-->

domingo, 1 de setembro de 2019

LEIA NOVAMENTE: Pedro Garcia, o Talento e a Coragem para Persistir e Superar até Conquistar o Sucesso

Pedro Garcia é sinônimo de sucesso, de grandes shows, de música de qualidade. Mas existe muito, além disto. A história de um homem com óbvio talento e com muita coragem para continuar superando desafios. Mesmo quando a coluna doía (e doía muito) lá estava Pedro Garcia e sua sanfona (um instrumento musical pesado). A dor era grande, mas o sorriso e a alegria do público que o assistia, servia de analgésico. Infinitos aplausos para Pedro Garcia.

Pedro Garcia e seu amigo / irmão Sérgio Reis

Nova Voz Online – Desde criança já notava que tinha dom para música?

Pedro Garcia – Desde os nove anos, eu já gostava de mexer com uma sanfoninha. Lembro que meu pai, Francisco Garcia de Freitas, me deu de presente esse instrumento e eu tocava nas festinhas juninas de Colégios, nas Folias de Reis, no Boi Pintadinho. Ótimas lembranças!

Nova Voz Online - Nesse período inicial, quais foram seus principais incentivadores? Aquelas pessoas que diziam: “canta Pedro Garcia”?

Pedro Garcia – A família incentivava sempre. Meu pai, minha mãe. Também os professores da escola, gostavam de ver o pequeno Pedro Garcia com a sanfoninha. E meus colegas. Eu com a sanfoninha divertia todo mundo.

Nova Voz Online - E ai o tempo foi passando. A pergunta agora é sobre a primeira vez que se apresentou com a sanfona, na frente de um grande público. Quais são suas lembranças dessa fase?

Pedro Garcia – Rapaz, relembrar essas coisas emociona. Ual! A primeira vez me apresentando para uma multidão foi num showmício, que naquela época podia. Show em comícios, ou seja, showmícios. Era o ano de 1982, a primeira campanha de uma pessoa maravilhosa, que governou Itaocara: José Romar Lessa. Ele quem me deu a oportunidade de fazer o povo bailar, ao som do Pedro Garcia, pela primeira vez.

Nova Voz Online – E ai tudo começou, não é mesmo?

Pedro Garcia – Vieram alguns aniversários, que eu era convidado para me apresentar. Depois, outro momento importante, foi o ano de 1988, na campanha de outra pessoa que tenho muita gratidão. Um dos grandes itaocarenses da história, meio esquecido, por sinal: Alceo Cortat. Daí em diante coloquei na cabeça que seria cantor profissional.

Registro da fotógrafa Elisabete Carvalho do Show de Pedro Garcia no Carnaval do Itaocara Campestre Clube

Nova Voz Online – Como foi esse momento?

Pedro Garcia – Fui indo. Apresentando-me com a Sanfona nas festas juninas em fazendas da região. Em Santa Maria Madalena, em Macuco. No dia 23 de Abril de 1989 foi o primeiro show de Pedro Garcia & Banda. Com a primeira formação da banda. Foi tão maravilhoso, que senti que teria condição de seguir enfrente. O público presente vibrou. Eu senti como nunca tinha sentido antes. Outra lembrança emocionante.

Nova Voz Online – E de repente estourou. Pedro Garcia & Banda tornou-se o show mais procurado, o mais caro e o mais disputado. Todos queriam ver o Pedro Garcia, cantando com sua sanfona.

Pedro Garcia – As coisas começaram a acontecer muito rápido. De repente eu era um dos grandes nomes da música na região. Gravei um LP (de vinil) em 1993. E nestes anos 90, sem arrogância, mas com orgulho pelo reconhecimento do trabalho que fazíamos, Pedro Garcia & Banda tornou-se a número um na preferência para se apresentar em Exposições Agropecuárias, nos Estados do Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais. Uma fase fantástica.

Nova Voz Online – Sempre que entrevisto músicos, faço questão de pedir para que falem que a música é trabalho duro, cansativo, estafante. Que quando se sobe ao palco, muita coisa já foi feita. Os ensaios, as viagens, finais de semana, datas importantes passadas longe da família e dos amigos. Pode falar também sobre isso, para que quem decida trabalhar na área, não ter a ilusão de que tudo são aplausos e diversão?

Pedro Garcia – Se não tiver vocação e for meio teimoso, para usar uma expressão dos jovens de hoje em dia: não aguenta a pressão . E olha que hoje é tudo mais fácil. Eu fiz carreira quando nem se sonhava com telefone celular. Na verdade, ligar pra casa da estrada, só de orelhão, na base da ficha telefônica, que os mais novos se quer sabem o que é.

Nova Voz Online – Dureza né?

Pedro Garcia – No início dormíamos mesmo era no ônibus, pra economizar a despesa do Hotel. Depois os contratos passaram a prever o pagamento do Hotel pelo contratante. Mas isto foi depois que Pedro Garcia & Banda era a número um. Mas com toda essa dificuldade, nunca pensei em parar. O que diria aos jovens é que tenha humildade. Não se deslumbre com os aplausos, a fama, o sucesso. Respeite sempre o público e eles vão lhe reconhecer. Essa é a minha história e a minha experiência de vida.

Os problemas na Coluna e o Cantor Sérgio Reis

Nova Voz Online – Num momento da sua vida, tem uma história forte de superação. Estou falando do seu problema de saúde. Para incentivar nossos leitores, pode nos contar um pouco?

Pedro Garcia – Quem é próximo a minha pessoa e acompanha minha carreira sabe que não foi nada fácil. Já no início dos anos 90, com os shows começando a acontecer com frequência, sofria de grave problema na coluna. Imagine isso tendo que me apresentar, dançando e tocando um instrumento como a sanfona, que é bem pesado? E fazendo isto sempre. Pelo menos na metade dos dias do mês.

Nova Voz Online – Na época você era funcionário público da antiga CERJ não é isto?

Pedro Garcia – Isto. Graças a Deus consegui me aposentar. Mas tive que seguir na carreira de músico. Aprendi a conviver com a dor. Só eu sei como me senti em muitos shows. Não foi fácil. 

Pedro Garcia com o amigo escritor Nestor Lopes

Nova Voz Online – Entre os amigos que fez na música, um deles é Sérgio Reis, grande cantor brasileiro. Como surgiu a amizade?

Pedro Garcia – Conheci o Sérgio através do escritor madalenense Nestor Lopes. Atualmente ele está escrevendo a biografia da grande atriz brasileira Dercy Gonçalves. E eu tive a felicidade de homenagear a Dercy compondo uma música para ela, para a cidade de Santa Maria Madalena. E pelas mãos da Dercy me apresentei na TV Brasileira.


Nova Voz Online – Outra boa lembrança.

Pedro Garcia– Sem dúvidas! Como estava dizendo, num show do Sérgio Reis em Madalena, ele me fez uma feliz surpresa, me convidado para cantar junto com ele. Lá se vão trinta anos de amizade. Uma amizade fraterna. Coisa de irmãos.

Nova Voz Online – Quando você teve seu problema na coluna ele inclusive esteve ao seu lado, não é mesmo?

Pedro Garcia – Mais do que isto. Foi o Sérgio Reis quem, ao me ver caminhar com dificuldades, reparou que meu problema de coluna estava piorando e me levou num médico que era seu amigo. Foi este médico que me operou. Foi o Sérgio Reis com seu grande coração quem possibilitou que operasse minha coluna cervical custeando todas as despesas. Sérgio Reis é um irmão, que Deus colocou na minha vida. Minha gratidão por ele é eterna.

A Importância da Família para o Músico

Nova Voz Online – Que importância tem a família para o músico?

Pedro Garcia – Família de músico sofre. Passamos boa parte do tempo na estrada. Viajando, fazendo shows. E muitos dos shows são em datas importantes. Feriadões onde as pessoas estão se divertido. Mas nós, músicos, estamos trabalhando. E longe da família. Especialmente quando vamos dormir e estamos centenas de quilômetros distantes de casa é bem dolorido.

Nova Voz Online – Os filhos sofrem, não é mesmo Pedro?

Pedro Garcia – Dói o coração lembrar que perdi muitos aniversários das minhas filhas. Festas da escola, quando os pais de todos estavam presentes, mas o pai delas não estava. Estava na estrada. Elas sabem que as amo. E são tão generosas comigo que me perdoam. Compensação, hoje eu dou a maior atenção possível aos meus netos. Felicidade é estar ao lado deles. Meus amores Vitória, Davi, Heitor, Arthur, Emanuele e Isabela.

Nova Voz Online – Quando olha a música de hoje em dia, os jovens, quais se destacam? Vê alguém tendo uma vida profissional tão longeva e bem sucedida, como Pedro Garcia?

Pedro Garcia – Nossa região tem muitos músicos maravilhosos. Junior & Gustavo, Bira Belo, Israel Lacerda, Laura Lima, Glauco Zulo, Herick Almeida. Só pra citar os que estão na estrada já faz algum tempo. São músicos com carreiras consolidadas. Gostoso é ouvir de alguns deles que, de alguma forma, eu servi de estimulo para que fossem músicos profissionais. Onde estou e me veem, falam comigo, destacam minha presença. Sinto-me honrado por este reconhecimento. Se alguém me pergunta, eu logo os indico. Sempre que conversamos, busco incentivá-los a partir das minhas experiências. É uma troca muito boa.

Pedro Garcia emocionado com a presença de Júnior e Gustavo

Nova Voz Online – Na família tem alguém com dom pra música? Depois de tantos anos, você incentiva ou pede pra pensar melhor, quando seus familiares falam em ser músicos?

Pedro Garcia – Vou responder assim: a minha inspiração foi o meu Pai. Minha inspiração e do meu irmão Chiquinho. Nosso Pai é nosso grande exemplo de vida. Falo sempre destes dois grandes homens para os meus netos. E eles me admiram. São os fãs que mais amo, confesso. Em relação ao futuro, deixo nas mãos de Deus. O que quero é que sejam felizes. Não importa a profissão que vão seguir.

Nova Voz Online – Pedro Garcia deixe uma mensagem para os nossos leitores.

Pedro Garcia – Só quero agradecer aos leitores por poder compartilhar minha história com vocês. Espero que sirva de exemplo para algo positivo. Tem uma frase que gosto muito, do inventor Tomas Edson, responsável pela existência de milhares de coisas como a lâmpada, que usamos no cotidiano. Ele disse: SUCESSO É 1% INSPIRAÇÃO E 99% TRANSPIRAÇÃO. Então, seja a carreira que for o segredo é transpirar, se esforçar, se dedicar, não desanimar, insistir até conquistar. Saber que se não conquistou é porque ainda não chegou ao final. No mais que Deus abençoe com saúde e harmonia a todos.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support