Neste
dia dos Pais,
o Deputado Federal Felício Laterça, abre para nossos leitores sua história.
Como Delegado da Polícia Federal de profissão, ressalta a importância que seu
pai teve em sua formação e a responsabilidade que cumpre, na educação dos
filhos.
Em seu tempo de adolescência, com o pai, a mãe e irmãos
Nova Voz ONLINE – Que lembrança Vossa Excelência carrega consigo, que vem do seu Pai?
Deputado Federal Felício Laterça - Sempre uma mão amiga. Foram muitos os ensinamentos. Dentre eles a enfrentar os dissabores da vida, e não aceitar covardia, bem como conquistar o que você almeja com seu próprio esforço, e nunca retirar nada de ninguém.
Nova Voz ONLINE – No trato do dia a dia, como ele era com o senhor, irmãos e sua mãe?
Deputado Federal Felício Laterça - Era disciplinador sem perder o afeto. Sempre ensinando o que ele entendia ser correto, ilustrando com exemplos de vida. Gostava de reunir e confraternizar em família. Com a nossa mãe era um galanteador. O bom exemplo dele como pai, ficou gravado para sempre, em minha e nos meus irmãos.
Nova Voz ONLINE – Tem alguma história dele ou vivida com ele, que poderia dividir com os leitores?
Deputado Federal Felício Laterça - Tenho inúmeras, mas destaco o fato dele prezar pela excelência. Ele repetia sempre “seja um excelente vendedor de laranjas, mas não seja um péssimo médico”. Meu pai começou criança como engraxate, e por isso sempre ensinou o caminho do trabalho para obtenção de bens materiais. Quando eu era criança meu pai exercia a profissão de representante farmacêutico (viajante), e nas minhas férias sempre viajava com ele pelo norte e noroeste fluminense, e aprendi também com ele a arte de “vender”. Disse também, por nossa mãe também praticar venda.
Nova Voz ONLINE - O senhor é Pai. Como diria que é sua relação com seus filhos?
Deputado Federal Felício Laterça - Minha relação é de muito diálogo, respeito e carinho. Tenho a admiração dos meus filhos, e eles a minha. As épocas mudam, mas acredito muito que o bom exemplo dos pais é a melhor forma de educar os filhos. Eu quero ser para eles, o que meu pai foi para minha família.
Nova Voz ONLINE – Aliás, o senhor foi Delegado de Polícia Federal e agora é Deputado Federal. Com tantos afazeres, como faz para manter contato com os filhos?
Deputado Federal Felício Laterça – Só uma correção: eu ainda sou Delegado de Polícia Federal, atualmente licenciado, e estou Deputado Federal. A missão de Deputado Federal me distanciou, em parte, fisicamente dos filhos e também da minha mulher. Tentamos compensar por meio da tecnologia. Temos um grupo apenas da nossa família (eu, a mãe, o filho e a filha) onde falamos diariamente. Sempre que possível, procuro estar com eles e fazermos alguma refeição junto, o que eu prezo. Nessas ocasiões atualizamos a resenha.
Com a esposa Daniela e os filhos Felício Filho e Raffaella
Nova Voz ONLINE – Essa relação Pais e Filhos, tanto a que teve com seu pai e sua mãe, como a que tem, juntamente com sua esposa, com seus filhos, tem que importância na formação de seres humanos com qualidades como bom coração, honestidade, ciência de quão fundamental é cuidarmos uns dos outros?
Deputado Federal Felício Laterça - Não tenho nenhuma dúvida sobre a pergunta acima feita. Para mim a pergunta passa a ser uma assertiva, a ponto de ser um dogma. Costumo dizer que, muito do que pratico “vem do berço”. O que quero para os meus filhos é que eles sejam pessoas que façam a diferença pelos bons exemplos. Eu sou uma pessoa de fé. Acredito que quando somos corretos, ajudamos na construção da obra divina.
Nova Voz ONLINE – Com o Dia dos Pais neste domingo, o que diria a todas as famílias, dos leitores do nosso BLOG?
Deputado Federal Felício Laterça - Ser Pai é uma tarefa que Deus nos proporciona. Cabe a nós a responsabilidade de cuidar da família, para serem adultos generosos e capazes de servir a sociedade, preservando os princípios, ideais e valores. Que Deus abençoe todos os lares, pais e as famílias.
Parabéns.
ResponderExcluirExemplo de servidor público.