É
visível o aumento dos carros e motos no trânsito de todo o Brasil e com
isso inevitavelmente também se observa o número elevado de acidentes graves,
não apenas nas rodovias onde imaginamos que isso seja algo mais comum, mas isso
está crescendo cada vez mais nos centros das cidades, onde o fluxo do trânsito
aparentemente necessitaria ser mais ameno.
Da Silva destaca a importância da educação no transito |
Com isso permanecem algumas questões a serem discutidas. Um dos fatores que levou ao aumento significativo de veículos automotores no nosso país está nas facilidades de pagamento das compras de veículos. Sem esquecer que houve um tempo em que o poder aquisitivo dos brasileiros se elevou. Garantindo que muitos cidadãos deixassem de usar o transporte público, ao realizar o sonho da compra de um veículo, ganhando independência na locomoção.
Todo portador de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está informado das suas responsabilidades no trânsito. Ocorre que muitos acabam esquecendo-se que a responsabilidade do motorista vai além das normas legislativas. Passa pela educação e bom senso.
Por exemplo: quando um pedestre está na faixa, é obrigação dos motoristas parar para que os pedestres possam atravessar a rua. Quase todos conhecem a lei, mas quantos a respeitam na prática?
Fora os casos de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Se analisarmos as notícias de trânsito em portais de notícia, é claro um acréscimo muito maior de motocicletas envolvidas em acidentes dos que os carros.
O motivo não está unicamente pelo fato do motociclista estar muito mais exposto nas motos do que nos carros. E sim, pelo fato da insensatez e altas velocidades, que estes motociclistas exibem no trânsito (novamente a falta de educação).
A responsabilidade do motorista no trânsito está muito mais além do cuidado com ele mesmo. Jamais devemos nos esquecer de que no trânsito necessitamos tomar cuidado com os nossos atos e também com as ações alheias. Todos devem colaborar. A responsabilidade é solidária. Seguindo este pensamento é que o número de acidentes pode diminuir consideravelmente.
Confira algumas dicas úteis para uma responsabilidade maior o trânsito:
* Sempre, use cinto de segurança. Aquela ideia de que devemos colocar o cinto para não sermos multados é uma ideia que prejudica somente os usuários dos veículos. Segurança no trânsito nunca é demais. Então o cinto de segurança é utensílio básico para tal;
* Jamais exceda o limite de velocidade, especialmente nos centros das cidades;
* Sempre use a seta corretamente;
* Faça manutenção do seu veículo de acordo com as informações presentes no manual do condutor;
* Respeite os pedestres, e não se esqueça de que em alguns momentos você será um também;
* Seja educado no trânsito. Discussões podem render acidentes graves;
* Evite escutar música alta demais, você precisa ter referências sonoras sobre o que está acontecendo fora do seu carro, assim como devemos evitar sempre distrações no trânsito. A atenção do motorista deve estar sempre alerta;
* E a dica mais importante: Se consumir bebida alcoólica jamais dirija.
Seguindo estas e outras dicas importantes, você está sendo responsável com você e com todos que estão no trânsito com a mesma finalidade que a sua, chegar ao seu destino com segurança.
Então, vamos dirigir com responsabilidade no trânsito para que o nosso destino final não seja um hospital, ou um local muito pior. Vamos realizar isso para o bem de todos.
Fechando a campanha Maio amarelo com chave de ouro muito obrigado a essa equipe maravilhosa que faz ficar cada vez mais rica as nossas informações parabéns pela matéria 👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirParabéns GCM Da Silva, excelente explanação sobre os problemas no trânsito que enfrentamos todos os dias.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirParabéns Da Silva pelas informações passadas aos usuários de veículos, é sempre bom frisar se cada um fizer a sua parte, os acidentes diminuem, e viveremos num país melhor.