Nossa pequena Itaocara quase sempre fica agitada em anos de eleições. Desta vez, até por causa da grave pandemia de coronavírus, que infelizmente tirou a vida de dezenas de Itaocarenses, de milhares de brasileiros e de milhões de pessoas ao redor do Mundo, estamos percebendo uma eleição menos intensa.
Penso que o eleitor deve ficar atento. Prestar atenção nas redes sociais. Observar as propostas e pensar também sobre a capacidade dos candidatos de realizar essas propostas.
Outro fator importante, que pelo menos no meu caso, ajuda a definir em quem devo votar, é a maneira como o candidato trata seus concorrentes.
Eu sou cristão. Católico. Acredito que devemos amar ao próximo, como amamos a nós mesmos. Pelo menos (na impossibilidade de amar) respeitar. O respeito é sinal de civilidade. E quem vier a se eleger Prefeito (ou Vereador) precisa ter a capacidade de unir a população, num projeto de transformação para melhor da nossa Itaocara.
Diz a Bíblia: “todo reino dividido contra si mesmo, será arruinado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma, não subsistirá”. A mesma bíblia fala também sobre a importância da mansidão: “mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (...)”.
Notadamente estamos numa época em que os que governam dividem seus povos (reinos) e é por isto que este clima de confrontação paira no ar de várias nações. Isto está em total contradição ao que nos ensinou Jesus Cristo: “amai-vos uns aos outros”.
Espero que das urnas no dia 15 de Novembro, o fruto que saía seja de um semeador de paz e união. Alguém que passe a borracha nas ofensas que ouvir durante as eleições. Isto quer para o Executivo, quer também para os Vereadores eleitos. Compreendam suas responsabilidades com todos os cidadãos itaocarenses, independente de terem votado ou não nos vencedores. Assim venham unir a cidade.
O Papa Francisco disse logo após assumir como sumo pontífice da Igreja:
-
Quem constrói muros, fica prisioneiro deles. Enquanto os construtores de pontes
vão avante. Peço que andem de mãos dadas, semeando o amor e a concórdia.
Se crer em Deus, em nosso senhor Jesus Cristo, vamos nos aliar pela construção de uma sociedade mais justa e humana. Pela edificação de uma Itaocara melhor para todos.
Semeando a bondade vamos (juntos) colher o fruto da paz e da prosperidade.
Que Deus abençoe a todos!!!
Parabéns pelo texto Carlinhos. Muito Bom. Sensato e inteligente.
ResponderExcluir