-->

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Bethânia fala da Core, do Pai, José Maria Fernandes e da Família

Bethânia da Silva Fernandes é uma das mulheres que se destacam na sociedade itaocarense. Há alguns anos, quando completou 40 anos, fizemos esse bate papo com ela, para saber sobre sua história, a família e a doença do pai, José Maria Fernandes, que de repente lhe obrigou a assumir a responsabilidade pelo escritório de contabilidade mais tradicional do município: a Core Contabilidade.

Nova Voz ONLINE - Você é uma mulher que se destaca em Itaocara, pela família que constituiu, pelo modo de agir e pelo trabalho no escritório. Quando começou a trabalhar com Contabilidade?

Bethânia - Na verdade, por insistência do meu pai, comecei muito nova, já aos 14 anos. Foi quando meus pais haviam se separado, e era da vontade do papai que eu aprendesse um ofício. Nas palavras dele, ali eu iria aprender de tudo um pouco, mais principalmente, a me relacionar com as pessoas, coisa que era difícil naquela época para mim, pois fui uma adolescente muito tímida. Acredito que naquele momento, o meu pai não pensava que um dia eu assumiria nosso escritório; mais sim que aprendesse a ter compromisso e responsabilidade.

Nova Voz ONLINE Seu escritório é um dos mais tradicionais do município. Como foi, assumir a responsabilidade de suceder seu pai, José Maria Fernandes, depois que ele ficou doente?

Bethânia - Foi como encarar um touro pela frente. Como disse, trabalhava fazia muitos anos. Entretanto, o escritório sempre foi a cara do meu pai. Os clientes eram dele. Alias tudo era dele, incluindo os funcionários e o próprio local. As pessoas queriam vê-lo ali, como sempre foi. Para nossa infelicidade, sua vida laboral foi interrompida de uma maneira abrupta. Encarei o desafio de sucedê-lo. Graças a Deus, aos nossos amigos e, principalmente, aos nossos funcionários, continuamos com muita honestidade e dedicação.

Nova Voz ONLINE – A Core não é só mais uma empresa. Tem uma história.

Bethânia – Eu digo que nossas vidas estão aqui, na Core. Nossos sonhos, sentimentos e o futuro. E isso é muito importante. Cada vez que subo os degraus da escada até minha mesa, olho a foto do meu pai no fundo do escritório e me lembro de que estou ali dando continuidade ao que ele iniciou. Por isso, quero agradecer aos clientes que mantiveram suas contas conosco e acreditaram que daríamos continuidade ao trabalho do meu pai. Muito obrigado!

Nova Voz ONLINE - Qual foi a importância dos funcionários e amigos, para que pudesse dar continuidade ao trabalho?

Bethânia – Total! Sou uma pessoa abençoada por ter funcionários e amigos que estiveram ao meu lado na maior tempestade da minha vida. Com certeza, sem a benção de Deus e a ajuda deles, não estaria aqui para contar essa história de sucesso. Só lamento por aqueles que se foram e por meu pai não poder participar desta alegria.

Nova Voz ONLINE - Seu pai é um dos maiores nomes da história do município. Falando como filha, que importância ele tem, como político e como cidadão?

Bethânia – Me sinto feliz, pois ainda hoje, muita gente me encontra e fala sobre o quanto meu pai os ajudou, quanto lutou por Itaocara. Meu pai sempre teve muita sabedoria. Como ninguém articulava uma campanha eleitoral. Elegia seus candidatos. Durante o tempo que participou da política foi sempre a maior referência do município para os Deputados, Senadores e os Governadores de Estado.

Nova Voz ONLINE – Ele sempre teve muitos planos para Itaocara, não é mesmo?

Bethânia – Essa é a grande diferença do papai, para boa parte dos políticos de hoje em dia: ele nunca deixou de sonhar. Sempre com ideias para que se pudesse melhorar a vida do município. Não fez política pensando em bem estar pessoal. Pelo contrário. Sua vida financeira era o escritório e as propriedades rurais. Diferente do que vemos no noticiário atual, meu pai ganhava dinheiro nos seus negócios privados e gastava na política.

Nova Voz ONLINE – Se preocupava muito com os amigos, não é mesmo?

Bethânia – Sim. Seus pedidos sempre eram voltados ao grupo político. Justamente esse coração generoso, que o fez conquistar tantas amizades pela vida. Amigos que se mantém firmes com ele, seja através de mim ou do escritório. Acho que no fundo é uma só coisa: amigos do José Maria, clientes do escritório e funcionários. Sou muito feliz pela benção de Deus que me fez ser filha dele. Tenho orgulho do que ele representa para Itaocara e região.

Mãe, Irmão e Casamento

Nova Voz ONLINE – Sua mãe Josane, foi outra pessoa importante. Foi nossa Secretária Municipal de Educação. E o seu irmão Cássio é Doutor em História da Arte. Dá para notar que estudar sempre foi importante para vocês, não é mesmo?

Bethânia - Mamãe é fundamental na vida de todos nós. Uma mulher carismática e que sempre deu valor ao estudo. Ela e o papai nos educaram dentro de muita simplicidade, mas sempre incentivando nos estudos. Acredito que o meu irmão, Cássio, é uma mostra real disso. Ele formou-se no segundo grau em um colégio público e conquistou o mundo com os estudos.

Bethânia com o filho Otávio

Nova Voz ONLINE – Foi inclusive para o exterior.

Bethânia – Estudou e morou na histórica cidade de Pisa (Itália). Tornou-se Doutor em História da Arte, para orgulho de todos nós. Mesmo assim, não acha que chegou ao ápice. Pelo contrário, sua vida é uma procura constante por conhecimento. Meu irmão é uma pessoa maravilhosa, que me inspira em vários momentos, e com quem divido minhas alegrias e tristezas. Somos muito amigos. Acho que ter berço é isso.

Nova Voz ONLINE - De seu casamento com Tandy, o fruto principal é o filho Otávio. Que importância tem a família, quando pensa no verdadeiro sentido da felicidade?

Bethânia - A família é o porto seguro. Deus me deu a felicidade de ter meu filho Otávio, uma criança maravilhosa! O Tandy é meu grande companheiro. É com quem conto em todas as horas. Ter ele em minha vida me acalma e me da segurança. Um homem trabalhador, marido amoroso, atencioso, sempre dedicado. Agradeço a Deus todos os dias pelo meu marido e meu filho.

Feliz, Bethânia celebra a vida ao lado do marido Tandy

Nova Voz ONLINE - Quando pensa no futuro, quais são as principais preocupações e as principais esperanças, sobre Itaocara e este mundo que estamos construindo no início do século XXI?

Bethânia - Quando se fala em futuro, participo do pensamento da autora de livros e colunista da Revista Veja, Lya Luft. Ela escreveu: “a educação é o princípio de tudo. Através dela não aprendemos simplesmente a ler, escrever e fazer poemas. Ela nos abre o mundo, nos diz como se acomodar em diferentes situações, nos ensina a lidar com problemas, nos traz luz. Gostaria de ver nossos políticos realmente se importar com a educação. Queria que eles não nos deixassem morrer no deserto com pires na mão”.

Acredito nisso do fundo do meu coração. É o que procuro passar para o Otávio: a importância de saber de tudo um pouco, para que nossos pensamentos possam fluir, para que possamos continuar realizando e sonhando cada vez mais, pois o que seria da vida sem sonhos?

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support