-->

domingo, 25 de outubro de 2020

As Mulheres da Minha Vida - Texto: Valéria Leão, Itaocarense, Professora, Advogada, Escritora, Poetisa e Membro da Manada dos Inquietos

Olá caros Conterrâneos, Amigos e Leitores

Nos últimos dias alguns assuntos dominaram as manchetes da mídia em geral e ocuparam as redes sociais; muita informação e desinformação, tudo junto e misturado.

Os temas "vacina chinesa", política nacional, municipal, internacional, dinheiro na cueca, cenas de racismo explícito, e, até o Papa esteve no centro desse turbilhão de debates.

Opiniões, críticas, dúvidas, discussões intermináveis; desgastes, por vezes inúteis, esgarçando os delicados fios que tecem as relações de afeto.

Com a família, eterna fonte de inspiração de Valéria

Em meio a tantos temas que, em maior ou menor medida, em razão da sua relevância nos afetam, passou desapercebido um fato muito significativo para as mulheres em nosso país.

Em sessenta anos de existência do STF - Supremo Tribunal Federal, na última semana, a Ministra Rosa Weber presidiu uma sessão plenária da Corte, sendo a terceira mulher a desempenhar esse importante papel. Visivelmente emocionada, conduziu os trabalhos, dando, assim, mais um passo na luta contra a desigualdade de gêneros.

Como eu creio que delicadezas de sentimentos são fundamentais para recarregarmos nossas energias nesses tempos difíceis, por hoje, abro mão de escrever sobre temas tão polêmicos.

Tudo isso para dizer que nesse domingo, fechando o Outubro Rosa, trago para vocês um texto em homenagem às mulheres.

Cuidem-se.

Fiquem bem.

Até a próxima.

INSTAGRAM: valeria.adv.leao

AS MULHERES DA MINHA VIDA 

Entre mães, irmãs, madrinhas, tias, primas, professoras, amigas e tantas outras mulheres, passei a infância e o início da vida adulta.

Com Milena Saldanha, produtora do livro de Valéria Leão: Compartilhando Sentimentos Para Não Sufocar Com as Palavras, obra desta itaocarense inquieta

Da infância vivida ali pelos anos sessenta, trago comigo a lembrança de mulheres fortes. Em tempos em que a emancipação feminina engatinhava, que o mercado de trabalho ainda era predominantemente masculino, algumas delas ganhavam o seu próprio dinheiro no recinto sagrado de seus lares.

Professoras, costureiras, bordadeiras, doceiras, manicures, cabeleireiras, como eram talentosas. Como eram guerreiras.

"Quem tem o dinheiro, tem o poder", filosofava uma delas.

"O melhor marido para uma mulher é um bom emprego", aconselhava uma outra.

Sábias mulheres. Mulheres à frente de seu tempo.

Algumas mulheres a quem Valéria Muito Admira
E assim, entre conselhos e bons exemplos, a infância foi vivida sem muitos sobressaltos. Não me lembro bem da adolescência, acho até que passei da infância direto para a fase de adulta jovem.

As figuras femininas da infância continuaram fazendo parte da minha vida. Algumas, mais que outras, foram marcantes; muito mais pelo exemplo do que pelo discurso. Com elas aprendi que a família, a religião e os amigos eram fundamentais para uma existência equilibrada e que, caso a vida me aprontasse alguma falseta, seria esse o tripé que me daria sustentação para seguir adiante.

Agora, nos anos da maturidade esses ensinamentos e vivências que trago na memória são fundamentais para que eu não desamine ou me desespere diante dos imprevistos que se apresentam.

Os anos foram passando e, felizmente, outras mulheres admiráveis foram surgindo na minha história. Na minha família de origem, na nova família que me acolheu amorosamente, no trabalho, na faculdade, no lazer.

Família e amigos queridos de Valéria, com seu livro em mãos
Sou grata pela presença de todas elas que, cada uma a seu tempo, com suas particularidades, seus exemplos e testemunhos de vida, trouxeram e trazem, alegria, sabedoria, conforto, segurança e, principalmente, a certeza reconfortante de que não estou sozinha.

Trago comigo um pouco de cada uma delas. Sigo ainda os conselhos da infância e por vezes, me pergunto o que elas fariam ou me diriam diante de alguma situação. A mulher adulta que hoje sou, vive muito da lembrança daquelas mulheres admiráveis que eram esposas, mães, avós e, em meio a todas as tarefas diárias, conseguiram abrir os caminhos para as novas gerações.

COMPARTILHANDO SENTIMENTOS PARA NÃO SUFOCAR COM AS PALAVRAS – VALÉRIA LEÃO, P. 49, Editora Autografia - 2018

 

Share:

2 comentários:

  1. Honrada em fazer parte de suas "Estrelas Além do seu Tempo" Muito orgulho em te ter como amiga minha amada !

    ResponderExcluir
  2. Com orgulho posso dizer, de coração aberto,que sou uma das mulheres da sua vida. Aliás, somos,uma da outra. O respeito, a admiração, o amor entre nós é recíproco... de sempre para sempre.

    ResponderExcluir

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support