-->

sábado, 16 de janeiro de 2021

Rodrigo Leal (Rosevelt): Um Exemplo do quanto a Dedicação aos Estudos Pode Transformar Uma Vida

Rodrigo Leal (Rosevelt), filho da querida costureira Cleusa e do servente de pedreiro Rosevelt. Ele não viu problemas na pobreza e enfrentou todas as dificuldades com muita fé e sacrifício.

Rosevelt é o exemplo do quanto o estudo transforma vidas

Nascido e criado em Aperibé, mais precisamente na Ponte Seca, Rodrigo concluiu o Ensino Fundamental na Escola Municipal Antônio de Souza Cunha, neste bairro e, em seguida, iniciou o Ensino Médio no Colégio Municipal Oliveiros Pereira da Silva, dando aulas para turmas escolares a partir dos 13 anos de idade, época em que frequentava o colégio pela manhã (Formação de Professores) e também no período noturno (Formação Geral), formando-se nesses cursos aos 17 anos.

No decorrer dessa jornada, frequentava ainda o Programa Agente Jovem, à tarde, onde permaneceu por cerca de 4 anos. Aos sábados, cursava aulas de informática, na Faetec, na cidade de Itaocara e, aos domingos participava de aulas de Língua Estrangeira.

No ano seguinte, aos 18 anos de idade, o jovem iniciou um tempo difícil de sua vida, mas quer semearam as conquistas que possui hoje. Leia o relato abaixo:

O Secretário de Educação de Aperibé, Rodrigo Leal - Rosevelt

- Decidi dar continuidade aos meus estudos e cursar Faculdade – que sempre foi o meu sonho e um objetivo. Mas, por não ter condições financeiras para isso, resolvi mudar para a cidade de Nova Friburgo, apenas com o dinheiro da passagem de ida e com uma mochila de roupas, na expectativa de residir, conseguir emprego e cursar uma faculdade.

No entanto, no decorrer desse propósito, passei por momentos de muita tristeza. Sem emprego, sem dinheiro e sem o básico da alimentação, percorri grande parte da cidade distribuindo currículos e com a ajuda de alguns familiares e de pessoas abençoadas por Deus, consegui uma vaga de emprego num supermercado.

Aluguei um sótão, que se tornou minha casa alugada, com algumas coisinhas para iniciar a jornada. O esforço foi imenso. Apesar de trabalhar das 8h às 22h30min, com apenas uma folga na semana, consegui ser aprovado em 1º lugar em um vestibular de uma universidade à distância. Assim, com a graça de Deus, comecei minha tão sonhada relação com o Ensino Superior.

Tantos foram os momentos passados que se faz necessário resumir. Um dos fatos que marcaram essa caminhada foi o Natal de 2009, quando cheguei do serviço tarde, cansado, passando a noite sem o básico da alimentação, longe da família em prol de luta pelos estudos.

Enfim... Tantas e tantas coisas... Tantas noites em claro... Então, o tempo passou e após um ano dessa rotina, recebi informações sobre um vestibular que ocorreria na cidade de Campos dos Goytacazes.

Juntei dinheiro, comprei passagem e parti... Novamente, com a graça de Deus, fui aprovado em 1º lugar para uma bolsa parcial e iniciei no tão distante da minha realidade, o curso de Direito.

Toda minha vida mudou nesse momento, pois tive a oportunidade de voltar para casa e rever minha família. A partir daí, trabalhei como auxiliar de serviços gerais em uma fundição.

Atuei como Agente Comunitário de Saúde, em Aperibé, sendo aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo e complementava a renda aos fins de semana, atuando como garçom e servente de pedreiro para conseguir pagar a faculdade.

Deixo aqui meu agradecimento a toda família universitária, a união e todo apoio foram preponderantes nesse tempo de cansaço. Desse modo, eu fui caminhando.

Iniciei uma carreira de palestras e apresentações em algumas cidades. Terminei o curso e recebi o diploma que tanto sonhei. Após a faculdade, cursei Pós-Graduação em Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Advocacia Contemporânea.

Fui aprovado no vestibular da Universidade Federal Fluminense para o curso de Administração Pública e no curso de Gestão Pública pela Universidade Cruzeiro do Sul, onde sigo cursando.

Obtive aprovações em diversos Concursos Públicos, e no ano de 2014 fui convocado no Concurso Público para Agente de Segurança Prisional do Estado de Minas Gerais, onde fiz parte dos quadros da Secretaria de Estado e Defesa Social, tendo atuado em diversas funções como: Coordenador de Equipes, Intendente, Motorista Especializado, além de ter sido integrante de Grupamento Tático de Escolta, Gestor de Segurança Pública e Mediador de Conflitos, credenciado pela Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais e também pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Em 2016, por incentivo de amigos, me candidatei a Vereador obtendo 315 votos. Fiquei como suplente. No final do ano, assumiu o mandato de Vereador. Fui dos vereadores mais atuantes, trabalhando por todas as áreas.

Em 2021, assumiu a Secretaria de Educação, e pretendo fazer o melhor para a comunidade escolar. A Educação é o grande instrumento de transformação social que o BRASIL precisa. Essa é minha cresça.

NOTA: MUITO OBRIGADO AO NOSSO AMIGO PEDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA, QUE TROUXE A NOVA VOZ ONLINE, ESSA MAGNÍFICA HISTÓRIA, QUE HOJE CONTAMOS AOS NOSSOS LEITORES.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support