-->

terça-feira, 4 de maio de 2021

Na série em Homenagem as Mães, a Artista Plástica, Erilza Faria, fala sobre os 93 anos da Mãe, Dona Elza

ELZAminha Mãe! Perdoe-me o egoísmo: mas é minha!! Mãe, só minha!!! visto que sou a única filha.

Dona Erilza com sua amada Mãe, Dona Elza

Mamãe nasceu em uma família de classe média. Seu pai era Fazendeiro. Teve três irmãs e um irmão. Não estudaram além do primário, pois naquela época, mulheres tinham que cuidar da casa e aprender a ser boa esposa e boa mãe.

Aos 16 anos, ela se encantou com meu Pai, que, com certeza, deveria ser um belo rapaz. Seus pais não ficaram muito atraídos pelo futuro genro, mas acabaram concordando com o casamento. E assim, aos 18 anos estava casada com Érico Faria. Passou a assinar Elza Freitas Faria.

Dona Elza, com a filha Erilza, netos e netas. Aos 93 anos, ela é a matriarca de uma das famílias mais queridas de Itaocara

Aos seus 19 anos, eu nasci, em 28 de novembro de 1947. Recebi o nome dos dois: ERILZA (ERI/CO x E/LZA). Sou de uma geração pós-guerra!

Daí para frente foram lutas e vitórias!

Mamãe trabalhava muito para ajudar meu Pai. Eu tive uma vida boa. Na roça, livre como um passarinho, aprontando muitas peraltices, mas também ajudando nos serviços mais leves.

Dona Elza curtindo um passeio em Conservatória

Quando terminei a escola e fiz prova para entrar no Ginásio, foi um drama. Meu avô decidiu que pagaria o colégio para os netos. Tive que ficar no Internato, aqui em Itaocara. Confesso que foi uma verdadeira tortura. Como se tivessem me trancado em uma gaiola.

Mamãe chorava muito e eu não me adaptava. Então, meu Pai resolveu mudar para cá, para que eu pudesse estudar e ficar em casa.

Passamos por muitos perrengues, mas nunca me faltou nada. Mamãe costurava, fazia doces, enfim, lutava dia a dia. Como se diz hoje: “matava um leão por dia!”. Foi dona de restaurante, onde era a cozinheira. Suas comidas e petiscos conquistavam a todos.

O tempo foi passando. Meu Pai ficou doente e faleceu. E ela firme, dedicou-se à família e à Igreja, onde serviu como Ministra Extraordinária da Eucaristia, até pouco tempo.

Dona Erilza e Dona Elza, modelos de filha e de mãe

Hoje, com 92 anos de idade, lúcida e saudável, mora comigo para me fazer companhia, pois fiquei sozinha ao casar meus quatro filhos.

Acho que ela teve uma vida de sucesso, pois só plantou boas sementes!

Peço a DEUS que a conserve comigo ainda por bastante tempo! Minha Mãezinha querida que amo muito!!!

Feliz Dia das Mães para todas as Mães do mundo!

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support