-->

quinta-feira, 4 de abril de 2019

O Papel dos Professores Diante Das Tecnologias Digitais - Texto Professor Ruan Carlos Nogueira Manhães

O Professor de História Ruan Carlos Nogueira 
Que o mundo está imerso em tecnologia não é novidade nenhuma. Boa parte da população está em contato com celulares, TV, rádio, tablets… Enfim, inúmeros recursos tecnológicos que contribuem para um acesso democrático à informação, fazendo com que ela esteja cada vez mais disponível para todos.

Na escola não é diferente. Não é incomum meus alunos chegarem nas aulas de História trazendo contribuições daquilo que viram fora da escola. Frases como “Professor, vi uma cena dessas de guerra no filme da Mulher Maravilha” ou “Tio, eu bem construí uma vila assim no Minecraft”, se tornaram comuns quando abordo conteúdos relacionados à 1ª Grande Guerra ou à sedentarização dos povos na Pré-História - conteúdos vistos pelas minhas turmas de Ensino Fundamental.

É assim a todo instante! A tendência é que cada vez mais nossos alunos tragam para a sala de aula coisas que foram vistas em jogos, redes sociais, aplicativos, séries, filmes … A lógica de que o professor é o “dono” do conhecimento e que seus alunos são como depósitos vazios não pode e nem deve existir mais. Precisamos pensar em nossos alunos como seres pensantes, que formulam ideias, possuem opiniões e sentimentos e que, acima de tudo, estão em contato direto com essa nova onda de informação proveniente das tecnologias digitais.

Cabe a nós, professores, aprender a mediar esses saberes que os mais jovens trazem com os conteúdos vistos em sala de aula, entendendo que essas contribuições podem se tornar nossas aliadas na construção do conhecimento.

Mas então, como agimos diante dessas demandas? Nos capacitando! É Necessário entendermos a importância de uma formação continuada que aborde esses temas e que nos auxilie na compreensão de como essa nova geração - e até nós mesmos - tem contato direto com inúmeras fontes de informação através das novas tecnologias.

Para além das competências pedagógicas que esses novos recursos estimulam, devemos nos arriscar a experimentá-los no cotidiano, na prática de sala de aula, promovendo um uso crítico e contextualizado das tecnologias digitais, pois elas podem ser sim ótimos recursos didáticos!

E por que não aprender em conjunto com nossos alunos? Trocar ideias sobre o que está em alta, buscar aplicativos que possam atuar como facilitadores no processo de ensino - aprendizagem, usar as redes sociais como um canal de informação.

Os recursos são ilimitados, estão disponíveis e inúmeras vezes de forma gratuita. Vamos pensar numa educação inovadora e que tenha como base as demandas atuais?

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support