Trabalho no Lar dos Idosos de Itaocara desde o início da pandemia em 2020 e esse foi um período de ressignificação para os idosos e também para a equipe multidisciplinar devido aos impactos que o COVID-19 trouxe para vida de todos nós.
Como forma de incentivar pelo exemplo, a Psicóloga, Drª Pâmela, foi a primeira a tomar a vacina contra o Coronavírus |
Através do atendimento clínico individual e de rodas de conversa em grupo eu expliquei e orientei da importância desse distanciamento social e as devidas medidas de prevenção e cuidado para que a saúde deles fosse sempre preservada e valorizada.
Realizei chamadas de vídeo e ligações para familiares e amigos dos idosos para que eles se sentissem amados mesmo distante fisicamente e para que os laços não se rompessem.
Nossos idosos imunizados contra a COVID-19 |
Com o trabalho psicossocial juntamente com a Assistente Social Liliane Eccard, desenvolvemos vários projetos e eventos internos para proporcionar a eles prazer e alegria. Elaboramos atividades para que eles exercessem sua autonomia, reconhecessem seu valor, se sentissem úteis e para adquirirem a certeza que ainda há muito para viver e que estar na terceira idade não é sinônimo de fim e sim de um novo recomeço a cada dia.
Nesta quarta feira dia 20 de janeiro de 2021 foi um dia que marcou nossa instituição, os idosos e os funcionários foram vacinados com a Coronavac e junto com a vacina chegou também a esperança de um novo amanhã e acreditamos que a vida voltará ao “normal” no Lar dos Idosos.
Orientei e acompanhei cada interno no momento da vacinação e esse suporte psicológico faz a diferença na vida de cada um deles, eles encontram força e coragem para seguir em frente, a subjetividade e sabedoria que cada idoso carrega consigo é algo extraordinário e impactante.
Deixo aqui uma reflexão para todos em um período tão desafiador e simbólico pelo qual estamos passando: podemos influenciar e contribuir positivamente na história de vida das pessoas:
- Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. (Eclesiastes 9.10)
Texto: Psicóloga Pâmela Araújo
0 comentários:
Postar um comentário