElaborei uma proposta pedagógica com a metodologia SAI, baseada nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Para a sua implementação foram selecionados e elaborados diversos recursos, sendo os recursos e atividades da parte on-line alocados no ambiente virtual de aprendizagem Schoology. Tal ambiente foi escolhido porque tem uma interface parecida com uma rede social, o que na minha opinião, facilitou a identificação do aluno com o recurso. Os recursos e instrumentos de coleta de dados utilizados passaram por um teste exploratório realizado com oito professores de Matemática para validação do material. Os recursos e atividades elaborados e/ou selecionados para a parte on-line foram: vídeo introdutório; oito videoaulas; vídeo do historiador “Leandro Karnal” e três listas com problemas contextualizados.

A Sala de Aula Invertida é uma Inovação em Metodologia de Educação
Nova Voz On Line – Como assim?
Professora Rosivar - Os recursos e atividades utilizados na parte presencial foram: aplicativo Matemática Financeira, utilizado para verificar os cálculos de Juros Simples e Compostos; quatro situações-problema; uma proposta de um seminário com temas de Educação Financeira (“A Poupança e o Planejamento de uma Compra Futura”; “Como Funciona um Consórcio de Veículos: Ênfase nas Taxas de Administração Cobradas”; “O Uso Correto do Cartão de Crédito”; “Preciso Fazer uma Previdência Privada para Garantir minha Aposentadoria?”; “Na Hora de Comprar: Compro à Vista, Uso o Cartão ou Financio no Boleto?”) e uma Oficina de Controle de Gastos com o objetivo de estimular a gestão eficiente das finanças pessoais, adotando-se o aplicativo de controle de gastos Wisecash.

Nova Voz On Line – Tudo organizado por você?
Professora RosivarExceto o vídeo do historiador Leandro Karnal e os aplicativos, todos os outros recursos e atividades foram elaborados por mim, por não encontrar na internet materiais adequados a minha proposta. De modo geral, a estratégia utilizada foi a seguinte: PRIMEIRO solicitava que os alunos anotassem as dúvidas durante o estudo do material antes do momento presencial; DEPOIS iniciava a aula presencial perguntando sobre as dúvidas surgidas em relação ao material on-line; ENTÃO corrigia os exercícios de forma colaborativa, exatamente para que todas as dúvidas fossem sanadas; APLICAVA sempre uma situação-problema com nível maior de dificuldade e ENTÃO encaminhava a tarefa on-line para a aula seguinte.

Nova Voz On Line – Como foram os resultados?
Professora RosivarOs resultados sinalizaram que a metodologia SAI foi bem aceita e trouxe contribuições significativas para estudo dos conteúdos de Matemática Financeira e dos temas de Educação Financeira:
I) houve melhoria no desempenho dos alunos com a implementação da SAI;
II) Contatou-se indícios de ocorrência da aprendizagem significativa mesmo com os erros ainda cometidos, sendo o panorama após a recuperação melhor do que o anterior;
III) a adoção de estratégias adequadas, puderam minimizar as dificuldades encontradas e,
IV) as aulas de Matemática tornaram-se mais dinâmicas com a adoção da SAI.

Nova Voz On Line – Que interessante!
Professora RosivarAssim, pude concluir que a proposta desenvolvida com a metodologia SAI, alicerçada na TAS, pode ser implementada no Ensino Médio, nas aulas de Matemática Financeira Básica, porque os resultados mostraram indícios da sua contribuição para a aprendizagem significativa dos conteúdos e conceitos. Também foi possível notar que o gosto pela Matemática pode ser desenvolvido com a adoção de estratégias diferenciadas de ensino, um aluno comentou que não gostava muito da disciplina, mas que passou a gostar por causa do “jeito” como eu ensino.

Nova Voz On Line – Teve algum momento que chamou mais sua atenção?
Professora Rosivar - O mais legal pra mim foi quando os alunos solicitaram a continuação da metodologia SAI nas aulas com outros conteúdos nos bimestres seguintes. Isso é gratificante! Alunos pedindo para realizar tarefas em casa, isso num colégio público, simplesmente me senti realizada como professora.

Nova Voz On Line – Tudo se tornou um ótimo instrumento do seu Mestrado, não é mesmo?
Professora RosivarO produto educacional desenvolvido na dissertação foi a proposta pedagógica, disponibilizada para professores e licenciandos em Matemática, por meio de um Caderno de Orientações Pedagógicas. Meu produto traz a fundamentação teórica por meio de vídeos explicativos, mostra a elaboração e seleção dos materiais utilizados, o AVA escolhido, as estratégias de ensino adotadas e aborda como ocorreu a avaliação da aprendizagem significativa. Descreve toda a implementação da proposta pedagógica, apresentando as atividades seguindo o mesmo percurso utilizado durante as aulas. Assim, as videoaulas assistidas pelos alunos vão sendo disponibilizadas, na medida em que surgem na minha narrativa. Também traz os problemas detectados e as estratégias utilizadas para minimizá-los, além de algumas sugestões de softwares para desenvolvimento ou identificação de recursos didáticos.
O Produto do Trabalho de Dissertação da Professora Rosivar
Nova Voz On Line – De que forma o ensino da Matemática é dinamizado, a partir da metodologia que apresentou?
Professora RosivarComo o conteúdo básico era visto fora da escola, o tempo na sala de aula foi utilizado para atividades diferenciadas tais como: mesa redonda para discussão dos temas de Educação Financeira; estímulo à aprendizagem colaborativa com correção de exercícios em grupo com auxílio de aplicativo e aplicação de situações-problema com níveis crescentes de dificuldade, que eram resolvidas também em grupo e apresentadas para a turma, tendo o cuidado de que em cada grupo estivesse um aluno de melhor desempenho em Matemática; realização de Seminário e Oficina de Controle de Gastos etc.

Nova Voz On Line – Você acompanhava de perto?
Professora Rosivar - Isso tudo sob a minha mediação. O Seminário, por exemplo, é uma forma de desterritorialização do conhecimento, na medida em que deixo a organização do material da aula para os alunos. O aprendiz tem total liberdade para apresentar suas ideias sobre determinado assunto. Quando, após a apresentação das equipes, fiz as ponderações necessárias, organizando essas informações, apontando os acertos e corrigindo as inadequações, eu pude reterritorializar o conhecimento.

Nova Voz On Line – Lhe parece que existe uma resistência à inovação por parte de um sistema que criou um método, que antigamente era apelidado de “cuspe e giz”, com o professor falando e o aluno escutando, que torna difícil a implantação de uma nova dinâmica de ensino?
Professora Rosivar - Depois de 30 anos efetivamente em sala de aula, posso dizer que sim, com certeza. Mudar paradigmas é muito difícil, por isso escolhi a SAI. Porque como expliquei anteriormente, só dependo de mim mesma para sua implementação. A dificuldade vai desde os gestores no nível macro, que não têm tempo ou vontade de conhecerem as novas metodologias que alguns professores têm implementado nas suas salas de aula, passando pela resistência dos próprios pares e de alunos e familiares.
Palestra de apresentação da Dissertação de Mestrado no Colégio Estadual Frei Thomas, com a presença de alunos, professores e do jornalista Ronald Thompson, da Nova Voz On Line
Nova Voz On Line – Existe uma fórmula para mudar o velho método “cuspe e giz” e implantar um ensino contemporâneo, utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis, como as mídias sociais e etc?
Professora Rosivar - Sinceramente não tenho resposta para isso. Acredito que por muito tempo será trabalho de algumas formiguinhas que, como eu, sentem-se agoniadas por verem que os recursos tecnológicos poderiam otimizar os objetivos de ensino e não estão sendo utilizados para tal fim. Numa situação ideal, os gestores atentos ao que acontece, poderiam aproveitar essas pesquisas e utilizar esses educadores como multiplicadores. Muitas vezes, o professor quer utilizar metodologias mediadas pelas tecnologias digitais, mas não o faz, exatamente por não saber como, nós não nascemos com essa tecnologia toda, somos imigrantes digitais, como dizem os pesquisadores da área.

Nova Voz On Line – Como assim?
Professora Rosivar - Um exemplo disso foi o que aconteceu no minicurso do teste exploratório, muitos professores solicitaram que fossem ministrados outros cursos voltados para o uso da tecnologia na educação. Digo com propriedade, boa parte dos professores é interessada e comprometida, o que falta é ter conhecimento de que os resultados são promissores. Quando os professores se deparam com os resultados positivos, o convencimento é quase imediato, aí é apenas qualificar, através de cursos ministrados por quem é professor igual a eles e realmente implementou o que está ensinando, como o que ministrei. Em pouco tempo, as mudanças seriam visíveis.

Nova Voz On Line – O desafio dessa inovação já estava presente no momento que escolheu o tema da sua dissertação?
Professora Rosivar - Eu sabia que seria um grande desafio, por isso escolhi a SAI e fui um tanto desacreditada, mas os resultados da pesquisa são incontestáveis, porque ao usar o método científico, ficou comprovado que houve indícios de aprendizagem significativa dos conceitos e conteúdos trabalhados.

Nova Voz On Line – A Deputada Tábata Amaral contou que quando iniciou seus estudos em Harvard, estranhou muito o método. Poucas aulas (cuspe e giz) e muito tempo na biblioteca, estudando sozinha. Que o encontro com os professores era mais para tirar dúvidas. Que a tradição do professor explicar a matéria não existia por lá. Tem semelhanças com sua proposta de inverter o papel da sala de aula invertida?
Professora Rosivar - Muitas semelhanças, inclusive uma das precursoras na adoção da SAI foi Harvard. Na SAI é exatamente isso que acontece e uma das principais características dessa metodologia é a autonomia do aluno, o que se configura um grande desafio, porque os alunos não foram acostumados nesse sentido. Basicamente é assim que funciona: o professor antes da aula prepara e compartilha o material, que é acessado pelos alunos; na aula, o professor atua como mediador, esclarecendo as dúvidas enquanto os alunos realizam as atividades, de forma individual e colaborativa; depois da aula, enquanto os alunos revisam o conteúdo, o professor avalia e decide se insere o novo assunto. Durante este processo, habilidades cognitivas e socioemocionais vão sendo desenvolvidas.

Nova Voz On Line - Acredita que sua palestra ministrada no Frei Tomas foi bem recebida por alunos e professores?
Professora Rosivar - É uma pergunta difícil de ser respondida. Bom, você estava lá, todos foram convidados, meus alunos do Curso Normal das três turmas estavam presentes. Prestaram atenção e até me parabenizaram através das redes sociais. A orientadora educacional, Simone Granja e, a bibliotecária, Paula Navega, ficaram durante toda a apresentação. Outros colegas estiverem lá, inclusive um dos diretores, o Carlos Eduardo Sanches. Acredito que provavelmente tiveram algum compromisso e não puderam ficar e/ou estar presente.

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