-->

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

EU ACREDITO QUE É POSSÍVEL

Texto: Carlos Alberto Moreira da Silva - 
  Como já escrevi, graças a Marinha do Brasil, onde ingressei ainda na juventude, pude conhecer várias cidades. Sou uma pessoa observadora. Gosto muito de conversar também. Notei nesse tempo, em minhas viagens, que mais do que grandes investimentos, boa parte da população quer é que coisas básicas sejam feitas. O que vier, além disso, é sempre bem vindo. Mas fundamental é cumprir o mínimo necessário.
  Não quero ofender, nem afrontar ninguém. Mas é direito do cidadão, nas democracias, manifestar livremente seu pensamento. Não é mesmo? E nestas constantes vindas que venho fazendo a região, entendo que coisas básicas não são feitas, ou tem sido feitas deixando a desejar.
  Como exemplo quero citar a minha cidade, Itaocara. São muitos os monumentos e as praças públicas, criadas ao longo do tempo. Prefeitos históricos, como Dr. Carlinhos Faria Souto, Joaquim Monteiro, Dr. Robério e José Romar, legaram a cidade belos monumentos, inclusive pontos de atrações turísticas. Apesar disso, tenho notado que estes não são valorizados como deviam. Alguns estão com aspecto de abandono. É importante conservar.
  Alguns amigos têm falado da questão da estátua do Moises, que faz muitos anos, está interditada. Vai ficar interditada para sempre? Não vão fazer obras que devolvam ao público o privilégio de subir ao topo, como cansei de fazer em minha juventude, para apreciar a bela vista do rio Paraíba? Será que é uma obra de engenharia tão complicada? Pelo menos vir a público, dar uma resposta, eu acredito que deveriam.
  De novo: não quero ofender, nem atacar ninguém. Meu texto é para chamar atenção ao governo e a própria sociedade civil organizada. Lembrar que Itaocara é uma bela cidade. Bem cuidada, é possível incrementar o turismo. As pessoas mais antigas contam histórias de ônibus vindo conhecer nossas praças, como a histórica Praça da Matemática, construída no Governo do Prefeito Carlos Faria Souto. Isso, lá nos anos 70. Hoje, em 2018, com o mundo tendo ficado tão pequeno, graças à tecnologia de comunicação, não seria possível divulgar melhor Itaocara, trazendo viajantes de várias partes, para ocupar nossos hotéis, comer em nossos restaurantes, comprar no nosso comércio?
  Não tenho a ilusão que nada seja fácil. Eu trabalhei no Palácio do Planalto. Conheço administração pública. Sou estudioso do assunto. Estou fazendo pós-graduação em Ciências Políticas. Sei das amarras no orçamento e etc. Mas acho que falta olhar um pouco além do muro das possibilidades. Ter sonhos. Até porque, como escrevi, não estou falando em trazer investimentos grandiosos. Escrevo sobre manter a cidade limpa, os monumentos bem cuidados, criar uma agenda atrativa para os moradores e os visitantes. A partir daí, maximizar a exploração do turismo, utilizando recursos que já possuímos, como os monumentos, as praças, o rio Paraíba, a boa comida e a gente hospitaleira desse local. Isso é possível? Eu acredito que sim. Desde que iniciativas sejam tomadas nesse sentido.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support